quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A Maldição do titã - capitulo 3



                            Bianca Di Angelo faz uma escolha

Depois de ver o Dr. Espinheiro se transformar em um monstro e cair em um precipício com Annabeth, você poderia achar que nada mais me chocaria. Mas quando esta garota de doze anos de idade me disse que era a deusa Ártemis, eu disse algo inteligente como “Hum ... certo.”
Isso não foi nada comparado ao Grover. Ele engasgou, então se ajoelhou apressadamente na neve e começou a tagarelar:
– Obrigado, Lady Ártemis! Você está tão... você é tão... uau!
– Levante-se, menino-bode! – Thalia disse. – Temos outras coisas para nos preocupar. Annabeth está desaparecida!
– Uau – Bianca di Angelo disse. – Espere aí. Só um minuto!
Todos olharam para ela. Ela apontou o dedo para todos nós em volta, como se ela estivesse tentando ligar os pontos.
– Quem... quem são vocês?
A expressão de Ártemis se suavizou.
– Poderia fazer uma pergunta melhor, minha querida menina, poderia perguntar quem é você! Quem são seus pais?
Bianca olhou nervosamente para seu irmão, que ainda estava olhando com temor para Ártemis.
– Nossos pais estão mortos – disse Bianca. – Somos órfãos. Há um fundo bancário que paga por nossa escola, mas...
Ela vacilou. Acho que ela podia dizer por nossas expressões que não acreditamos nela.
– O quê? – ela exigiu. – Estou dizendo a verdade.
– Vós sois meio-sangues – disse Zoë Doce-Amarga.
Era difícil saber de onde era o seu sotaque. Soava antiquada, como se ela estivesse lendo de um livro realmente velho.
– Um dos vossos pais era mortal. O outro era um Olimpiano.
– Um atleta... olímpico?
– Não – disse Zoë. – Um dos deuses.
– Legal! – Nico disse.
– Não! – a voz de Bianca tremeu. – Isto não é legal!
Nico dançou em volta como se precisasse usar o banheiro.
– Zeus tem mesmo relâmpagos que fazem seiscentos pontos de dano? Ele ganha pontos de movimento extras por –
– Nico, cale a boca! – Bianca levou as mãos ao rosto. – Este não é o seu estúpido jogo Mitomagia, ok? Não existem deuses!
Por mais que me sentisse ansioso com relação a Annabeth – tudo o que eu queria fazer era procurar por ela – eu não pude evitar me sentir penalizado pelos di Angelo. Eu me lembrei como foi para mim quando eu soube que era um semideus. Thalia deve ter sentido algo semelhante, pois a raiva nos seus olhos acalmou um pouco.
– Bianca, eu sei que é difícil de acreditar. Mas os deuses ainda estão por aí. Confie em mim. Eles são imortais. E quando eles têm filhos com humanos normais, crianças como nós, bem... Nossas vidas são perigosas.
– Perigosas – disse Bianca – como a da menina que caiu.
Thalia se afastou. Mesmo Ártemis olhou triste.
– Não se desespere por Annabeth – disse a deusa. – Ela foi uma corajosa donzela. Se ela puder ser encontrada, vou encontrá-la.
– Então por que você não nos deixa ir procurá-la? – eu perguntei.
– Ela se foi. Você pode senti-la, Filho de Poseidon? Algumas magias estão em movimento. Eu não sei exatamente como ou por que, mas a sua amiga desapareceu.
Eu ainda queria saltar no precipício e procurar por ela, mas eu tive a sensação de que Ártemis estava certa. Annabeth se fora. Se ela estivesse lá no mar, pensei, eu seria capaz de sentir a sua presença.
– Ei! – Nico levantou a mão. – E sobre o Dr. Espinheiro? Foi incrível como você atirou nele com flechas! Ele está morto?
– Ele era uma mantícora – disse Ártemis. – Esperemos que ele esteja destruído por agora, mas monstros nunca morrem verdadeiramente. Eles retornam de novo e de novo, e devem ser caçados quando reaparecem.
– Ou eles irão nos caçar – disse Thalia.
Bianca di Angelo raciocinou.
– Isso explica... Nico, você se lembra do verão passado, daqueles caras que tentaram nos atacar em um beco em Washington?
– E aquele motorista de ônibus – disse Nico. – Com os chifres de carneiro. Eu disse a você que era real.
– É por isso que Grover tem observado vocês – eu disse. – Para mantê-los seguros, se vocês mostrassem ser meio-sangues.
– Grover? – Bianca olhou fixamente para ele. – Você é um semideus?
– Bem, um sátiro, na verdade. – Ele tirou seus sapatos e mostrou seus cascos de bode.
Pensei que Bianca fosse desmaiar bem ali.
– Grover, coloque os sapatos de volta – disse Thalia. – Você a está enlouquecendo.
– Ei, meus cascos estão limpos!
– Bianca – eu disse, – nós viemos aqui para ajudar vocês. Você e Nico precisam de treino para sobreviver. Dr. Espinheiro não será o último monstro que vocês vão conhecer. Vocês precisam vir para o acampamento.
– Acampamento? – ela perguntou.
– Acampamento Meio-Sangue – eu disse. – É onde os meio-sangues aprendem a sobreviver e outras coisas. Vocês podem se juntar a nós, e ficar durante todo o ano, se quiserem.
– Ótimo, vamos lá! – Nico disse.
– Espere – Bianca sacudiu sua cabeça. – Eu não –
– Há outra opção – disse Zoë.
– Não, não há! – Thalia disse.
Thalia e Zoë se encararam. Eu não sabia sobre o que estavam falando, mas eu podia dizer que havia uma história ruim entre elas. Por alguma razão, elas seriamente se odiavam.
– Temos sobrecarregado essas crianças o suficiente – anunciou Ártemis. – Zoë, vamos descansar aqui por algumas horas. Arrume as barracas. Trate os feridos. Recupere os pertences de nossos convidados na escola.
– Sim, minha senhora.
– E, Bianca, venha comigo. Gostaria de falar com você.
– E quanto a mim? – Nico perguntou.
Ártemis considerou o menino.
– Talvez você possa mostrar a Grover como se divertir com aquele jogo de cartas que você gosta. Tenho certeza que Grover ficaria feliz em entretê-lo por um tempo... como um favor para mim?
Grover tropeçou, tentando se levantar.
– Pode apostar! Vamos, Nico!
Nico e Grover saíram em direção à floresta, falando sobre bater pontos e classificação de armaduras e um monte de outras coisas nerds. Ártemis levou uma Bianca que parecia confusa ao longo do precipício. As caçadoras começaram a abrir suas mochilas e montar o acampamento.
Zoë lançou mais um olhar zangado para Thalia, depois saiu para supervisionar as coisas. Logo que ela tinha ido embora, Thalia remexeu seu pé com frustração.
– Que raiva dessas caçadoras! Elas acham que são tão... Argh!
– Estou com você – eu disse. – Eu não confio –
– Ah, você está comigo? – Thalia se virou pra mim furiosamente. – O que estava pensando lá no ginásio, Percy? Você teria capturado Dr. Espinheiro totalmente sozinho? Você sabia que ele era um monstro!
– Se tivéssemos ficado juntos poderíamos tê-lo pego sem o envolvimento das Caçadoras. E Annabeth poderia ainda estar aqui. Você pensou nisso?
Meu maxilar rangeu. Pensei em algumas coisas duras para dizer, e eu poderia tê-las dito também, mas então olhei para baixo e vi uma coisa azul marinho na neve a meus pés. O boné de beisebol dos New York Yankees de Annabeth.
Thalia não disse mais nada. Ela limpou uma lágrima de seu rosto, virou-se, e marchou ao largo, deixando-me sozinho com um boné pisoteado na neve.
As Caçadoras armaram seu acampamento em uma questão de minutos. Sete grandes tendas, todas de seda prateada, em uma curva crescente de um dos lados de uma fogueira. Uma das meninas soprou um apito canino prata, e uma dúzia de lobos brancos apareceram do bosque. Eles começaram a circular o acampamento como cães de guarda.
As caçadoras andavam entre eles os alimentando e tratando, completamente sem medo, mas eu decidi me manter perto das barracas. Falcões nos observavam das árvores, os seus olhos cintilando na luz do fogo, e eu tive a sensação de que eles estavam de guarda, também. Mesmo o clima parecia se dobrar à vontade da deusa. O ar ainda estava frio, mas o vento morreu e a neve parou de cair, por isso era quase agradável sentar perto do fogo.
Quase... exceto pela dor no meu ombro e a culpa me pesando no chão. Eu não podia acreditar que Annabeth se fora. E mesmo tão irritado como eu estava com Thalia, eu tinha uma sensação que me afundava de que ela estava certa. A culpa foi minha.
O que Annabeth quis me dizer no ginásio? Algo sério, ela tinha dito. Agora eu poderia nunca descobrir. Pensei sobre como tínhamos dançado juntos pela metade de uma canção, e meu coração se sentiu ainda mais pesado.
Vi Thalia remexendo na neve da beira do campo, andando entre os lobos sem medo. Ela parou e olhou para trás para Westover Hall, que agora estava completamente escuro, assomando na encosta além da floresta. Imaginei sobre o que ela estaria pensando. Sete anos atrás, Thalia tinha sido transformada em um pinheiro por seu pai, para evitar que ela morresse. Ela se defendeu contra um exército de monstros no topo da Colina Meio-Sangue para dar a seus amigos Luke e Annabeth tempo para fugir. Ela voltou a ser humana há apenas alguns meses, e de vez em quando ela ia repousar tão imóvel que você poderia pensar que ela ainda era uma árvore.
Finalmente, uma das caçadoras trouxe a minha mochila. Grover e Nico voltaram da sua caminhada, e Grover me ajudou a consertar meu braço ferido.
– É verde! – Nico disse com alegria.
– Fique quieto – Grover me disse. – Aqui, coma alguma ambrosia enquanto eu limpo isso.
Eu estremeci enquanto ele limpava a ferida, mas o pedaço de ambrosia ajudou. O sabor era de bolo caseiro, dissolvendo em minha boca e enviando uma calorosa sensação pelo meu corpo inteiro. Entre isso e a mágica pomada que Grover utilizou, senti meu ombro melhor dentro de dois minutos.
Nico remexeu através da sua própria mochila, que as caçadoras tinham embalado por ele, mas como elas tinham escapado do Westover Hall sem ser vistas, eu não sabia.
Nico colocou um monte de estatuetas na neve – pequenas réplicas de batalhas de deuses e heróis gregos. Reconheci Zeus com um relâmpago, Ares com uma lança, Apolo com sua carruagem solar.
– Grande coleção – disse.
Nico sorriu.
– Eu tenho quase todos eles, mais as suas cartas holográficas! Bem, exceto por algumas realmente raras.
– Você começou a jogar isso há muito tempo?
– Somente este ano. Antes que... – Ele juntou suas sobrancelhas.
– O quê? – eu perguntei.
– Eu esqueço. Isso é estranho.
Ele pareceu abalado, mas não durou muito.
– Ei, posso ver aquela espada que você estava usando?
Eu lhe mostrei Contracorrente, e expliquei como ela se transformava de uma caneta em uma espada bastando retirar a tampa.
– Legal! Será que nunca acaba a tinta?
– Hum, bem, eu realmente não escrevo com ela.
– Você é realmente o filho de Poseidon?
– Bem, sim.
– Você pode surfar muito bem, então?
Olhei para Grover, que com dificuldade tentava não rir.
– Caramba, Nico – eu disse. – Eu nunca tentei realmente.
Ele continuou fazendo perguntas. Eu brigava muito com Thalia, uma vez que ela era uma filha de Zeus? (Eu não respondi essa). Se a mãe de Annabeth era Atena, a deusa da sabedoria, então por que Annabeth não sabia nada melhor do que cair de um precipício? (Tentei não estrangular Nico por ter perguntado isso). Annabeth era a minha namorada? (Neste ponto, eu estava pronto para colocar a criança em um saco sabor carne e atirá-lo para os lobos.)
Imaginei que a qualquer momento ele iria me perguntar quantos pontos de dano eu tinha, e eu perderia o controle completamente, mas então, Zoë Doce-Amarga veio até nós.
– Percy Jackson.
Ela tinha olhos castanhos escuros e um nariz ligeiramente empinado. Com sua tiara prateada e expressão orgulhosa, ela parecia tanto com realeza que eu tive de resistir ao impulso de me sentar reto e dizer “Sim, minha senhora.” Ela me estudou com desgosto, como se eu fosse um saco de roupa suja que ela tinha sido enviada para buscar.
– Vem comigo – disse ela. – Lady Ártemis deseja falar contigo.
Zoë me levou para a última barraca, que não parecia diferente das outras, e acenou para que eu entrasse. Bianca di Angelo estava sentada ao lado da menina de cabelo castanho avermelhado, que eu ainda tinha problemas em pensar como sendo Ártemis.
O interior da tenda estava quente e confortável. Tapetes de seda e almofadas cobriam o chão. No centro, um braseiro de ouro parecia queimar sem combustível ou fumaça. Por trás da deusa, em um aparato de carvalho polido, estava o seu grande arco de prata, esculpido para se assemelhar aos chifres de uma gazela. Penduradas nas paredes estavam peles de animais: urso preto, tigre, e vários outros que eu não reconheci. Achei que um ativista dos direitos dos animais teria um ataque cardíaco ao olhar para todas aquelas peles raras, mas talvez uma vez que Ártemis era a deusa da caça, ela podia reabastecer o que ela tenha tirado. Pensei que ela tinha outra pele de animal estendida ao lado dela, e então eu percebi que era um animal vivo – um veado com pelo brilhante e chifres prateados, sua cabeça descansando contente no colo de Ártemis.
– Junte-se a nós, Percy Jackson – disse a deusa.
Eu me sentei em frente a ela no chão da tenda. A deusa me estudou, o que me deixou desconfortável. Para uma menina ela tinha os olhos de um velho.
– Você está surpreso com a minha idade? – ela perguntou.
– Uh... um pouco.
– Eu poderia aparecer como uma mulher crescida, ou como fogo resplandecente, ou qualquer outra coisa que eu quisesse, mas é isso que eu prefiro. Esta é a média de idade das minhas Caçadoras, e de todas as jovens donzelas para quem eu sou patrona, antes que elas se extraviem.
– Se extraviem? – perguntei.
– Cresçam. E convivam com rapazes. Tornem-se tolas, preocupadas, inseguras. Esqueçam de si.
– Ah.
Zoë se sentou à direita de Ártemis. Ela olhou para mim como se todas as coisas que Ártemis tinha acabado de falar fossem minha culpa, como se eu tivesse inventado a ideia de ser um rapaz.
– Você deve perdoar minhas caçadoras por não recebê-lo bem – disse Ártemis. – É muito raro que tenhamos rapazes neste campo. Meninos são geralmente proibidos de ter qualquer contato com as Caçadoras. O último a ver este acampamento... – Ela olhou para Zoë. – Qual foi?
– O rapaz no Colorado – disse Zoë. – Tu o transformaste em uma lebre-antílope.
– Ah, sim. – Ártemis acenou com a cabeça, satisfeita. – Gosto de fazer lebres-antílopes. De qualquer forma, Percy, eu o chamei aqui para que você possa me dizer mais sobre a mantícora. Bianca tem relatado algumas das... mmm, perturbadoras coisas que o monstro disse. Mas ela pode não tê-las entendido. Gostaria de ouvi-las de você.
Então eu contei a ela.
Quando terminei, Ártemis pôs a mão sobre seu arco pensativamente.
– Eu temia que essa fosse a resposta.
Zoë sentou mais a frente.
– O cheiro, minha senhora?
– Sim.
– Que cheiro? – perguntei.
– As coisas que estão em movimento não são caçadas por mim faz milênios –Ártemis murmurou. – Presas tão antigas que quase me esqueci delas.
Ela me encarou atentamente.
– Nós viemos aqui hoje à noite monitorando a mantícora, mas ele não era o que eu procurava. Diga-me uma vez mais, exatamente o que o Dr. Espinheiro disse.
– Hum, “Eu odeio bailes colegiais.”
– Não, não. Depois disso.
– Ele disse que alguém chamado o General iria explicar as coisas para mim.
O rosto de Zoë empalideceu. Ela se virou para Ártemis e começou a dizer algo, mas Ártemis levantou a sua mão.
– Vá em frente, Percy – disse a deusa.
– Bem, então Espinheiro estava falando sobre o Grande Turbilhão –
– Agitação – Bianca corrigiu.
– Sim. E ele disse “Em breve teremos o mais importante monstro de todos, o que deve provocar a queda do Olimpo”
A deusa ficou tão imóvel que poderia ser uma estátua.
– Talvez ele estivesse mentindo – eu disse.
Ártemis balançou a cabeça.
– Não. Ele não estava. Eu fui demasiado lenta para ver os sinais. Devo caçar esse monstro.
Zoë parecia estar se esforçando muito para não ter medo, mas ela assentiu.
– Vamos partir imediatamente, minha senhora.
– Não, Zoë. Devo fazer isso sozinha.
– Mas, Ártemis –
– Esta tarefa é muito perigosa mesmo para as Caçadoras. Você sabe onde devo iniciar minha busca. Você não pode ir lá comigo.
– Como... como desejar, minha senhora.
– Vou encontrar essa criatura – Ártemis jurou. – E vou trazê-la de volta para o Olimpo no solstício de inverno. Isso será toda a prova de que preciso para convencer o Conselho dos Deuses do quanto estamos em perigo.
– Você sabe o que o monstro é? – perguntei.
Ártemis apertou seu arco.
– Rezemos para que eu esteja errada.
– Deuses podem rezar? – perguntei, porque eu realmente nunca havia pensado sobre isso.
A cintilação de um sorriso brincou pelos lábios de Ártemis.
– Antes de ir, Percy Jackson, eu tenho uma pequena missão para você.
– Envolve ser transformado em uma lebre-antílope?
– Infelizmente, não. Quero que escolte as Caçadoras de volta para o Acampamento Meio-Sangue. Elas podem ficar lá em segurança até que eu retorne.
– O quê? – Zoë disse abruptamente. – Mas, Ártemis, nós odiamos aquele lugar. A última vez que ficamos lá –
– Sim, eu sei – disse Ártemis. – Mas eu tenho certeza que Dioniso não vai guardar rancor apenas por causa de um pequeno, ah, mal-entendido. É o seu direito utilizar o Chalé Oito sempre que necessitarem. Além disso, soube que eles reconstruíram os chalés que você queimou.
Zoë murmurou algo sobre campistas insensatos.
– E agora há uma última decisão a ser feita. – Ártemis se virou para Bianca. – Você fez a sua escolha, minha menina?
Bianca hesitou.
– Eu ainda estou pensando nisso.
– Espere – eu disse. – Pensando sobre o quê?
– Elas... elas me convidaram para me unir à Caça.
– O quê? Mas você não pode! Você tem que vir para o Acampamento Meio-Sangue para que Quíron possa treinar você. É a única maneira para você aprender a sobreviver.
– Este não é o único caminho para uma garota – disse Zoë.
Eu não podia acreditar que estava ouvindo isso.
– Bianca, o acampamento é legal! Ele tem um estábulo com pégasos e uma arena de combate e... Quero dizer, o que você ganha ao aderir às Caçadoras?
– Para começar – disse Zoë, – imortalidade.
Eu a encarei, e depois a Ártemis.
– Ela está brincando, certo?
– Zoë raramente brinca sobre o que quer que seja – disse Ártemis. – Minhas Caçadoras me seguem em minhas aventuras. Elas são minhas servas, minhas companheiras, minhas irmãs-em-armas. Uma vez que juram fidelidade a mim, elas se tornam realmente imortais... a menos que caiam em batalha, o que é pouco provável. Ou quebrem seu juramento.
– Qual juramento? – eu disse.
– Para esquecer o amor romântico para sempre – disse Ártemis. – Para nunca crescer, nunca se casar. Para ser uma donzela eternamente.
– Como você?
A deusa concordou.
Tentei imaginar o que ela estava dizendo. Ser imortal. Passar meu tempo somente com garotas em idade escolar para sempre. Eu não conseguia formular meus pensamentos em torno disso.
– Então você só vai pelo país recrutando garotas meio-sangues –
– Não só meio-sangues – Zoë interrompeu. – Lady Ártemis não discrimina por nascimento. Todas que honram a deusa podem aderir. Meio-sangues, ninfas, mortais –
– Qual é você, então?
Raiva lampejou nos olhos de Zoë.
– Isso não te diz respeito, rapaz. O ponto é que Bianca pode aderir se ela quiser. A escolha é dela.
– Bianca, isso é loucura – eu disse. – E com relação ao seu irmão? Nico não pode ser um caçador.
– Certamente não – concordou Ártemis. – Ele vai para o acampamento. Infelizmente, isso é o melhor que meninos podem fazer.
– Ei! – protestei.
– Você pode vê-lo de vez em quando – Ártemis assegurou a Bianca. – Mas você estará livre de responsabilidade. Ele terá os conselheiros do acampamento para cuidar dele. E você terá uma nova família. Conosco.
– Uma nova família – Bianca repetiu sonhadoramente. – Livre de responsabilidade.
– Bianca, você não pode fazer isso – falei. – É loucura.
Ela olhou para Zoë.
– Vale a pena?
Zoë acenou.
– Sim.
– O que tenho que fazer?
– Dizer isso – Zoë explicou a ela, – eu me submeto à deusa Ártemis.
– Eu… eu me submeto à deusa Ártemis.
– Eu abandono a companhia dos homens, aceito eterna virgindade, e me junto à Caça.
Bianca repetiu as linhas.
– É isso?
Zoë concordou.
– Se Lady Ártemis aceitar tua submissão, então é obrigatório.
– Eu aceito – disse Ártemis.
As chamas no braseiro se alegraram, lançando um brilho prateado sobre a sala. Bianca não parecia diferente, mas ela respirou fundo e abriu seus olhos amplamente.
– Eu me sinto... mais forte.
– Bem-vinda, irmã – disse Zoë.
– Lembre-se de seu juramento – disse Ártemis. – Agora é a sua vida.
Eu não podia falar. Senti-me como um transgressor. E um completo fracasso. Eu não podia acreditar que eu vim de tão longe e sofri tanto apenas para perder Bianca para algum clube eterno de garotas.
– Não se desespere, Percy Jackson – disse Ártemis. – Você ainda vai poder mostrar aos di Angelo seu acampamento. E se Nico assim escolher, ele pode ficar lá.
– Ótimo – disse, tentando não soar ríspido. – Como se supõe que cheguemos lá?
Ártemis fechou os olhos.
– A alvorada está se aproximando. Zoë, levante acampamento. Você deve ir para Long Island com rapidez e segurança. Vou convocar uma carona do meu irmão.
Zoë não pareceu muito feliz com essa ideia, mas ela concordou e disse a Bianca para segui-la. Quando ela estava saindo, Bianca parou na minha frente.
– Eu sinto muito, Percy. Mas eu quero isso. Eu realmente, realmente quero.
Então ela tinha ido embora, e eu fui deixado sozinho com a deusa de doze anos de idade.
– Então – eu disse mal-humorado. – Vamos pegar uma carona com seu irmão, hein?
Os olhos prata de Ártemis cintilaram.
– Sim, garoto. Está vendo, Bianca di Angelo não é a única com um irmão irritante. Está na hora de você conhecer o meu irresponsável gêmeo, Apolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário