quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A esperança - capitulo 10





O grito começa em minhas costas e trabalha seu caminho acima através do meu corpo só para ficar preso em minha garganta. Eu sou uma Avox muda, sufocando a minha dor. Mesmo que eu pudesse liberar os músculos do meu pescoço, deixar o som rasgar no espaço, alguém iria notar? A sala está em alvoroço. Perguntas e demandas ressoam enquanto eles tentam decifrar o que são as palavras de Peeta. “E você... no Treze... morta pela manhã!” Mas ninguém está perguntando sobre o mensageiro, cujo sangue foi substituído por estática.
Uma voz chama a atenção dos outros.
— Calem-se!
Cada par de olhos cai em Haymitch.
— Não é um grande mistério! O menino está nos dizendo que estamos prestes a ser atacados. Aqui. No Treze.
— Como será que ele teria essa informação?
— Por que é que nós confiaríamos nele?
— Como você sabe?
Haymitch dá um grunhido de frustração.
— Eles estão batendo nele até sangrar enquanto falamos. O que mais você precisa? Katniss, me ajude aqui!
Eu tenho que me dar um aperto para libertar as minhas palavras.
— Haymitch está certo. Eu não sei onde Peeta teve a informação. Ou se é verdade. Mas ele acredita que é. E eles estão...
Não posso dizer em voz alta o que Snow está fazendo com ele.
— Vocês não o conhecem — Haymitch diz a Coin. — Nós conhecemos. Prepare seu povo.
A presidente não parece assustada, apenas um tanto perplexa por essa virada nos eventos. Ela pondera sobre as palavras, toca um dedo levemente na borda da placa de controle na frente dela. Quando ela fala, aborda Haymitch em uma voz calma.
— É claro, nos preparamos para tal cenário. Embora tenhamos décadas de apoio para a hipótese de que novos ataques diretos no treze seriam contraproducentes para a causa da Capital. Mísseis nucleares liberariam radiação na atmosfera, com resultados ambientais incalculáveis. Mesmo um bombardeio de rotina poderia danificar gravemente o nosso complexo militar, que sabemos que eles esperam recuperar. E, claro, eles convidam um contra-ataque. É concebível que, dada a nossa atual aliança com os rebeldes, estes seriam vistos como riscos aceitáveis.
— Você acha mesmo? — diz Haymitch.
Um pouco sincero demais, mas as sutilezas de ironia são muitas vezes desperdiçadas no 13.
— Eu acho. De qualquer forma, estamos atrasados para uma manobra de segurança de nível cinco — diz Coin. — Vamos prosseguir com o bloqueio.
Ela começa a digitar rapidamente em seu teclado, que autoriza a sua decisão. No momento em que ela levanta a cabeça, começa.
Houve duas manobras de nível baixo desde que eu cheguei no 13. Eu não lembro muito bem da primeira vez. Eu estava na UTI do hospital e acho que os pacientes foram dispensados, quando as complicações de retirar-nos para uma manobra prática superava os benefícios. Eu estava vagamente consciente de uma voz mecânica que instruía as pessoas a se reunirem nas zonas amarelas.
No segundo, uma manobra Nível Dois significou pequenas crises, tais como uma medida temporária – enquanto cidadãos em quarentena foram testados para o contágio da gripe durante um surto – nós deveríamos retornar aos nossos alojamentos. Eu fiquei atrás de uma tubulação na lavanderia, ignorando o pulsar emitido por um sinal sonoro vindo do sistema de áudio, e vi uma aranha construir uma teia.
Nem a experiência me preparou para a inexprimível perfuração de tímpanos, medo provocado pelas sirenes que hoje permeiam o 13. Não haveria indiferença a esse som, que parece destinado a jogar toda a população em um frenesi. Mas isto é o 13 e isso não acontece.
Boggs guia Finnick e eu para fora do Comando, ao longo do corredor até uma porta, e sobre uma escadaria larga. Fluxos de pessoas estão a convergir para formar um rio que flui apenas para baixo. Ninguém grita ou tenta empurrar. Mesmo as crianças não resistem. Descemos escadaria após escadaria, sem palavras, porque nenhuma palavra pode ser ouvida acima desse som. Eu procuro minha mãe e Prim, mas é impossível ver qualquer pessoa, exceto essas imediatamente ao meu redor. Ambas estão trabalhando hoje à noite no hospital, entretanto, por isso não há nenhuma maneira de elas poderem perder a manobra.
Meus ouvidos estalam e meus olhos estão pesados. Estamos na profundidade de uma mina de carvão. O ponto positivo é apenas que, quanto mais recuamos na terra, menos estridentes as sirenes são. É como se elas estivessem destinadas a conduzir-nos fisicamente longe da superfície, o que suponho que elas estão.
Grupos de pessoas começam a sair da formação para entradas marcadas e Boggs ainda me dirige para baixo, até que finalmente a escada termina na borda de uma enorme caverna. Eu começo a andar em linha reta e Boggs me para, mostra que eu devo agitar a minha programação na frente de um scanner de modo que eu sou contabilizada. Sem dúvida, a informação está indo a algum computador em algum lugar para se certificar de que ninguém se desencaminhou.
O lugar dá a impressão de ser incapaz de decidir se é natural ou artificial. Algumas áreas das paredes são de pedra, enquanto vigas de aço e concreto fortemente reforçam outras. Beliches de dormir foram talhados à direita nas paredes de rocha. Há uma cozinha, banheiros, um posto de primeiros socorros. Este local foi projetado para uma estadia prolongada.
Placas brancas com letras ou números são colocadas em intervalos ao redor da caverna. Enquanto Boggs diz a Finnick e a mim para nos reportar à área correspondente aos nossos quartos atribuídos – no meu caso E para Compartimento E.
Plutarco vagueia.
— Ah, aqui estão vocês — diz ele.
Os recentes acontecimentos tiveram pouco efeito sobre o humor de Plutarco. Ele ainda tem um brilho feliz com o sucesso de Beetee sobre o Assalto no Ar. Vendo a floresta, e não as árvores. Não a punição de Peeta ou a explosão eminente do 13.
— Katniss, obviamente este é um momento ruim para você, com o contratempo de Peeta, mas você precisa estar ciente de que os outros vão te observar.
— O quê?
Eu não posso acreditar que ele simplesmente rebaixou as circunstâncias terríveis de Peeta para um contratempo.
— As outras pessoas no abrigo, elas vão tomar sua sugestão sobre como reagir a partir de você. Se você estiver calma e corajosa, os outros vão tentar ser assim. Se entrar em pânico, ele poderia se espalhar como incêndio — explica Plutarco.
Somente olho para ele.
— O fogo se alastra, por assim dizer — ele continua, como se eu estivesse sendo lenta em compreender.
— Por que eu apenas não finjo que estou na câmera, Plutarco? — eu digo.
— Sim! Perfeito. Alguém é sempre muito corajosa, com uma audiência — ele concorda. — Olhe a coragem que Peeta acabou de exibir!
Mal posso me conter de esbofeteá-lo.
— Eu tenho que voltar a Coin antes do bloqueio. Você continue com o bom trabalho! — ele fala e então segue para fora.
Eu cruzo a letra E grande impressa na parede. Nosso espaço é composto por um quadrado de 4 metros por 4 de piso de pedra delimitada por linhas pintadas. Presos na parede estão dois beliches – uma de nós vai dormir no chão – e um espaço de um cubo ao nível do solo para o armazenamento.
Em um pedaço de papel branco, revestido de plástico transparente, lê-se PROTOCOLO DO ABRIGO. Eu olho fixamente para os pontinhos pretos na folha. Por enquanto, eles estão obscurecidos pelo restante das gotas de sangue que eu não consigo apagar da minha visão. Lentamente, as palavras entram em foco. A primeira seção é intitulada Na Chegada.
1. Certifique-se de todos os membros de seu compartimento foram contabilizados.
Minha mãe e Prim não chegaram, mas eu fui uma das primeiras pessoas a chegar ao abrigo. Ambas estão, provavelmente, ajudando a transferir pacientes do hospital.
2. Vá para a Estação de Abastecimento e garanta um pacote para cada membro do seu compartimento. Prepare sua Sala de Convivência. Retorne o(s) pacote(s).
Eu examino a caverna até que localizo a Estação de Abastecimento, uma profunda sala ornamentada por um contador. As pessoas esperam por trás dele, mas não há muita atividade lá ainda. Eu ando mais, mostro nossa letra do compartimento e peço três pacotes. Um homem checa uma folha, puxa os pacotes especificados da prateleira e impulsiona-os sobre o balcão. Depois de deslizar um nas minhas costas e apertar as minhas mãos sobre os outros dois, me viro para encontrar um grupo que rapidamente se formou atrás de mim.
— Desculpe-me — digo enquanto carrego o meu material através dos outros.
Foi uma questão de tempo? Ou Plutarco está certo? Estão estas pessoas modelando seus comportamentos no meu?
De volta ao nosso espaço, eu abro um dos pacotes para encontrar um colchão fino, roupa de cama, dois conjuntos de roupa cinza, uma escova de dentes, um pente e uma lanterna. Ao examinar o conteúdo dos outros pacotes, penso que a única diferença perceptível é que eles contém roupas cinza e branca. Estes últimos serão para minha mãe e Prim, no caso de terem funções médicas. Depois de fazer as camas, estocar as roupas, e retornar os pacotes, eu não tenho nada a fazer senão observar a última regra.
3. Aguarde novas instruções.
Eu sento de pernas cruzadas no chão para esperar. Um fluxo constante de pessoas começa a encher a sala, alegando espaços, coletando suprimentos. Não vai demorar muito até que o lugar esteja cheio. Eu me pergunto se minha mãe e Prim vão passar a noite no hospital onde os pacientes têm sido acolhidos. Mas, não, eu não penso assim. Elas estavam na lista aqui.
Estou começando a ficar ansiosa, quando minha mãe aparece. Eu olho para trás dela em um mar de estranhos.
— Onde está Prim? — pergunto.
— Ela não está aqui? — ela responde. — Ela deveria vir diretamente para baixo do hospital. Ela saiu dez minutos antes de mim. Onde ela está? Onde ela poderia ter ido?
Eu aperto minhas pálpebras fechadas por um momento, para rastreá-la como eu faria à presa em uma caçada. Vejo-a reagir às sirenes, correr para ajudar os pacientes, como gesto de assentimento para que ela desça para o abrigo, e então hesita na escada. Dividida por um momento. Mas por quê?
Meus olhos se abrem.
— O gato! Ela voltou por ele!
— Oh, não — diz minha mãe.
Ambas sabemos que eu estou certa.
Estamos empurrando contra a maré, tentando sair do abrigo. Mais à frente, posso vê-los se preparando para fechar as espessas portas metálicas. Lentamente girando as rodas de metal em ambos os lados para dentro. De alguma forma eu sei que depois de terem sido fechadas, nada no mundo irá convencer os soldados a abri-las. Talvez esteja mesmo fora de seu controle. Eu estou empurrando as pessoas indiscriminadamente para o lado enquanto grito para eles esperarem. O espaço entre as portas encolhe para um metro, trinta centímetros, há apenas alguns centímetros à esquerda quando eu enfio a minha mão pela fresta.
— Abra-a! Deixe-me sair! — eu grito.
Os soldados mostram consternação em seus rostos quando eles invertem as rodas um pouco. Não é o suficiente para me deixar passar, mas o suficiente para evitar o esmagamento dos meus dedos. Aproveito a oportunidade para passar meu ombro na abertura.
— Prim! — eu grito escada acima.
Minha mãe apela com os guardas para que eu saia.
— Prim!
Então eu ouço. O som fraco de passos na escada.
— Nós estamos indo! — ouço o apelo da minha irmã.
— Segure a porta! — Isso foi Gale.
— Eles estão chegando! — digo aos guardas, e eles deslizam as portas abertas cerca de trinta centímetros.
Mas não me atrevo a me mover – com medo que bloqueiem todos nós para fora – até que Prim aparece, o rosto corado com a corrida, transportando Buttercup. Eu a puxei para dentro e Gale seguiu, torcendo uma braçada de bagagem de lado para trazê-la para dentro do abrigo. As portas são fechadas com um sonoro ruído final.
— O que você estava pensando?
Dou a Prim uma sacudida com raiva e depois a abraço, esmagando Buttercup entre nós.
A explicação de Prim já está em seus lábios.
— Eu não podia deixá-lo para trás, Katniss. Não duas vezes. Você devia tê-lo visto andando pela sala e uivando. Ele voltaria para nos proteger.
— Está bem. Está bem.
Eu respiro fundo algumas vezes para me acalmar, dou passo para trás e levanto Buttercup pelo pescoço.
— Eu deveria ter te afogado quando tive a chance.
Suas orelhas achatam e ele levanta a pata. Eu assobio, antes que ele tenha uma chance, o que parece irritá-lo um pouco, já que ele considera sibilar seu som pessoal de desprezo. Em represália, ele dá um miado de gatinho indefeso que traz minha irmã imediatamente à sua defesa.
— Oh, Katniss, não o provoque — diz ela, dobrando-o de volta em seus braços. — Ele já está tão chateado.
A ideia de que feri os sentimentos do brutal gato pequeno só convida mais insultos. Mas Prim está genuinamente angustiada por ele. Então, ao invés disso, eu visualizo a pele de Buttercup forrando um par de luvas, uma imagem que me ajudou a lidar com ele ao longo dos anos.
— Tudo bem, desculpe. Estamos sob o E grande na parede. Melhor pegá-lo antes que ele se decida perder-se.
Prim se apressa para fora, e eu me encontro cara a cara com Gale. Ele está segurando a caixa de suprimentos médicos da nossa cozinha, no 12. Lugar da nossa última conversa, do beijo, a precipitação, tudo isso. Meu saco de caça pendurado em seu ombro.
— Se Peeta está certo, estes não tinham nenhuma chance — ele diz.
Peeta. Sangue como pingos de chuva na tela. Como lama molhada em botas.
— Obrigada por... tudo. — Eu tomo as nossas coisas. — O que você estava fazendo em nosso quarto?
— Somente reexaminado. Estamos no Quarenta e Sete, se você precisar de mim.
Praticamente todos se retiraram para os seus espaços com as portas fechadas, assim eu consigo atravessar a nossa nova casa com pelo menos cinco mil pessoas me assistindo. Eu tento parecer calma para compensar o meu frenético impacto no meio da multidão. Como se isso enganasse alguém. Tanta coisa para dar um exemplo.
Ah, quem se importa? Todos pensam que eu sou louca mesmo. Um homem, que acho que derrubei no chão, me chama a atenção e esfrega o cotovelo ressentido. Eu quase assobio para ele também.
Prim tem Buttercup instalado na parte inferior do beliche, coberto por um manto de modo que apenas sua cara aparece. Assim é como ele gosta de estar quando há um trovão, a única coisa que realmente o assusta. Minha mãe coloca a sua caixa cuidadosamente no cubo.
Eu agacho, de costas apoiadas na parede, para verificar o que Gale conseguiu resgatar no meu saco de caça. O livro de plantas, a jaqueta de caça, a foto de casamento dos meus pais e o conteúdo pessoal da minha gaveta. Meu broche mockingjay agora vive com a roupa de Cinna, mas há o medalhão de ouro e prata e o paraquedas com a goteira e a pérola de Peeta. Eu prendo a pérola no canto do paraquedas, enterro-a profundamente nos recessos da bolsa, como se fosse a vida de Peeta e ninguém pode tirá-la contanto que eu a guarde.
O som fraco das sirenes se corta drasticamente. A voz de Coin vem sobre o sistema distrital de áudio, agradecendo a todos nós por uma evacuação exemplar dos níveis superiores. Ela salienta que este não é um treino, já que Peeta Mellark, o vitorioso do Distrito 12, talvez tenha feito uma referência televisiva a um atentado no 13 de noite.
Foi quando a primeira bomba nos atingiu. Há uma sensação inicial de impacto seguido de uma explosão que ressoa no meu íntimo, revestindo o meu intestino, a medula dos meus ossos, as raízes dos meus dentes. Vamos todos morrer, eu penso. Meus olhos se viram para cima, esperando ver correrem rachaduras gigantes no teto, enormes blocos de pedras caindo sobre nós, mas o abrigo em si só dá um leve estremecimento. As luzes se apagam e eu experimento a desorientação da escuridão total. Sons de humanos atônitos – gritos espontâneos, respirações irregulares, choramingos de bebês, uma risada musical um pouco insana – dançam no ar carregado. Então há um zumbido de um gerador, e um brilho ofuscante e oscilante substitui a iluminação gritante que é a norma no 13. É mais perto do que tínhamos em nossas casas, no 12, quando as velas e o fogo ardiam baixo em uma noite de inverno.
Eu procuro Prim na luz fraca, apertando minha mão em sua perna, e puxo-me para ela. Sua voz continua firme quando ela canta a Buttercup.
— Está tudo bem, bebê, está tudo certo. Vamos ficar bem aqui.
Minha mãe envolve seus braços em volta de nós. Permito me sentir jovem por um momento e descanso minha cabeça em seu ombro.
— Isso não foi nada comparado as bombas no Oito — eu digo.
— Provavelmente, um míssil de abrigo — diz Prim, mantendo a sua voz suave por causa do gato. — Nós aprendemos sobre eles durante a orientação para os novos cidadãos. Eles são projetados para penetrar profundamente no solo antes de disparar. Porque já não faz sentido bombardear o Treze na superfície.
— Nuclear? — eu pergunto, sentindo um arrepio correr por mim.
— Não necessariamente — diz Prim. — Alguns só tem um monte de explosivos neles. Mas... poderia ser qualquer tipo, eu acho.
A escuridão torna difícil ver as portas de metais pesadas no final do abrigo. Teriam elas alguma proteção contra um ataque nuclear? E mesmo se fossem cem por cento eficazes na vedação a radiação, o que é muito improvável, nós nunca seriamos capazes de sair deste lugar? O pensamento de passar o que resta da minha vida nesta abóbada de pedra me horroriza. Eu quero correr loucamente para a porta e exigir ser liberada para o que está acima. É inútil. Eles nunca me deixariam sair, e eu poderia começar algum tipo de tumulto.
— Nós estamos tão abaixo que tenho certeza de que estamos seguros — diz minha mãe languidamente.
Ela está pensando em meu pai ser explodido em nada nas minas?
— Foi por um triz, no entanto. Graças a Deus Peeta tinha os meios para nos avisar.
Os meios. Um termo geral que de alguma forma inclui tudo o que era necessário para ele fazer soar o alarme. O conhecimento, a oportunidade, a coragem. E outra coisa que não posso definir. Peeta parecia ter vindo a empreender uma espécie de batalha em sua mente, lutando para passar a mensagem. Por quê? A facilidade com que ele manipula as palavras é o seu maior talento. Seria a sua dificuldade resultado de sua tortura? Algo mais? Como a loucura?
A voz de Coin, talvez um tom mais sombria, enche o abrigo, o nível de volume vacilante como as luzes.
— Aparentemente, a informação de Peeta Mellark foi boa e nós lhe devemos uma grande dívida de gratidão. Sensores indicam que o primeiro míssil não foi nuclear, mas muito poderoso. Esperamos que mais se siga. Pela duração do ataque, os cidadãos devem ficar em sua área designada, a não ser que sejam notificados do contrário.
Um soldado alerta minha mãe que ela é necessária na estação de primeiros socorros. Ela está relutante em deixar-nos, mesmo que só vá estar a trinta metros de distância.
— Nós vamos ficar bem, realmente — eu lhe digo. — Você acha que alguma coisa poderia passar por ele?
Aponto para Buttercup, que me dá um silvo tímido, e todos nós temos que rir um pouco. Mesmo eu sinto muito por ele. Depois que minha mãe vai, eu sugiro:
— Por que você não sobe com ele, Prim?
— Eu sei que é bobagem... mas eu tenho medo de que o beliche poderia desmoronar sobre nós durante o ataque — diz ela.
Se o beliche ruir, o abrigo todo cederá e nos enterrará, mas decido que esse tipo de lógica não será realmente útil. Em vez disso, limpo o cubo de armazenamento e faço uma cama para Buttercup no interior. Então puxo um colchão na frente dele para a minha irmã e eu compartilharmos.
Somos permitidos usar o banheiro e escovar os dentes em pequenos grupos, embora tomar banho tenha sido cancelado.
Eu me enrolo com Prim sobre o colchão, com camadas de cobertores de casal porque a caverna emite um frio úmido. Buttercup, miserável mesmo com a atenção constante de Prim, aconchega-se no cubo e o gato exala a respiração na minha cara.
Apesar das condições desagradáveis, estou feliz de ter tempo com a minha irmã. Minha preocupação extrema desde que cheguei aqui – não, desde os primeiros Jogos, realmente – deixou pouca atenção para ela. Eu não tenho assistido-a ao longo do seu caminho como deveria, da forma como eu costumava fazer. Afinal, foi Gale quem verificou nosso compartimento, não eu. Algo para compensar.
Eu percebo que nunca sequer me preocupei em perguntar a ela sobre como ela está lidando com o choque de vir para cá.
— Então, quanto você está gostando do Treze, Prim? — ofereço.
— Agora? — pergunta ela.
Nós duas rimos.
— Sinto saudades de casa às vezes. Mas então me lembro de que não há nada mais a perder. Eu me sinto mais segura aqui. Nós não temos que nos preocupar com você. Bem, não da mesma maneira. — Ela faz uma pausa, e então um sorriso tímido cruza seus lábios. — Eu acho que eles vão me treinar para ser uma médica.
É a primeira vez que eu ouço falar disso.
— Bem, é claro, eles vão. Eles seriam estúpidos se não.
— Eles estão me olhando quando ajudo no hospital. Eu já estou fazendo os cursos médicos. É apenas uma coisa de iniciante. Eu conheço um monte disso de casa. Ainda assim, há muita coisa para aprender — diz ela.
— Isso é ótimo.
Prim uma médica. Ela não poderia nem sonhar com isso no 12. Algo pequeno e calmo, com igual comoção, acende-se na escuridão dentro de mim. Este é o tipo de futuro que uma rebelião poderia trazer.
— E você, Katniss? Como está administrando? — Seus dedos se movimentam em movimentos curtos e suaves entre os olhos de Buttercup. — E não diga que está tudo bem.
É verdade. Estou no oposto do bem. Então vou em frente e digo-lhe sobre Peeta, sua deterioração na tela, e como eu acho que eles devem estar matando-o neste momento.
Buttercup tem que confiar em si mesmo por um tempo, porque agora Prim volta sua atenção para mim. Puxando-me mais perto, colocando o cabelo para trás das minhas orelhas com os dedos. Eu parei de falar porque não há realmente nada para dizer e há este tipo de buraco de dor onde meu coração está. Talvez eu esteja mesmo tendo um ataque cardíaco, mas não parece digno de menção.
— Katniss, eu não acho que o Presidente Snow vá matar Peeta — diz ela.
Claro que ela diz isso, é o que ela pensa que vai me acalmar. Mas suas palavras seguintes vêm como uma surpresa.
— Se ele o fizer, não vai sobrar mais ninguém que você tenha falta. Ele não terá qualquer forma de prejudicá-la.
De repente, lembro-me de outra menina, que tinha visto todo o mal que a Capital tinha para oferecer. Johanna Mason, o tributo do distrito 7, na última arena. Eu estava tentando impedi-la de ir para a selva onde os jabberjays imitam as vozes de seus entes queridos sendo torturados, mas ela não reagiu, dizendo: “Eles não podem me machucar. Eu não sou como o resto de vocês. Não há mais ninguém que amo.”
Então eu sei que Prim está certa, que Snow não pode desperdiçar a vida de Peeta, especialmente agora, quando o Mockingjay provoca tantos estragos. Ele já matou Cinna. Destruiu o meu lar. Minha família, Gale e ainda Haymitch estão fora de meu alcance. Peeta é tudo que ele deixou.
— Então, o que você acha que eles vão fazer com ele? — pergunto.
Prim soa como se tivesse cerca de mil anos de idade quando ela fala.
— O que for preciso para arruinar você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário