quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A esperança - capitulo 12





Hoje eu posso perder os dois.Tento imaginar um mundo onde a voz de ambos, Gale e Peeta, cessaram. Mãos quietas. Os olhos sem piscar. Estou de pé sobre seus corpos, com um último olhar, deixando a sala onde eles estão. Mas quando eu abro a porta para deixar o mundo, apenas um vazio enorme. Um nada cinza claro que é o meu futuro.— Você quer que eu mande te sedarem até tudo isso acabar? — Haymitch pergunta.Ele não está brincando. Este é um homem que passou sua vida adulta no fundo de uma garrafa, tentando se anestesiar contra os crimes da Capital. O garoto de dezesseis anos, que ganhou o segundo Massacre Quaternário deve ter tido as pessoas que amava – sua família, amigos, talvez um amor – a quem ele lutava para voltar. Onde estão eles agora? De que maneira que até Peeta e eu estávamos impulsionados a ele, não havia ninguém na totalidade de sua vida? O que Snow fez para eles?— Não. Eu quero ir para a Capital. Eu quero ser parte da missão de resgate.— Eles já foram — Haymitch fala.— Há quanto tempo eles foram? Poderia alcançá-los. Poderia...O quê? O que eu poderia fazer?Haymitch balança a cabeça.— Nunca vai acontecer. Você é muito valiosa e muito vulnerável. Nós conversamos sobre enviar você para outro Distrito para desviar a atenção da Capital enquanto o resgate for realizado. Mas ninguém achou que você poderia lidar com a situação.— Por favor, Haymitch! — Eu estou pedindo agora — tenho que fazer alguma coisa. Eu não posso ficar aqui esperando para saber de suas mortes. Deve haver algo que eu possa fazer!— Tudo bem. Deixe-me falar com Plutarco. Você fica.Mas eu não posso. Os passos de Haymitch ainda ecoam na sala externa, quando procuro meu caminho desajeitadamente através da fresta da cortina divisória para encontrar Finnick deitado de bruços, com as mãos torcidas em sua fronha. Embora seja covarde – mesmo cruel - acordá-lo da obscuridade, abrandar as drogas para a dura realidade, eu vou em frente e faço-o porque não posso suportar enfrentar isso sozinha.Quando explico a nossa situação, a excitação inicial diminui misteriosamente.— Você não vê, Katniss, isto irá decidir as coisas. De uma forma ou de outra. No final do dia, eles irão estar mortos ou conosco. É... é mais do que eu poderia esperar!Bem, essa é uma visão ensolarada de nossa situação. E ainda há algo que acalma a ideia de que esta tempestade pode chegar ao fim.A cortina é puxada para trás e lá está Haymitch. Ele tem um trabalho para nós, se pudermos nos reunir. Eles ainda precisam da medição pós-bombardeio do 13.— Se pudermos completar isso nas próximas horas, Beetee pode transmitir principalmente para o resgate e, talvez, manter a atenção da Capital em outros lugares.— Sim, uma distração — diz Finnick. — Um chamariz de certo tipo.— O que nós realmente precisamos é de algo tão fascinante que até o presidente Snow não será capaz de achar seu próprio caminho. Você tem alguma coisa? — Haymitch questiona.Ter um trabalho que pudesse me ajudar a ficar focada na missão. Enquanto desço para o café da manhã e fico preparada, tento pensar no que poderia dizer. O presidente Snow deve estar se perguntando o quanto do chão borrifado de sangue e de suas rosas está me afetando. Se ele precisa me arruinar, então eu estarei incólume. Mas eu não acho que irei convencê-lo de qualquer coisa gritando um par de linhas desafiadoras para a câmera. Além do que, não iríamos adquirir para o time de resgate qualquer tempo. Acessos de raiva são curtos. São histórias que tomam tempo.Eu não sei se isso irá funcionar, mas quando todo o pessoal da televisão se reuniu acima do solo, pergunto a Cressida se ela poderia começar me perguntando sobre Peeta. Eu sento em um dos pilares de mármore caído onde tive meu colapso, aguardando pela luz vermelha e a pergunta de Cressida.— Quando você conheceu Peeta? — ela pergunta.E então eu faço a coisa que Haymitch desejou desde minha primeira entrevista. Eu me abro.— Quando conheci Peeta, tinha 11 anos, e eu estava perto da morte.Eu falo sobre o terrível dia quando experimentei negociar as roupas de bebê na chuva, como a mãe de Peeta me afugentou da frente da porta da padaria, e como ele tomou uma surra por trazer para mim os pães que salvaram nossas vidas.— Nós nunca tínhamos conversado. A primeira vez que falei com Peeta foi no trem para os Jogos.— Mas ele já amava você — Cressida fala.— Eu penso que sim.Eu me permito um pequeno sorriso.— Como você está lidando com a separação? — ela pergunta.— Não bem. Eu sei que a qualquer momento Snow pode matá-lo. Especialmente desde que ele alertou o 13 sobre o bombardeio. Isso é uma coisa terrível para se viver — digo. — Mas o porquê de eles estarem fazendo-o passar por isso, eu não tenho mais quaisquer reservas. Sobre fazer qualquer coisa que alcance destruir a Capital. Estou finalmente livre.Viro meu olhar atento para o céu e vejo o voo de um falcão cruzando o céu.— O Presidente Snow uma vez admitiu para mim que a Capital estava frágil. Naquele tempo, eu não sabia o que ele pretendia. Foi difícil de ver claramente porque eu estava muito amedrontada. Agora eu não estou. A Capital está fraca porque depende dos Distritos para tudo. Comida, energia, mesmo os Pacificadores que são sua polícia. Se declararmos nossa liberdade, a Capital vai ceder. Presidente Snow, obrigada, estou oficialmente declarando a minha hoje.Fui suficiente, se não esplêndida. Todos amam a história do pão. Mas é minha mensagem para o Presidente Snow que faz o cérebro de Plutarco girar. Ele rapidamente grita para Finnick e Haymitch excessivamente e eles têm uma curta, mas intensa, conversa com a qual eu posso ver que Haymitch não está feliz. Plutarco parece vencer – Finnick está pálido, mas assente com a cabeça para o fim disso.Quando Finnick se move para pegar meu lugar diante da câmera, Haymitch fala para ele:— Você não tem que fazer isso.— Sim, eu tenho. Se isso irá ajuda-la.Finnick embaralha sua corda em sua mão.— Eu estou pronto.Eu não sei o que esperar. Uma história de amor sobre Annie? Um relato dos abusos no Distrito 4? Mas Finnick Odair pega um rumo completamente diferente.— Presidente Snow costumava... me vender... meu corpo, isto é — Finnick começa em tom simplório e distante. — Eu não era o único. Se um vitorioso é considerado desejável, o presidente o presenteia como uma recompensa para permitir as pessoas comprá-lo por uma exorbitante montanha de dinheiro. Se você recusar, ele mata alguém que você ame. Então, você faz.O que esclarece tudo, então. O desfile de amantes de Finnick na Capital. Eles nunca foram amantes reais. Somente pessoas parecidas com o velho chefe dos Pacificadores, Cray, que comprava garotas desesperadas para devorar e descartar porque podia. Eu quero interromper a gravação e implorar o perdão de Finnick por cada pensamento desleal que eu constantemente tive sobre ele. Mas nós temos um trabalho a fazer, e percebo que a parte de Finnick será muito mais efetiva que a minha.— Eu não era o único, mas eu era o mais popular — ele fala. — E talvez o mais protegido, porque as pessoas que eu amava estavam dessa maneira protegidas. Para fazer a si mesmos se sentirem melhor, meus patrocinadores faziam dinheiro ou joias de presente, mas descobri uma forma muito mais valiosa de pagamento.Segredos, eu cogito. Isso é o que Finnick me falava que seus amantes pagavam ele, só que pensei que todo o arranjo fosse por opção.— Segredos — ele fala, ecoando meus pensamentos. — E isso é o que você está precisando para permanecer sintonizado, Presidente Snow, porque muitos deles são sobre você. Mas vamos começar com alguns dos outros.Finnick começa tecendo uma tapeçaria tão rica em detalhes que você não pode duvidar da autenticidade. Listas de estranhos apetites sexuais, traições do coração, ganância incompreensível e jogos de poder sangrentos. Segredos embriagados murmurados inteiramente sobre a fronha na calada da noite.Finnick foi alguém comprado e vendido. Um escravo do distrito. Um bonito, certamente, mas na realidade, inofensivo. Para quem ele iria contar? E quem acreditaria nele se ele contasse? Mas alguns segredos são tão deliciosos para não compartilhar.Eu não conheço as pessoas que Finnick menciona – todas parecem cidadãos muito proeminentes da Capital – mas eu sei, de escutar os murmúrios da minha equipe de preparação, a atenção que a maioria suavemente dispensa em julgamentos que podem ser atrativos. Se um corte de cabelo ruim pode conduzir a horas de mexericos, o que seria acusações de incesto, traições, chantagem e incêndios provocados? Depois que a onda de choque e recriminação rolar sobre a Capital, as pessoas lá irão aguardar, como eu estou agora, para ouvir sobre o presidente.— E agora, sobre nosso bom Presidente Coriolanus Snow — diz Finnick. — Tão jovem quando subiu ao poder. Alguém tão engenhoso para sustentá-lo. Você deve ter se perguntado: como ele consegue fazer isso? Uma palavra. É tudo o que você realmente precisa saber. Veneno.Finnick volta para a ascensão política de Snow, sobre a qual eu não sei nada, e trabalha seu caminho para o presente, revelando casos depois de casos das misteriosas mortes dos adversários de Snow ou, igualmente pior, aliados seus que tiveram o potencial de tornarem-se ameaças. Pessoas destilando morte em abundância ou lentamente, inexplicavelmente declinando para a sombra por um período de meses. Responsabilizando mariscos ruins, viroses ilusórias ou uma fraqueza negligenciada na aorta. Snow bebendo da bebida venenosa ele mesmo para desviar suspeitas. Mas antídotos nem sempre funcionam.Diz-se que esse é o porquê de ele usar as rosas que emitem perfume. Diz-se que é para cobrir o aroma de sangue das feridas de sua boca que nunca saram. Diz-se, diz-se, diz-se... Snow tem uma lista e ninguém sabe quem será o próximo.Veneno. A arma perfeita para uma cobra.Desde que minha opinião sobre a Capital e seu nobre presidente já são tão baixas, eu não posso dizer que as alegações de Finnick me chocam. Elas parecem ter mais efeito nos desordenados rebeldes da Capital, como meu pessoal e Fulvia – já que Plutarco ocasionalmente reage com surpresa, provavelmente maravilhado com um especifico boato aprovado por ele. Quando Finnick termina, eles somente mantêm as câmeras rolando até finalmente alguém dizer:— Corta.O pessoal se apressa para dentro para editar o material, e Plutarco conduz Finnick lateralmente para uma conversa, provavelmente para ver se ele sabe de mais histórias. Eu estou sobrando com Haymitch no entulho, me perguntando se o destino de Finnick algum dia seria o meu. Porque não? Snow poderia ter realmente adquirido um bom preço pela garota em chamas.— Foi isso que aconteceu com você? — pergunto a Haymitch.— Não. Minha mãe e meu irmão mais novo. Minha garota. Eles estavam todos mortos duas semanas depois que eu fui coroado vitorioso. Por causa da minha façanha com o campo de força — ele responde. — Snow não teve ninguém para usar contra mim.— Eu estou surpresa que ele simplesmente não matou você.— Oh, não. Eu era o exemplo. O individuo de exemplo para os jovens Finnicks, Johannas e Cashmeres. O que poderia acontecer para o vencedor que causasse problemas — diz Haymitch. — Mas ele sabia que não tinha poder contra mim.— Até Peeta e eu aparecermos — digo suavemente.Eu certamente não recebi um dar de ombros em retorno.Com nosso trabalho acabado, não há nada restante para Finnick e eu exceto aguardar. Nós tentamos ocupar os demorados minutos na Defesa Especial. Laçando nós. Mexendo nossos almoços nas tigelas. Bufando coisas sobre a distância de tiro.Por causa do perigo de descoberta, nenhuma comunicação veio da equipe de resgate. Às 15:00, a hora designada, nós paramos tensos e silenciosos em baixo da ampla sala de telas e computadores e observamos Beetee e seu time tentar dominar as ondas de transmissão. Sua usual impaciência distraída está substituída por uma determinação que nunca vi.Muito da minha entrevista foi cortada, há somente o suficiente para me mostrar viva e desafiadoramente calma. É o indecente e ensanguentado relato sobre a Capital que toma o dia. Está a habilidade de Beetee proveitosa? Ou estão seus correlativos na Capital um pouco fascinados demais para querer desintonizar Finnick?Nos próximos seis minutos, a Capital sustentou alternadamente entre o noticiário padrão vespertino, Finnick e a tentativa para tirar isso tudo fora. Mas a tecnologia do time dos rebeldes conduz superando até o último e, em um real golpe súbito, mantêm o controle por aproximadamente todo o ataque sobre Snow.— Deixe isso ir! — diz Beetee, arremessando suas mãos para cima, renunciando a transmissão de volta para a Capital. Ele seca seu rosto com um pano. — Se eles não estão fora de lá agora, estão mortos.Ele gira em sua cadeira para ver Finnick e eu reagindo para suas palavras.— Foi um bom plano, entretanto. Plutarco mostrou para vocês?É claro que não. Beetee nos leva para a outra sala e nos mostra como o time, com a ajuda dos rebeldes informantes, tentarão – tinham tentado – libertar os vitoriosos da prisão no subsolo. Isso parece ter envolvido um sensacional gás distribuído pelo sistema de ventilação, uma falha na energia, a detonação de uma bomba em um edifício de governo há várias milhas da prisão, e agora o rompimento da transmissão. Beetee está contente que nós achamos o plano difícil de seguir, porque então nossos inimigos irão, também.— Como sua armadilha eletrificada na arena? — pergunto.— Exatamente. E veja quão bem funcionou! —diz Beetee.Bem... não realmente, penso.Finnick e eu tentamos nos posicionar no Comando, onde sem dúvida a primeira palavra sobre o resgate virá, mas nós somos barrados porque um sério negócio de guerra está sendo conduzido. Nos recusamos partir para a Defesa Especial e acabamos aguardando na sala dos beija-flores por novidades.Fazendo nós. Fazendo nós. Nenhuma palavra. Fazendo nós. Tique-taque. Esse é o relógio. Não pense em Gale. Não pense em Peeta. Fazendo nós. Nós não queremos jantar. Dedos feridos e sangrando. Finnick finalmente desespera-se e assume a posição encurvada que ele tomou na arena quando os jabberjays atacaram. Eu aperfeiçoo minha miniatura de laço. As palavras de “A árvore-forca” repassam em minha cabeça. Gale e Peeta. Peeta e Gale.— Você amou Annie imediatamente, Finnick? — pergunto.— Não.Um longo tempo passa antes que ele adicione:— Ela cresceu dentro de mim.Eu procuro meu coração, mas no momento a única pessoa que posso sentir se aproximando de mim é Snow.Deve ser meia-noite, deve ser o dia seguinte quando Haymitch empurra a porta aberta.— Eles estão de volta. Estamos sendo chamados para o hospital. — Minha boca abre inundada de questões que ele interrompe com: — É tudo o que sei.Eu quero correr, mas Finnick age muito estranhamente, como se tivesse perdido a habilidade de se mover, então pego sua mão e conduzo-o como uma criança pequena. Direto pela Defesa Especial, dentro do elevador que vai nesse caminho e aquele, e adiante para a ala do hospital. O lugar está um tumulto, com médicos atirando ordens e os feridos sendo conduzidos através dos saguões para suas camas.Nós somos ultrapassados por uma maca carregando uma jovem inconsciente, definhada com a cabeça raspada. Seu aspecto mostra contusões e cicatrizes gotejantes. Johanna Mason. Que realmente sabia os segredos dos rebeldes. Pelo menos algo sobre mim. E assim é como ela pagou por isso.Através de uma porta, pego um relance de Gale, sem camisa, transpiração fluindo para baixo de seu rosto quando um médico remove alguma coisa de seu ombro cortado com um longo par de pinças. Ferido, mas vivo. Eu grito seu nome, indo em sua direção até que uma enfermeira me empurra para trás e me fecha para fora.— Finnick!Alguma coisa entre um guincho e um choro de alegria. Uma encantadora, um tanto suja, jovem mulher – cabelos negros desordenados, olhos verde mar – corre em nossa direção sem nada, exceto um lençol.— Finnick!E de repente, é como se não houvesse ninguém nesse mundo exceto esses dois, colidindo através do espaço pela distância entre um e outro. Eles colidem, abraçam, perdem seu balanço, e batem agora na parede, onde eles ficam. Apertados em um só. Indivisíveis.Uma pancada de ciúmes me ataca. Não por qualquer um deles, Finnick ou Annie, mas por eles certamente. Ninguém que os viu poderia duvidar de seu amor.Boggs, parecendo um pouco mais cansado, mas ileso, encontra Haymitch e eu.— Nós tiramos todos eles. Exceto Enobaria. Mas como ela é do Dois, duvidamos que ela esteja influenciada de qualquer maneira. Peeta está no fim do saguão. Os efeitos do gás estão enfraquecendo. Você deve estar lá quando ele acordar.Peeta.Vivo e bem – talvez não bem, mas vivo e aqui. Longe de Snow. Salvo. Aqui. Comigo. Em um minuto eu posso tocar ele. Ver seu sorriso. Escutar sua risada.Haymitch está sorrindo para mim.— Venha, então — ele diz.Eu estou com tontura. O que irei dizer? Oh, quem se importa com o que eu diga? Peeta ficará extasiado, não importa o que eu faça. Ele irá provavelmente me beijar de qualquer forma. Eu me surpreenderia se sentisse como aqueles últimos beijos na praia na arena, os únicos que eu não tive coragem de me deixar considerar até esse momento.Peeta já está acordando, sentando no lado de sua cama, parecendo confuso, com um trio de médicos o tranquilizando, lampejando luzes em seus olhos, checando seu pulso. Estou frustrada por não ter sido o primeiro rosto que ele viu quando acordou, mas ele me vê agora. Sua feição registra incredulidade e alguma coisa mais intensa que eu não posso exatamente localizar. Desejo? Desespero? Sem dúvida ambos, para ele empurrar os médicos de lado, pular de pé e se mover em minha direção. Eu corro ao encontro dele, meus braços estendidos para abraçá-lo. Suas mãos estão me alcançando, também, para acariciar minha face, eu penso.Meus lábios estão justamente formando seu nome quando seus dedos se fecham em volta da minha garganta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário