quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A esperança - capitulo 16





Sempre.Na decadência da morfina, Peeta murmura a palavra e eu vou procurando por ele. Esse é um mundo levemente colorido de violeta, sem nenhum canto difícil, e muitos lugares para se esconder. Eu empurro através de barreiras de nuvens, seguindo fracos rastros, pegando o aroma de canela, dos grãos. Uma vez eu senti sua mão em minha bochecha e tentei pegá-la, mas ela se dissolveu como névoa através de meus dedos.Quando finalmente comecei a emergir dentro da estéril sala do hospital no 13, eu recordo. Eu estava sob influência do xarope do sono. Meu calcanhar esteve depois que escalei um ramo sobre a cerca elétrica e desci de volta no 12. Peeta tinha me colocado na cama e eu tinha pedido para ele permanecer comigo enquanto eu estava apagando. Ele murmurou alguma coisa que eu não pude pegar completamente. Mas alguma parte do meu cérebro pegou sua simples palavra de resposta e permitiu isso deslizar para cima através dos meus sonhos para me insultar agora.Sempre.A morfina torna todas as emoções extremas, em vez de um golpe de tristeza, eu meramente sinto um vazio. Um vale de morte onde flores costumavam crescer. Infelizmente, não há o bastante da droga restando em minhas veias para eu ignorar a dor no lado esquerdo do meu corpo. É onde a bala acertou. Minhas mãos se atrapalham sobre a grossa bandagem envolvendo minhas costelas e eu me pergunto o que estou fazendo aqui.Não foi ele, o homem ajoelhado na minha frente na praça, aquele queimado da Noz. Ele não puxou o gatilho. Foi alguém mais longe na multidão. Tinha menos sensação de penetração do que sentir que eu tinha sido tocada com uma marreta. Tudo depois do momento do impacto está confusamente permeado com fogo de artilharia. Eu tento sentar, mas a única coisa que consigo é um gemido.A cortina branca que divide a minha cama para o próximo paciente está enrolada para trás, e Johanna Mason me encara. No início eu me sinto ameaçada, porque ela me atacou na arena. Tenho que me lembrar que ela fez isso pra salvar minha vida. Foi parte da conspiração rebelde. Mas isso não significa que ela não me menospreza. Talvez seu tratamento para comigo fosse uma atuação para a Capital?— Eu estou viva — digo grosseiramente.— Não caçoe, desmiolada — Johanna caminha e dá um baque na minha cama, enviando pontadas de dor penetrante através do meu peito.Quando ela sorri para meu desconforto, sei que nós não estamos aqui para alguma animada reunião de cena.— Continua um pouco dolorido?Com uma mão perita, ela rapidamente desliga o gotejamento de morfina do meu braço e pluga em um tubo pendurado em um gancho dela mesma.— Eles começaram cortando meu suprimento uns poucos dias atrás. Receosos de que eu esteja indo me tornar um daqueles bizarros do 6. Eu tenho pegado emprestado de você quando não tem ninguém por perto. Não que você tenha objetado.Objetado? Como eu poderia objetar quando ela quase foi torturada até a morte por Snow depois do Massacre Quaternário? Eu não tenho direito de objetar, e ela sabe disso.Johanna suspira quando a morfina entra em sua circulação sanguínea.— Talvez eles fossem cientes de alguma coisa no 6. Se drogar e pintar flores sobre seu corpo. Nada semelhante a uma vida ruim. Parecem mais felizes que o resto de nós, de qualquer forma.Nas semanas desde que eu parti do 13, ela ganhou algum peso de volta. Um fino cabelo está brotando de sua cabeça raspada, ajudando a cobrir algumas das cicatrizes. Mas se ela está tirando minha morfina, está se esforçando.— Eles buscaram esse médico de cabeça que vem todo dia. Supostamente para me ajudar a me recuperar. Como um rapaz que gasta sua vida em uma toca de coelho vai me consertar. Completo idiota. Pelo menos vinte vezes na sessão ele me recorda de que estou totalmente segura.Eu manejo um sorriso. Essa é verdadeiramente uma coisa estúpida a se dizer, especialmente para um vitorioso. Como se dessa maneira um estado de vida sempre existisse, em qualquer lugar, para qualquer um.— Que tal você, Mockingjay? Você se sente totalmente segura?— Oh, sim. Certamente até eu ganhar um tiro.— Por favor. Aquela bala nunca tocou você. Cinna cuidou disso — ela disse.Eu penso nas camadas de armadura protegendo meu traje Mockingjay. Mas a dor vem de algum lugar.— Costelas quebradas?— Nem mesmo isso. Contusões consideravelmente boas. O impacto rompeu seu baço. Eles não podem reparar isso. — Ela faz um gesto de desprezo com sua mão. — Não se preocupe, você não precisa de um. E se você precisasse, eles iriam achar um para você, não iriam? Está todo mundo trabalhando para manter você viva.— É por isso que você me odeia? — pergunto.— Em parte — ela admite. — Ciúme está certamente envolvido. Eu também acho que você é um pouco difícil de engolir. Com seu grudento drama romântico e sua atuação protetora-dos-desamparados. Só que isso não é uma atuação, o que faz você mais insuportável. Por favor, sinta-se livre para tomar isso pessoalmente.— Você deveria ter sido o Mockingjay. Ninguém teria que cochichar suas falas no seu ouvido — eu digo.— Verdade. Mas ninguém gostaria de mim.— Eles confiaram em você, entretanto. Para me tirar — eu a recordo. — E eles têm medo de você.— Aqui, talvez. Na Capital, você é a única de que eles têm medo agora.Gale aparece na entrada, e Johanna nitidamente se desengancha e me reata no gotejamento de morfina.— Seu primo não tem medo de mim — ela fala confidencialmente.Ela sai da minha cama depressa e atravessa para a porta, cutucando a perna de Gale com seu quadril quando ela passa por ele.— Tem, lindo?Nós podemos ouvi-la rir quando ela desaparece para fora do saguão.Eu levanto minhas sobrancelhas para ele quando ele pega minha mão.— Aterrorizado — ele responde.Eu rio, mas isso se torna um estremecimento.— Cuidado — ele afaga a minha bochecha enquanto a dor diminui. — Você tem que parar de correr direto para a encrenca.— Eu sei. Mas alguém explodiu uma montanha — respondo.Em vez de recuar, ele se inclina para perto, examinando meu rosto.— Você pensa que eu sou cruel.— Eu sei que você não é. Mas não vou dizer que você estava certo.Agora ele recua, quase impacientemente.— Katniss, que diferença há, realmente, entre esmagar seu inimigo em uma mina ou explodi-los para o céu com uma das setas de Beetee? O resultado é o mesmo.— Eu não sei. Nós estávamos sob ataque no 8, em primeiro lugar. O hospital estava sob ataque.— Sim, e aqueles aerobarcos vieram do distrito 2 — ele diz. — Assim, por dizer, nós prevenimos futuros ataques.— Mas que tipo de pensamento... você poderia tornar isso em argumento para assassinar de qualquer um em qualquer tempo. Você poderia justificar enviar crianças para os Jogos Vorazes para prevenir que os distritos saiam da linha.— Eu não acredito nisso.— Eu acredito — replico. — Deve ser por causa dessas viagens para a arena.— Excelente. Nós sabemos como discordar. Nós sempre soubemos. Talvez isso seja bom. Entre você e eu, nós ganhamos o distrito 2 agora.— Realmente?Por um momento um sentimento de triunfo queima dentro de mim. Então eu penso nas pessoas da praça.— Lutando depois que eu fui atingida?— Não muito. Os trabalhadores da Noz se voltaram contra os soldados da Capital. Os rebeldes somente sentaram e assistiram — ele me conta. — Atualmente todo o país só senta e assiste.— Bem, isso é o que eles fazem de melhor.Você teria pensado que perder um órgão essencial te habilitaria a repousar por várias semanas, mas por alguma razão, meus médicos precisaram me levantar e me mover quase imediatamente. Mesmo com morfina, a dor interna é rigorosa nos primeiros dias, mas então ela diminui consideravelmente. A sensibilidade da contusão na costela, de qualquer modo, promete diminuir em algum tempo.Eu começo a me ressentir de Johanna tirando meu suprimento de morfina, mas deixo-a pegar tudo o que ela deseja.Rumores da minha morte têm corrido desenfreadamente, então eles enviam um time para me filmar na cama do hospital. Eu exibo meus pontos e contusões comoventes e congratulo os distritos pela sua bem sucedida batalha pela união. Então advirto a Capital para nos aguardar em breve.Como parte da minha reabilitação, faço curtos passeios acima do solo cada dia. Numa tarde, Plutarco se junta a mim e me dá uma atualização da situação corrente. Agora que o Distrito 2 se aliou conosco, os rebeldes estão pegando um descanso da guerra para reagrupar. Fortificando os suprimentos das linhas, considerando os feridos, reorganizando suas tropas.A Capital, como o 13 durante os Dias Negros, se encontrou completamente cortada de ajuda exterior enquanto paira a ameaça de ataque nuclear sobre seus inimigos. Diferente do 13, a Capital não está em posição de se reinventar e ser autossuficiente.— Oh, a cidade pode ser capaz de se apertar por um tempo — diz Plutarco. — Certamente há suplementos de emergência estocados. Mas a significante diferença entre o 13 e a Capital são as expectativas da população. O 13 foi acostumado à miséria, considerando que na Capital tudo que eles conhecem é Panem et Circenses.— O que é isso? — Eu identifico Panem, é claro, mas o resto é absurdo.— Esse é um ditado de milhares de anos atrás, escrito em uma linguagem chamada Latim de um lugar chamado Roma — ele explica. — Panem et Circenses se traduz para “Pão e Circo”. O escritor estava falando que em retorno de abundantes estômagos cheios e entretenimento, as pessoas têm que desistir de suas responsabilidades políticas e em consequência de seu controle.Eu penso sobre a Capital. O excesso de comida. E o insuperável entretenimento. Os Jogos Vorazes.— Então é para isso que os distritos servem. Para providenciar pão e circo.— Sim. E por tanto tempo isso se mantêm rolando, a Capital pode controlar esse seu pequeno império. Agora, não há como prover nada, pelo menos no padrão que as pessoas estão acostumadas — diz Plutarco. — Nós temos a comida e eu estou quase para orquestrar um Propos de entretenimento que sem duvida será popular. Depois de tudo, todos amam um casamento.Eu congelo em meu caminho, enjoada com a ideia que ele está sugerindo. De algum modo, a encenação muito perversa de um casamento entre Peeta e eu. Eu não tenho sido capaz de encarar isso pelo espelho unilateral desde que voltei e, ao meu próprio pedido, somente recebi atualizações sobre a condição de Peeta através de Haymitch. Ele falou muito pouco sobre isso. Diferentes técnicas estão sendo tentadas. Nunca foi verdadeiramente um caminho para curá-lo. E agora eles me querem para casar com Peeta para um Propos?Plutarco se precipita para me tranquilizar.— Oh, não, Katniss. Não seu casamento. Finnick e Annie. Todos vocês precisam aparecer e fingir estarem felizes por eles.— Essa é uma das poucas coisas que eu não teria que fingir, Plutarco — falo para ele.Os próximos poucos dias trazem uma agitação de atividades enquanto o evento é planejado. A diferença entre a Capital e o 13 está posta na distinta assistência para o evento.Quando Coin diz “Casamento”, ela quer dizer duas pessoas assinado um pedaço de papel e sendo designadas para um novo compartimento.Plutarco quer dizer centenas de pessoas vestidas elegantemente para três dias de celebração. É divertido observá-los pechinchar sobre os detalhes. Plutarco tem lutado por cada convidado, cada nota musical. Depois que Coin vetou um jantar, entretenimento e álcool, Plutarco gritou:— Qual o motivo do Propos se ninguém tiver qualquer divertimento?É difícil atribuir um Gamemaker a um orçamento. Mas mesmo uma tranquila celebração causa uma agitação no 13, onde eles parecem não ter feriados para todos. Quando é anunciado que crianças são necessitadas para cantar a musica de casamento do distrito 4, praticamente todas as crianças aparecem. Não há falta de voluntários para ajudar a fazer decorações. No saguão de jantar, pessoas conversam excitadamente sobre o evento.Talvez seja mais do que a festividade. Talvez nós todos estejamos desejando que alguma coisa boa aconteça para que nós nos sentíssemos parte disso. Isso explicaria porque quando Plutarco teve um ataque sobre o que a noiva iria usar, eu me ofereci para levar Annie de volta para minha casa no 12, onde Cinna abandonou uma variedade de trajes de noite em um grande estoque no closet no andar de baixo. Todos os vestidos de casamento que ele designou para mim voltaram à Capital, mas havia muitos vestidos que usei no tour da vitória.Estou um pouco desconfiada sobre estar com Annie desde que tudo que eu realmente sei sobre ela é que Finnick a ama e todo mundo acha que ela é louca. No percurso do aerobarco, decido que ela é menos louca do que insegura. Ela ria em estranhos pontos na conversa ou se desligou distraidamente. Seus olhos verdes se fixam em um ponto com tal intensidade que você se encontra tentando distinguir o que ela encontra no ar vazio. Às vezes, por nenhuma razão, ela pressiona ambas as suas mãos sobre suas orelhas como se para bloquear um doloroso som. Tudo bem, ela é estranha, mas se Finnick a ama, isso é bom o bastante para mim.Eu ganho permissão para minha equipe de preparação vir junto, assim estou aliviada de ter que fazer qualquer decisão de moda. Quando abro o closet, todos caímos no silêncio porque a presença de Cinna é muito forte no fluxo dos tecidos. Então Octavia cai em seus joelhos, esfregando a bainha de uma saia contra sua bochecha, e se rompe em lágrimas.— Isso foi há tanto tempo — ela ofega — desde que vi qualquer coisa bonita.Apesar das restrições do lado de Coin que é excessivamente exagerada, e no lado de Plutarco que é excessivamente banal, o casamento será um golpe de sucesso. As três centenas de convidados afortunados do 13 e a multidão de refugiados vestirão suas roupas diárias, as decorações estão sendo feitas de folhagens de outono, a musica será fornecida por um coro de crianças acompanhadas por um solitário violinista que se garantiu fora do 12 com seu instrumento.Assim, será simples, econômico para os padrões da Capital. Não será importante porque ninguém pode competir com a beleza do casal. Não é sobre sua elegância emprestada – Annie usará um vestido de seda verde que usei no 5, Finnick um dos ternos de Peeta que eles reformaram – apesar de que as roupas estão notáveis. Quem pode olhar além dos rostos radiantes de duas pessoas para quem esse dia foi uma vez praticamente impossível?Dalton, o sujeito do 10, conduz a cerimônia, desde que é similar àquela usada em seu distrito. Mas não há um único vestígio do Distrito 4. Uma rede é montada sobre um longo gramado que o casal cobrirá no percurso de seus votos, tocando cada lado com água salgada, e a antiga musica de casamento, que compara o casamento com uma viagem no mar.Não, eu não preciso fingir estar feliz por eles.Depois do beijo que sela a união, a alegria e o brinde com cidra de maçã, o violinista começa a tocar uma cantiga que volta a cabeça de todos do 12. Nós podemos ter sido o menor, o mais pobre distrito de Panem, mas nós sabemos como dançar.Ninguém oficialmente planejou esse ponto, mas Plutarco, que está invocando o Propos da sala de controle, deve estar com seus dedos cruzados. Confiante o suficiente, Greasy Sae pega Gale pela mão e o puxa para o centro do piso e encara para fora com ele. Pessoas emanam para se juntar a eles, formando duas longas linhas, e a dança começa.Eu estou parada fora na margem, aplaudindo no ritmo, quando uma mão ossuda me belisca sobre o cotovelo. Johanna franze a testa para mim.— Você está deixando escapar a chance de deixar Snow ver você dançando?Ela está certa. O que poderia substituir o estrondoso triunfo de um Mockingjay feliz rodopiando ao redor da música?Eu acho Prim na multidão. Desde o inverno passado nós não nos demos um pouco de tempo para praticar, somos na verdade boas parceiras. Eu fujo do assunto sobre minhas costelas e nós pegamos nossos lugares na linha. Isso dói, mas a satisfação de ter Snow me assistindo dançar com minha pequena irmã reduz os outros sentimentos para pó.Dançar nos transforma. Nós ensinamos os passos para os convidados do Distrito 13. Insistimos em um número especial para a noiva e o noivo. Juntamos as mãos e fazemos um círculo gigante que gira onde pessoas mostram seus passos.Nada simples, alegre, ou divertido tem acontecido há um longo tempo. Poderia ir tudo certo se não pelo último evento planejado no Propos de Plutarco. Um que eu não tinha ouvido, mas então deveria ser uma surpresa.Quatro pessoas tiram de uma sala lateral um imenso bolo de casamento. A maioria dos convidados se move para trás, abrindo caminho para essa raridade, essa deslumbrante criação com azul-verde, a parte de cima branca com camadas de glacê de ondas nadando com peixes e veleiros, focas e flores do mar. Mas eu empurro meu caminho através da multidão para confirmar o que eu sei no primeiro olhar. Tão sem duvida que os bordados costurados no vestido de Annie foram feitos pelas mãos de Cinna, quanto as flores crestadas no bolo foram feitas por Peeta.Essa pode parecer como uma pequena coisa, mas isso diz muito. Haymitch tem guardado uma grande parte de mim. O garoto que eu vi antes, gritando suas ideias para fora, tentando correr livre de suas restrições, não pode ter feito isso. Nunca teria tido o foco, mantido suas mãos firmes, desenhado alguma coisa tão perfeita para Finnick e Annie. Como se antecipando minha reação, Haymitch está do meu lado.— Vamos conversar — ele diz.Fora do saguão, longe das câmeras, eu pergunto:— O que está acontecendo com ele?Haymitch sacode sua cabeça.— Eu não sei. Nenhum de nós sabe. Às vezes ele está perto de racional, e então, por nenhuma razão, ele se perde de novo. Fazer o bolo foi uma terapia. Ele está trabalhando nisso por dias. Observando... ele parece quase como antes.— Então ele está dando passeios no lugar? — eu pergunto.A ideia me faz nervosa em cinco diferentes níveis.— Oh, não. Ele fez a cobertura de glacê sob guarda pesada. Ele está sob chave e fechadura. Mas eu tenho falado com ele — Haymitch diz.— Cara-a-cara? — eu pergunto. — E ele não esteve louco?— Não. Bastante irado comigo, mas por razões certas. Não falo com ele sobre conspiração rebelde e coisas semelhantes — Haymitch pausa um momento, como se decidindo dizer alguma coisa. — Ele diz que gostaria de ver você.Eu estou sobre um veleiro de glacê, sacudindo em volta das ondas verde-azuladas, o convés inconstante abaixo dos meus pés. Minhas palmas firmadas contra as paredes para me firmar. Isso não foi parte do plano. Eu escrevi para Peeta do 2. Naquele tempo, eu estava indo para a Capital, matar Snow e sair fora. O tiro foi somente um recuo temporário. Nunca pretendi ouvir as palavras Ele diz que gostaria de ver você. Mas agora que ouvi, não há modo de recusar.À meia-noite, estou parada fora da porta de sua cela. Sala do hospital. Eu tenho que aguardar que Plutarco finalize todo o casamento, o que, apesar dele necessitar do que ele chama de algazarra, ele está satisfeito.— A melhor coisa sobre a Capital basicamente ignorar o 12 em todos esses anos é que suas pessoas têm um pouco de espontaneidade. A audiência devora isso. Como quando Peeta anunciou que te amava ou você fez o truque com as bagas. Faz uma boa televisão.Eu queria poder encontrar com Peeta privadamente. Mas os médicos espectadores estão reunidos atrás do vidro unilateral, pranchetas preparadas, canetas posicionadas. Quando Haymitch me dá um Ok em meu fone de ouvido, eu lentamente abro a porta.Aqueles olhos azuis se fecham sobre mim instantaneamente. Ele tem três restrições em cada braço, e um tubo que pode administrar uma droga nocauteadora somente no caso dele perder o controle. Ele não está lutando para se livrar, entretanto, somente me observando com o cauteloso olhar de alguém que não está excluindo a possibilidade de estar na presença de uma mutação. Eu caminho até que estou parada a quase um metro da cama. Não há nada para fazer com minhas mãos, então cruzo meus braços sobre minhas costelas antes de falar.— Hey!— Hey — ele responde.É como a sua voz, perto de sua voz, exceto que há alguma coisa nova nela. Uma beirada de dúvida e repreensão.— Haymitch disse que você precisava falar comigo — eu digo.— Olhar para você, para começar.É como se ele estivesse esperando que eu me transformasse em um lobo babão hibrido diretamente ante seus olhos. Ele olha fixo tanto tempo que eu me encontro lançando olhares furtivamente para espelho unilateral, esperando por alguma direção de Haymitch, mas meu fone de ouvido permanece silencioso.— Você não é muito grande, não é? Ou particularmente bonita?Eu sei que ele passou pelo inferno e voltou, e ainda assim a observação me irrita.— Bem, você já pareceu melhor.O conselho de Haymitch para recuar é abafado pela risada de Peeta.— E nem mesmo remotamente bondosa. Para me dizer isso depois de tudo pelo que passei.— Sim. Nós todos estivemos atravessando por algo. E você é quem era conhecido por ser bondoso. Não eu.Eu estou sendo injusta. Eu não sei por que me sinto tão defensiva. Ele foi torturado! Ele foi assaltado! O que é injusto para mim? De repente penso que posso estar falando alto com ele – eu não estou sempre certa sobre o que – então decido sair disso.— Olhe, eu não me sinto tão bem. Talvez eu decida visitar amanhã.Eu estava justamente atingindo a porta quando sua voz me para.— Katniss. Eu me lembro sobre o pão.O pão. Nosso único momento de real conexão antes dos Jogos Vorazes.— Eles te mostraram a gravação de mim falando sobre isso — eu digo.— Não. Há uma gravação de você falando sobre isso? Por que a Capital não usou isso contra mim? — ele pergunta.— Eu fiz no dia que você foi resgatado — respondo.A dor no meu peito se abriga em volta das minhas costelas como um mau hábito. A dança foi equivocada.— Então o que você recorda?— Você. Na chuva — ele diz suavemente. — Buscando na nossa lixeira. Queimando o pão. Minha mãe batendo em mim. Levando o pão para o porco, mas dando-o para você em vez disso.— É isso. Isso foi o que aconteceu. No dia seguinte, depois da escola, eu deveria agradecer você, mas eu não sabia como.— Nós estávamos do lado de fora no fim do dia. Queria que você olhasse para mim. Você olhou para o outro lado. E então... por alguma razão, pensei que você apanhou um dente-de-leão.Eu aceno. Ele acabou recordando. Eu nunca tinha falado sobre aquele momento em voz alta.— Eu devo ter amado você um bocado.— Você amou.Minha voz prende e eu finjo tossir.— E você me amou? — ele pergunta.Eu mantenho meus olhos no chão ladrilhado.— Todos dizem que eu amei. Todos dizem que foi por isso que Snow torturou você. Para me arruinar.— Isso não é uma resposta — ele me fala. — Eu não sabia o que pensar quando eles me mostraram algumas das gravações. Naquela primeira arena, pareceu como se você tentasse me matar com aqueles teleguiadas.— Eu estava tentando matar todos vocês. Você tinha me posto em dificuldades.— Depois houve um pouco de beijos. Isso não pareceu muito genuíno de sua parte. Você gostou de me beijar? — ele pergunta.— Algumas vezes — admito. — Você sabe que pessoas estão nos assistindo agora?— Eu sei. E Gale? — ele continua.Minha raiva retorna. Eu não atento sobre sua recuperação – agora não é o negócio sobre as pessoas atrás do vidro.— Ele não é um mau beijador tampouco — digo abruptamente.— E isso estava ok com ambos de nós? Você beijando o outro? — ele pergunta.— Não. Isso não estava ok com qualquer um de vocês. Mas eu não estava pedindo suas permissões.Peeta ri novamente, com indiferença, descartadamente.— Bem, você é uma peça, não é?Haymitich não protesta quando eu caminho para fora. Desço o saguão. Através das colmeias de compartimentos. Acho um tubo de aquecimento para me esconder atrás de uma lavanderia. Toma um longo tempo antes de eu compreender porque estou tão arruinada. Quando compreendo, é perto de mortificante para admitir. Todos esses meses tomados por aceitar que Peeta pensava que eu era maravilhosa estão acabados. Finalmente, ele pode me ver como realmente sou. Violenta. Desconfiada. Manipuladora. Implacável.E eu o odeio por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário