quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A esperança - capitulo 25





Real ou não real?Estou pegando fogo. As bolas de fogo que eclodiram a partir do paraquedas disparados sobre as barricadas, através do ar nevado, pousaram no meio da multidão. Eu estava virando quando uma me pegou, correu a língua até a volta do meu corpo e me transformou em algo novo. Uma criatura tão insaciável como o sol.Um mutante de fogo conhece apenas uma única sensação: a agonia. Nenhuma visão, nenhum som, nenhum sentimento, exceto a queima incessante de carne. Talvez haja períodos de inconsciência, mas o que pode importar se eu não consigo encontrar refúgio neles? Eu sou a ave de Cinna, inflamada, voando freneticamente para escapar de algo inevitável. As penas em chamas que crescem a partir do meu corpo. Bater minhas asas somente ateia o incêndio. Eu me consumo, mas não tem fim.Finalmente, minhas asas começam a falhar, eu perco, altura e gravidade puxam-me em um mar de espuma da cor dos olhos de Finnick. Flutuo nas minhas costas, que continuam a queimar por baixo da água, mas a agonia acalma a dor. Quando estou à deriva, incapaz de navegar, é quando eles vêm. Os mortos.Os que eu amei voam como pássaros no céu aberto acima de mim. Sublime, trançando, chamando-me para me juntar a eles. Eu quero tanto segui-los, mas a água do mar satura as minhas asas, tornando impossível levantá-las. O que eu odeio é ter sido tomada pela água, horríveis coisas escamosas rasgam a minha carne salgada com dentes pontudos. Mordida novamente e novamente. Arrastando-me debaixo da superfície.O pequeno pássaro branco tingido de rosa mergulha para baixo, enterra suas garras no meu peito, e tenta me manter à tona.Não, Katniss! Não! Você não pode ir!Mas os que eu odeio estão vencendo, e se ela se agarra a mim, vai estar perdida também.Prim, solte!E finalmente ela faz.Nas profundezas da água, sou abandonada por todos. Há apenas o som da minha respiração, o enorme esforço que é preciso para tirar a água, empurrá-la para fora de meus pulmões. Eu quero parar, tento segurar minha respiração, mas o mar e sua força entram e saem contra a minha vontade.Deixe-me morrer. Deixe-me seguir os outros, peço ao que me prende aqui. Não há resposta.Presa por dias, anos, séculos talvez. Morta, mas não tenho permissão para morrer. Viva, mas tão boa como morta. Tão sozinha quanto ninguém, não importa quão abominável seria bem-vinda. Mas quando finalmente eu tenho um visitante, e é doce. Morfina. Correndo nas minhas veias, aliviando a dor, aliviando o meu corpo para que ele suba de volta para o ar e repouse novamente na espuma.Espuma. Eu realmente estou flutuando na espuma. Posso senti-la sob a ponta dos meus dedos, acariciando as partes do meu corpo nu. Há muita dor, mas também há algo parecido com a realidade. A lixa na minha garganta. O cheiro de queimado do remédio da primeira arena. O som da voz da minha mãe. Essas coisas me assustam, e tento voltar para o abismo para dar sentido a isso. Mas não há como voltar atrás. Aos poucos, sou forçada a aceitar quem sou. Uma menina gravemente queimada sem asas. Sem fogo. E sem irmã.No hospital branco deslumbrante da Capital, os médicos exercem a sua magia em mim. Vestindo minha crueza em folhas novas de pele. Convencendo as células a pensar que elas são minhas. Manipulando as partes do meu corpo, dobrando e esticando os membros para garantir um bom ajuste. Eu ouço uma e outra vez como eu sou sortuda. Meus olhos foram poupados. A maior parte do meu rosto foi poupado. Meus pulmões estão respondendo ao tratamento. Eu vou ser tão boa como nova.Quando a minha pele macia endurece o suficiente para suportar a pressão dos lençóis, mais visitantes chegam. A morfina abre as portas para os mortos e vivos igualmente. Haymitch, amarelo e sorridente. Cinna, costurando um vestido de casamento novo. Delly, tagarela sobre a bondade das pessoas. Meu pai canta as quatro estrofes de “A Árvore-forca” e lembra-me de que a minha mãe – que dorme em uma cadeira entre os turnos – não deve saber sobre isso.Um dia eu acordo com expectativas e sei que não serei autorizada a viver na minha terra de fantasias. Devo levar comida à boca. Mover os meus próprios músculos. Fazer meu caminho para o banheiro. A breve aparição de presidente Coin assente isso.— Não se preocupe — ela diz. — Salvei-o para você.A perplexidade dos médicos cresce mais porque eu sou incapaz de falar. Muitos testes são feitos, e enquanto não há danos nas minhas cordas vocais, que conte para eles. Finalmente, o Dr. Aurelius, um médico de cabeça, surge com a teoria de que eu me tornei uma Avox mental, e não física. Esse silêncio foi provocado por traumas emocionais. Embora tenham lhe apresentado uma centena de remédios propostos, ele diz-lhes para me deixar em paz.Eu não pergunto sobre alguém ou alguma coisa, mas as pessoas me trazem um fluxo constante de informações. Sobre a guerra: A Capital caiu no dia em que os paraquedas dispararam, presidente Coin lidera Panem agora, e as tropas foram enviadas para reprimir as pequenas bolsas remanescentes da resistência da Capital. Sobre Presidente Snow: Ele está sendo mantido preso, aguardando julgamento e mais certamente execução. Minha equipe de assassinato: Cressida e Pollux foram enviados para os distritos para cobrir os destroços da guerra. Gale, que levou dois tiros em uma tentativa de fuga, está limpando o Distrito 2 de Pacificadores. Peeta ainda na unidade de queimados. Ele chegou a Cidade Circular, afinal. Sobre minha família: Minha mãe enterra sua dor em seu trabalho.Não tendo nenhum trabalho, pesar me enterra. Tudo o que me faz continuar é a promessa de Coin. Que eu posso matar Snow. E quando isso for feito, nada restará.Eventualmente, sou liberada do hospital e recebo um quarto na mansão do presidente para compartilhar com minha mãe. Ela quase nunca está lá, fazendo suas refeições e dormindo no trabalho.Cabe à Haymitch me verificar, ter certeza de que estou comendo e usando os meus medicamentos. Não é uma tarefa fácil. Tomo meu velho hábito do Distrito 13. Vagueando não autorizadamente através da mansão. Dentro de quartos e escritórios, salões de festas e banheiros. Buscando estranhos e pequenos espaços escondidos. Um closet de peles. Um armário na biblioteca. Uma banheira muito esquecida em uma sala de móveis descartados.Meus locais são escuros e tranquilos e impossíveis de encontrar. Eu me enrolo, torno-me menor, tento desaparecer por completo. Envolta em silêncio, deslizo minha pulseira que diz mentalmente desorientada ao redor do meu pulso.Meu nome é Katniss Everdeen. Eu tenho 17 anos de idade. Minha casa é no Distrito 12. Não há nenhum distrito 12. Eu sou o Mockingjay. Derrubei a Capital abaixo. Presidente Snow. Ele matou minha irmã. Agora eu vou matá-lo. E então os Jogos Vorazes estarão acabados...Periodicamente, encontro-me de volta no meu quarto, sem saber se fui impulsionada por uma necessidade de morfina ou se Haymitch me desentocou. Eu como a comida, tomo o medicamento e é necessário me banhar.Não é a água que me incomoda, mas o espelho que reflete o meu corpo nu queimado por fogo mutante. Os enxertos de pele ainda mantêm uma coloração rosa-bebê recém-nascido. A pele danificada considerada recuperável, mas parece vermelha, quente e derretida em alguns lugares. Remendos do meu padrão próprio de branco pálido cintilante.Sou como uma colcha de retalhos de pele bizarra. Peças dos meus cabelos estavam chamuscados completamente, o resto foi cortado em comprimentos estranhos. Katniss Everdeen, a Garota em Chamas. Eu não teria muito cuidado, apenas a visão do meu corpo traz de volta a memória da dor. E por que eu estava com dor. E o que aconteceu apenas antes que a dor começou. E como assisti minha irmãzinha se tornar uma tocha humana.Fechar os olhos não ajuda. O fogo queima mais brilhante na escuridão.Dr. Aurelius aparece às vezes. Eu gosto dele porque ele não diz coisas estúpidas como que eu estou totalmente segura, ou que ele sabe que eu não posso ver isso, mas que eu vou ser feliz de novo um dia, ou mesmo que as coisas serão melhores em Panem agora. Ele apenas pergunta se quero conversar, e quando eu não respondo, ele cai no sono em sua cadeira. Na verdade, acho que suas visitas são em grande parte motivadas pela sua necessidade de um cochilo. O sistema funciona para nós dois.A hora se aproxima, embora eu não pudesse dar as exatas horas e os minutos. Presidente Snow foi julgado e considerado culpado, condenado a execução. Haymitch me diz, eu ouço falar de como eu me deixo levar pelos guardas nos corredores. Meu traje Mockingjay chega ao meu quarto. Também o meu arco, parecendo sem piores desgastes, mas sem a bainha de flechas. Porque foi danificada ou, mais provavelmente, porque eu não deveria ter armas. Eu vagamente me pergunto se eu deveria estar me preparando para o evento, de alguma forma, mas nada me vêm à mente.Uma tarde, após um longo período em um assento almofadado na janela atrás de uma tela pintada, saio e viro à esquerda em vez da direita. Encontro-me numa parte estranha da mansão, e logo perco o rumo. Ao contrário da área onde estou alojada, não parece haver ninguém por perto para perguntar. Eu gosto, no entanto. Gostaria de ter encontrado mais cedo. É tão calmo, com os tapetes grossos e pesadas tapeçarias que absorvem o som. Suavemente iluminado. Cores suaves. Pacíficas.Até que eu cheiro as rosas. Eu mergulho por trás de algumas cortinas, tremendo muito severamente para executar, enquanto aguardo as mutações. Por fim, percebo que não há mutação vindo. Então, o que eu cheiro? Rosas reais? Será que estou perto do jardim onde as coisas más crescem?Enquanto eu me arrasto pelo corredor, o cheiro se torna insuportável. Talvez não seja tão forte como as reais mutações, mais puro, porque não está competindo com o esgoto e explosivos. Eu viro uma esquina e encontro-me olhando para dois guardas surpresos. Não Pacificadores, é claro. Não há mais Pacificadores. Mas não os preparados soldados fardados de cinza do Distrito 13 também. Estes dois, um homem e uma mulher, vestem umas esfarrapadas roupas tecidas em conjunto dos rebeldes atuais. Ainda enfaixados e raquíticos, agora eles estão vigiando a porta para as rosas. Quando eu passo para entrar, as armas formam um X na minha frente.— Você não pode entrar, senhorita — diz o homem.— Soldado — a mulher corrige. — Você não pode entrar, Soldado Everdeen. Ordens da Presidente.Eu apenas fico ali pacientemente esperando por eles para abaixarem suas armas, para que eles entendam, sem que eu lhes diga, que por trás daquelas portas está algo que eu preciso. Apenas uma rosa. Uma única flor. Para colocar na lapela de Snow antes de eu matá-lo. Minha presença parece preocupar os guardas. Eles estão discutindo chamando Haymitch, quando uma mulher fala por trás de mim.— Deixem-na entrar.Eu conheço a voz, mas não posso identificá-la imediatamente. Não da Costura, e não do 13, definitivamente não da Capital. Viro minha cabeça e me encontro cara a cara com Paylor, a comandante do 8. Ela parece ainda mais perturbada do que estava no hospital, mas quem não está?— Na minha autoridade — diz Paylor. — Ela tem direito a qualquer coisa por trás daquela porta.Estes são seus soldados, não de Coin. Eles tiram suas armas sem questionar e me deixam passar.No final de um corredor curto, eu me empurro para além das portas de vidro e entro. Até agora o cheiro é tão forte que começa a amenizar, como se o meu nariz não mais pudesse absorver. O ar úmido se sente bem na minha pele quente. E as rosas são gloriosas. Fileiras após fileiras de flores suntuosas, no exuberante rosa, laranja do sol, e até mesmo de um azul pálido. Ando pelos corredores das plantas podadas com cuidado, olhando, mas não toco, porque aprendi de maneira severa o quão mortal estas belezas podem ser. Eu sei quando a encontro, a que coroa o topo de um arbusto delgado. Um broto branco magnífico apenas começando a se abrir. Eu puxo a minha manga esquerda sobre a minha mão para que minha pele não vá realmente tocá-la, pego um par de tesouras de poda, apenas posiciono-as no tronco, quando ele fala.— Essa é uma beleza.Minha mão se contrai, a tesoura fecha, cortando o caule.— As cores são lindas, é claro, mas nada diz perfeição como o branco.Eu ainda não consigo vê-lo, mas sua voz parece levantar-se de uma cama ao lado das rosas vermelhas. Delicadamente comprimindo o tronco do broto através do tecido da minha manga, movo-me lentamente ao virar a esquina e encontro-o sentado num banco contra a parede. Ele está bem preparado e muito bem vestido como sempre, mas sobrecarregado com algemas, amarras de tornozelo, dispositivos de rastreamento. Na luz brilhante, sua pele é de um verde pálido e doentio. Ele tem um lenço branco manchado com sangue fresco. Mesmo em seu estado deteriorado, com os olhos de cobra brilhantes e frios.— Eu estava esperando que você encontrasse seu caminho para meus aposentos.Seus aposentos. Invadi sua casa, da maneira como ele deslizou para a minha no ano passado, sibilando ameaças com seu hálito de sangue e rosas. Esta estufa é um dos seus quartos, talvez o seu favorito, talvez em tempos melhores que as plantas tendem a si mesmo. Mas agora é parte de sua prisão. É por isso que os guardas me pararam. E é por isso que Paylor deixou-me entrar.Eu supus que estaria garantido no calabouço mais profundo que a Capital tivesse para oferecer, não embalado no colo de luxo. No entanto, Coin o deixou aqui. Para criar um precedente, eu acho. Assim que, se no futuro ela cair em desgraça, seria entendido que os presidentes, mesmo os mais desprezíveis, recebem tratamento especial. Quem sabe, afinal, quando seu próprio poder pode desaparecer?— Há tantas coisas que devemos discutir, mas tenho a sensação de que sua visita será breve. Assim, as primeiras coisas primeiro.Ele começa a tossir, e quando ele tira o lenço de sua boca, ele está mais vermelho.— Eu queria dizer-lhe quão triste estou por sua irmã.Mesmo na minha condição, amortecida, drogada, isso envia uma pontada de dor por mim. Lembrando-me de que não há limites para a sua crueldade. E como ele vai para a sepultura tentando me destruir.— Tanto desperdício, tão desnecessário. Qualquer um poderia ver que o jogo tinha acabado nesse ponto. Na verdade, eu estava prestes a emitir uma rendição oficial, quando lançaram os paraquedas.Seus olhos estão grudados em mim, sem pestanejar, a fim de não perder um segundo da minha reação. Mas o que ele disse não faz sentido. Quando lançaram os paraquedas?— Bem, você realmente não achou que dei a ordem, não é? Esqueça o fato óbvio de que se eu tivesse um aerobarco trabalhando à minha disposição, eu teria usado-o para fazer uma fuga. Mas deixando isso de lado, o efeito poderia ter servido? Ambos sabemos que eu não estou acima de matar crianças, mas não sou um desperdiçador. Eu levo a vida por razões muito específicas. E não havia razão para eu destruir um cercado cheio de crianças da Capital. Nenhuma mesmo.Gostaria de saber se o encaixe da próxima tosse é encenado para que eu possa ter tempo para absorver suas palavras. Ele está mentindo. Claro, ele está mentindo. Mas há algo que luta para libertar-se da mentira também.— No entanto, devo admitir que foi uma jogada de mestre por parte de Coin. A ideia de que eu estava bombardeando nossas crianças indefesas instantaneamente quebrou qualquer aliança frágil que meu povo ainda sentia por mim. Não houve resistência real depois disso. Você sabia que foi ao ar ao vivo? Você pode ver a mão de Plutarco lá. E no paraquedas. Bem, é esse tipo de pensamento que você procura em um Gamemaker chefe, não é? — Snow toca levemente os cantos de sua boca. — Eu tenho certeza de que isso não foi projetado para sua irmã, mas essas coisas acontecem.Eu não estou com Snow agora. Estou de volta no 13, em Armamento Especial, com Gale e Beetee. Olhando para os projetos baseados nas armadilhas de Gale. Que se baseiam na compaixão humana. A primeira bomba matou as vítimas. A segunda, a equipe de resgate. Lembrando as palavras de Gale.Beetee e eu temos seguido o mesmo livro de regras que o Presidente Snow usou quando ele sequestrou Peeta.— A minha falha — continua Snow — foi ter demorado tanto a compreender o plano de Coin. Para deixar a Capital e Distritos destruírem um ao outro, e depois passar para tomar o poder com o 13 mal arranhado. Não se engane, ela tinha a intenção de pegar meu lugar desde o início. Eu não deveria estar surpreso. Afinal, ela tinha treze anos quando começou a rebelião que levou aos Dias Negros e, em seguida abandonaram o restante dos distritos quando a maré virou contra eles. Mas eu não estava observando Coin. Eu estava observando você, Mockingjay. E você estava me observando. Temo que ambos fomos tomados por tolos.Eu recuso que isso seja verdade. Há algumas coisas com as quais eu não consigo sobreviver. Eu pronuncio minhas primeiras palavras desde a morte da minha irmã.— Eu não acredito em você.Snow balança a cabeça com decepção.— Oh, minha querida Senhorita Everdeen. Pensei que tínhamos concordado em não mentir um para o outro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário