quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A esperança - capitulo 27






Na reação atordoada que se segue, eu estou ciente de um som. O riso de Snow. Um gorgolejar horrível, gargalhada acompanhada por uma erupção de sangue espumoso quando a tosse começa. Vejo-o dobrar para frente, lançando para fora a sua vida, até os guardas o bloquearem de minha visão.Quando os uniformes cinza começam a convergir em mim, penso em meu breve futuro presa como assassina da nova presidente de Panem. O interrogatório, provável tortura, certamente execução pública. Tendo, mais uma vez, que dizer o meu adeus final ao punhado de pessoas que ainda mantêm um poder sobre meu coração. A perspectiva de enfrentar a minha mãe, que agora estará totalmente sozinha no mundo, soluciona isso.— Boa noite — eu sussurro para o arco na mão e o sinto ir.Eu levanto o meu braço esquerdo e torço meu pescoço para arrancar a pílula na minha manga. Em vez disso, afundo meus dentes em carne. Puxo a cabeça para trás em confusão para me encontrar olhando nos olhos de Peeta, só que agora detêm o meu olhar. O sangue corre a partir das marcas de dentes na sua mão, presa em minha pílula.— Deixe-me ir! — eu rosno para ele, tentando arrancar meu braço de sua mão.— Não posso — ele diz.Quando eles me puxam para longe dele, sinto meu bolso rasgando de minha manga, vejo a queda do comprimido violeta profundamente no chão, assisto o último presente de Cinna começar ranger sobre a bota de um guarda. Transformo-me em um animal selvagem, chutando, arranhando, mordendo, fazendo tudo que posso para me libertar desta teia de mãos, enquanto a multidão me empurra para dentro.Os guardas me levantam acima da desordem, onde continuo a me agitar enquanto sou transportada sobre a superpopulação de pessoas. Eu começo a gritar por Gale. Eu não posso encontrá-lo no meio da multidão, mas ele vai saber o que eu quero. Um tiro limpo bom para acabar com tudo. Só que não há nenhuma seta, nenhuma bala.É possível que ele não possa me ver? Não. Acima de nós, nas telas gigantes colocadas ao redor da Cidade Circular, todos podem ver a coisa toda que está sendo jogado fora. Ele vê, ele sabe, mas ele não segue completamente. Assim como eu não fiz quando ele foi capturado. Pesarosas desculpas para caçadores e amigos. Ambos de nós.Eu estou por mim mesma.Na mansão, eles me algemam e vendam. Sou meio arrastada, meio transportada por longas passagens, subindo e descendo elevadores, e depositada em um chão acarpetado. As algemas são removidas e alguém bate a porta fechada atrás de mim. Quando eu empurro a venda, descubro que estou no meu antigo quarto no Centro de Treinamento. Aquele onde vivi durante esses últimos dias antes dos meus primeiros preciosos Jogos Vorazes e do Massacre Quaternário. A cama foi retirada para o colchão, armário está aberto, mostrando o vazio interior, mas eu conheço este quarto de qualquer forma.É uma luta para ficar de pé e retirar meu traje Mockingjay. Eu estou machucada e posso ter quebrado um dedo ou dois, mas é a minha pele que pagou mais caro por minha luta com os guardas. O novo material cor de rosa se desfez como papel de seda e se infiltrou no sangue através das células cultivadas em laboratório. Nenhum médico apareceu, no entanto, e como estou longe demais para me importar, rastejo para cima do colchão, esperando sangrar até à morte.Não tive essa sorte. Ao anoitecer, os coágulos sanguíneos deixam-me mais dura e ferida, mas viva e pegajosa. Eu me limpo no chuveiro e programo o mais suave ciclo que me lembro, livre de quaisquer sabões e produtos de cabelo, e agacho com o pulverizador quente, os cotovelos sobre os joelhos, a cabeça em minhas mãos.Meu nome é Katniss Everdeen. Por que não estou morta? Eu deveria estar morta. Seria melhor para todos se eu estivesse morta...Quando eu saio sobre o capacho, o ar quente cozinha minha pele seca danificada. Não há nada limpo para vestir. Nem mesmo uma toalha para embrulhar em torno de mim. De volta à sala, descubro que o traje Mockingjay desapareceu. Em seu lugar, está um roupão de papel. A refeição foi enviada a partir da cozinha misteriosa com um recipiente de minha medicação para a sobremesa. Eu vou em frente e como a comida, tomo os comprimidos, esfrego o remédio na minha pele. Preciso me concentrar agora em uma maneira de suicídio.Eu me enrolo de volta no colchão sangrento, não com frio, mas me sentindo tão nua, com apenas o papel para cobrir a minha carne macia. Saltar para a minha morte não é uma opção – a janela de vidro deve ter trinta centímetros de espessura. Eu posso fazer um laço excelente, mas não há nada para me enforcar. É possível que eu possa acumular as minhas pílulas e em seguida, me nocautear com uma dose letal, só que eu tenho certeza que estou sendo vigiada o tempo todo.Por tudo que sei, estou na televisão ao vivo, neste exato momento, enquanto os comentaristas tentam analisar o que poderia ter me motivado a matar Coin. A vigilância torna quase impossível qualquer tentativa de suicídio. Levar a minha vida é privilégio da Capital. Mais uma vez.O que eu posso fazer é desistir. Eu decido deitar na cama sem comer, beber ou tomar a minha medicação. Eu poderia fazer isso também. Basta morrer. Se não fosse pela retirada da morfina. Não pouco a pouco, como no hospital no 13, mas com abstinência. Eu devo ter tido uma dose bastante grande porque quando a necessidade me atinge, acompanhada de tremores e dores, e do insuportável frio, minha determinação é esmagada como uma casca de ovo.Eu estou em meus joelhos, limpando o tapete com as minhas unhas para encontrar as preciosas pílulas que joguei fora em um forte momento. Eu revejo meu plano de suicídio para a morte lenta por morfina. Eu me tornarei um saco amarelo de pele dos ossos, com os olhos enormes. Estou há um par de dias no plano, fazendo um bom progresso, quando algo inesperado acontece.Eu começo a cantar. Na janela, no chuveiro, no meu sono. Hora após hora de baladas, canções de amor, cantigas da montanha. Todas as músicas que meu pai me ensinou antes de morrer, pois certamente houve muito pouca música em minha vida desde então. O que é surpreendente é como claramente me lembro delas. As melodias, as letras. Minha voz, em primeiro lugar bruta e quebrando sobre as notas altas, se aquece em algo esplêndido. Uma voz que faria os mockingjays se calarem e depois caírem sobre si para juntar-se. Os dias passam, semanas. Eu vejo a neve cair sobre a borda fora da minha janela. E em todo esse tempo, a minha é a única voz que ouço.O que eles estão fazendo, afinal? Qual é a demora lá fora? Quão difícil pode ser para organizar a execução de uma garota assassina? Eu continuo com a minha própria aniquilação. Meu corpo está mais fino do que jamais foi e minha batalha contra a fome é tão forte que às vezes a parte animal de mim cede à tentação do pão com manteiga ou carne assada. Mas ainda assim, estou ganhando.Por alguns dias eu me sinto muito mal e acho que posso estar finalmente viajando para fora da vida, quando percebo que meus comprimidos de morfina estão encolhendo. Eles estão tentando me desacostumar lentamente, tirando a coisa. Mas por quê? Certamente um Mockingjay drogado vai ser mais fácil de eliminar na frente de uma multidão. E então um pensamento terrível me atinge: E se eles não vão me matar? E se eles têm mais planos para mim? Uma nova forma de me refazer, treinar e me usar?Eu não vou fazê-lo. Se não posso me matar neste quarto, vou pegar a primeira oportunidade fora dele para terminar o trabalho. Eles podem engordar-me. Podem dar-me um corpo inteiramente polido, me vestir e me fazer bonita novamente. Eles podem projetar armas notáveis que ganham vida em minhas mãos, mas eles nunca mais vão fazer lavagem cerebral em mim na necessidade de me usarem. Eu não sinto mais qualquer fidelidade a estes monstros chamados seres humanos, desprezo ser um eu mesma.Acho que Peeta estava ciente de algo sobre nós destruirmos uns aos outros e deixarmos alguma espécie digna assumir. Porque algo está errado de forma significativa quando uma criatura que sacrifica a vida de seus filhos para resolver suas diferenças. Você pode interpretar como quiser. Snow achava que os Jogos Vorazes foram um meio eficiente de controle. Coin pensava que os paraquedas iriam acelerar a guerra. Mas no fim, quem se beneficiou disso? Ninguém. A verdade é que não beneficia ninguém viver em um mundo onde estas coisas acontecem.Após dois dias deitada no meu colchão sem nenhuma tentativa de comer, beber ou mesmo tomar um comprimido de morfina, a porta do meu quarto se abre. Alguém cruza ao redor da cama no meu campo de visão. Haymitch.— O julgamento acabou — ele diz. — Venha. Nós estamos indo para casa.Casa? Sobre o que ele está falando? Minha casa se foi. E mesmo se fosse possível ir para esse lugar imaginário, eu estou fraca demais para me mover. Estranhos aparecem. Me hidratam e me alimentam. Me banham e me vestem. Um me levanta como uma boneca de pano e me leva até o telhado, em um aerobarco, e me prende em um banco. Haymitch e Plutarco sentam em minha frente. Em alguns momentos, estamos no ar.Eu nunca vi Plutarco de bom humor. Ele está positivamente brilhante.— Você deve ter um milhão de perguntas!Quando eu não respondo, ele as responde de qualquer maneira.Depois que eu atirei em Coin, houve um pandemônio. Quando o tumulto cessou, eles descobriram o corpo de Snow, ainda amarrado ao poste. As opiniões divergem sobre se ele morreu sufocado enquanto ria ou se foi esmagado pela multidão. Ninguém prestou atenção.Uma eleição de emergência foi lançada em conjunto e Paylor foi eleita como presidente. Plutarco foi nomeado secretário de comunicações, o que significa que ele define a programação das transmissões. O primeiro grande evento televisionado foi o meu julgamento, no qual ele também foi uma testemunha da estrela. Em minha defesa, é claro. Embora a maioria do crédito para a minha exoneração deve ser dada ao Dr. Aurélius, que, aparentemente, ganhou seus cochilos por apresentar-me como uma louca desesperada, em estado de choque.Uma condição para a minha versão é que vou continuar sob os seus cuidados, embora terá que ser por telefone porque ele nunca iria viver em um lugar abandonado, como o Distrito 12, e eu estou confinada lá até novo aviso. A verdade é que ninguém sabe exatamente o que fazer comigo agora que a guerra acabou, mas se alguma outra surgir, Plutarco está certo de que eles poderiam encontrar um papel para mim. Em seguida, Plutarco dá uma boa risada. Nunca parece incomodá-lo quando ninguém mais aprecia suas piadas.— Você está se preparando para outra guerra, Plutarco? — eu pergunto.— Oh, não agora. Agora estamos no período doce onde todos concordam que os nossos horrores recentes não devem ser repetidos. Mas o pensamento coletivo é geralmente de curta duração. Nós somos volúveis, seres estúpidos com memória fraca e um grande talento para a autodestruição. Embora quem sabe? Talvez seja agora, Katniss.— O quê? — pergunto.— A vez que a paz seja duradoura. Talvez estejamos assistindo a uma evolução da raça humana. Pense sobre isso.E então ele me pergunta se eu gostaria de realizar um novo programa de canções, que será lançado em poucas semanas. Algo otimista seria bom. Ele vai mandar a equipe para a minha casa.Pousamos brevemente no Distrito 3 e deixamos Plutarco. Ele está se encontrando com Beetee para atualizar a tecnologia do sistema de transmissão. Suas palavras de despedida para mim são:— Não seja uma estranha.Quando estamos de volta entre as nuvens, eu olho para Haymitch.— Então, porque você vai voltar para o Doze?— Não consigo encontrar um lugar qualquer para mim na Capital.No início, eu não questiono isso. Mas as dúvidas começam a rastejar. Haymitch não assassinou ninguém. Ele poderia ir a qualquer lugar. Se ele está voltando ao 12, é porque ele foi ordenado.— Você tem que cuidar de mim, não é? Como meu mentor?Ele dá de ombros. Então eu percebo o que isso significa.— A minha mãe não vai voltar.— Não.Ele puxa um envelope do bolso da jaqueta e passa para mim. Eu examino a delicada, perfeita forma de escrita.— Ela está ajudando a iniciar um hospital no distrito Quatro. Ela quer que você ligue assim que chegarmos.Meus dedos traçam de uma só vez as graciosas letras.— Você sabe por que ela não pôde voltar.Sim, eu sei o porquê. Porque entre meu pai e Prim e as cinzas, o lugar é doloroso demais para suportar. Mas, aparentemente, não para mim.— Quer saber quem mais não vai estar lá?— Não — eu digo. — Eu quero ser surpreendida.Como um bom mentor, Haymitch me faz comer um sanduíche e depois finge que acredita que estou dormindo pelo resto da viagem. Ele se ocupa passando por todos os compartimentos do aerobarco, encontrando licor e recolhendo-o em sua bolsa. É noite quando descemos no verde da Vila dos Vitoriosos. Metade das casas tem luzes nas janelas, incluindo a de Haymitch e a minha. Não a de Peeta. Alguém acendeu um fogo na minha cozinha. Eu sento na cadeira de balanço, segurando a carta de minha mãe.— Bem, vejo você amanhã — diz Haymitch.Enquanto o tilintar de seu saco de garrafas de bebida desaparece, eu sussurro:— Eu duvido.Eu sou incapaz de me mover da cadeira. O resto da casa parece frio, vazio e escuro. Puxo um xale velho sobre meu corpo e vejo as chamas. Eu encontro o sono, porque a próxima coisa que eu sei é que é de manhã e Greasy Sae está fazendo barulho em volta do fogão. Ela me faz ovos e torradas e fica lá até que eu tenha comido tudo.Nós não falamos muito. Sua neta, que vive em seu próprio mundo, pega uma bola azul brilhante dos fios da cesta de tricô da minha mãe. Greasy Sae diz-lhe para colocá-la de volta, mas eu digo que ela pode pegar. Ninguém nesta casa pode mais tricotar.Depois do café da manhã, Greasy Sae lava os pratos e parte, mas ela volta na hora do jantar para me fazer comer novamente. Eu não sei se ela está apenas sendo uma boa vizinha ou se está na folha de pagamento do governo, mas ela aparece duas vezes por dia. Ela cozinha, eu como. Eu tento descobrir o meu próximo passo. Não há nenhum obstáculo agora tomando a minha vida. Mas parece que estou esperando por algo.Às vezes, o telefone toca, toca e toca, mas eu não o pego. Haymitch nunca visita. Talvez ele tenha mudado de ideia e se foi, embora eu suspeite que ele esteja bêbado. Ninguém vem, exceto Greasy Sae e sua neta. Depois de meses de confinamento solitário, elas parecem uma multidão.— A primavera está no ar hoje. Você deveria sair. Vá caçar.Eu não tenho saído de casa. Eu ainda nem saí da cozinha, exceto para ir ao pequeno banheiro alguns passos fora dela. Estou com a mesma roupa que saí da Capital. O que eu faço é sentar-me perto do fogo. Olho para as cartas fechadas se acumulando sobre a lareira.— Eu não tenho um arco.— Confira no fim do corredor — diz ela.Depois que ela sai, eu considero uma viagem ao fim do corredor. Descarto-a. Mas depois de várias horas, eu vou de qualquer jeito, andando em pés de meias em silêncio, para não despertar os fantasmas.No escritório, onde tive o meu chá com o Presidente Snow, encontro uma caixa com a jaqueta de caça do meu pai, o nosso livro de plantas, a fotografia de casamento dos meus pais, a goteira que Haymitch enviou e o medalhão que Peeta me deu na arena do relógio. Os dois arcos e uma bainha de flechas que Gale resgatou na noite do bombardeio estão sobre a mesa.Coloco o casaco de caça e deixo o resto do material intacto. Eu caio no sono no sofá da formal sala de estar. Um pesadelo terrível segue, onde estou deitada no fundo de uma vala profunda, e cada pessoa morta que eu conheço pelo nome se aproxima e joga uma pá cheia de cinzas em mim. É um sonho muito longo, considerando a lista de pessoas, e quanto mais eu estou enterrada, é mais difícil de respirar. Eu tento gritar, pedindo-lhes para parar, mas as cinzas enchem minha boca e nariz e eu não posso fazer nenhum som. A pá ainda roça adiante e adiante e adiante...Eu acordo com um sobressalto. A pálida luz da manhã vem em torno das bordas das persianas. A raspagem da pá continua. Ainda meio no pesadelo, eu voo pelo corredor, pela porta da frente, e em todo o lado da casa, porque agora tenho certeza de que eu posso gritar com os mortos. Quando o vejo, eu me detenho um pouco. Seu rosto está vermelho de cavar o chão sob as janelas. Em um carrinho de mão estão cinco arbustos desgrenhados.— Você está de volta — eu digo.— Dr. Aurelius não me deixou sair da Capital até ontem — Peeta responde. — A propósito, ele disse para lhe dizer que ele não pode continuar fingindo que está tratando você para sempre. Você tem que pegar o telefone.Ele parece bem. Magro e coberto com cicatrizes de queimaduras, como eu, mas seus olhos perderam aquele olhar nublado e torturado. Ele está franzindo a testa ligeiramente, embora, quando ele me leva para dentro eu faço um esforço indiferente para empurrar o meu cabelo dos meus olhos e percebo que está emaranhado em tufos. Sinto-me na defensiva.— O que você está fazendo?— Fui para a floresta, esta manhã e plantei. Para ela — diz ele. — Eu pensei que nós poderíamos plantá-las ao longo da lateral da casa.Eu olho para os arbustos, os torrões de terra para fora de suas raízes, e recupero o fôlego quando registro a palavra rosa. Estou prestes a gritar coisas odiosas para Peeta quando o nome completo vem até mim. Não uma rosa simples, mas a Evening Primrose. A flor que deu o nome para minha irmã. Dou a Peeta um aceno de concordância e volto correndo para dentro da casa, fechando a porta atrás de mim.Mas o mal está dentro e não fora. Tremendo de fraqueza e ansiedade, eu subo as escadas. Meu pé se prende no último degrau e eu bato no chão. Eu me forço a subir e entro no meu quarto. O cheiro é muito fraco, mas ainda laça o ar. Ela está lá. A rosa branca entre as flores secas no vaso. Murcha e frágil, mas mantendo a perfeição natural cultivada na estufa de Snow. Pego o vaso, tropeço até a cozinha, e jogo seu conteúdo nas brasas. Quanto as flores se incendeiam, uma rajada de fogo azul envolve a rosa e a devora. Fogo bate as rosas outra vez. Eu quebro o vaso no chão para uma boa medida.De volta lá em cima, abro as janelas do quarto para limpar o resto do fedor de Snow. Mas ainda persiste, em minha roupa e em meus poros. Eu tiro as roupas, e flocos de pele do tamanho de cartas de jogo se agarram à roupa. Evito o espelho, passo para o chuveiro e esfrego as rosas do meu cabelo, meu corpo, minha boca.Brilho cor de rosa e formigando, encontro algo limpo para vestir. Demora meia hora para pentear meu cabelo. Greasy Sae destranca a porta da frente. Enquanto ela faz café da manhã, eu alimento o fogo com as roupas que eu tinha derrubado. Por sua sugestão, eu aparo as minhas unhas com uma faca.Depois dos ovos, eu pergunto-lhe:— Aonde é que Gale foi?— Distrito Dois. Tem algum emprego extravagante lá. Eu o vejo de vez em quando na televisão.Eu cavo em torno dentro de mim, tentando registrar raiva, ódio, saudade. Encontro apenas alívio.— Eu vou caçar hoje — anuncio.— Bem, eu não me importaria de alguma caça nova — ela responde.Eu me armo com um arco e flechas e vou para fora, na intenção de sair do 12 através da Campina. Perto da praça estão grupos de pessoas mascaradas e enluvadas com charretes. Separando através daquilo que estava sob a neve este inverno. Recolhendo restos. Um carro está estacionado na frente da casa do prefeito. Eu reconheço Thom, velho companheiro de equipe de Gale, pausando um momento para limpar o suor do rosto com um pano. Eu me lembro de vê-lo no 13, mas ele deve ter voltado. Sua saudação me dá a coragem para perguntar:— Será que eles encontraram alguém lá dentro?— Toda a família. E as duas pessoas que trabalhavam para eles — Thom me diz.Madge. Calma, gentil e valente. A menina que me deu o broche que me deu o nome. Eu engulo em seco. Pergunto se ela vai se juntar ao elenco de meus pesadelos esta noite. Jogando as cinzas para minha boca.— Eu pensei que talvez, já que ele era o prefeito...— Eu não acho que ser o prefeito do Doze coloca as probabilidades a seu favor — disse Thom.Eu aceno e me mantenho em movimento, cuidando para não olhar na parte de trás da charrete. Por toda a cidade e Costura, é o mesmo. A colheita dos mortos. Quando estou perto das ruínas da minha antiga casa, a estrada torna-se espessa com carrinhos.A Campina foi, ou pelo menos, dramaticamente alterada.Um poço profundo foi escavado, e eles estão revestindo-o com os ossos, uma vala comum para o meu povo. Eu saio em torno do buraco e entro na floresta pelo meu lugar habitual. Não importa, no entanto. A cerca não é mais carregada e foi apoiada com ramos longos para manter fora os predadores. Mas os velhos hábitos custam a morrer. Eu penso em ir para o lago, mas estou tão fraca que mal chego ao meu lugar de encontro com Gale. Sento-me na rocha onde Cressida nos filmou, mas é muito ampla, sem seu corpo ao meu lado. Várias vezes eu fecho meus olhos e conto até dez, pensando que quando eu os abrir, ele terá se materializado silenciosamente como tantas vezes fez. Eu tenho que me lembrar de que Gale está no Distrito 2 com um trabalho extravagante, provavelmente beijando um outro par de lábios.É o tipo de dia preferido da antiga Katniss. Início da primavera. As madeiras acordam após o longo inverno. Mas o surto de energia, que começou com as primroses, desaparece.No momento em que volto para a cerca estou tão enjoada e tonta que Thom tem que me dar uma carona para casa na charrete do povo morto. Ajuda-me a me sentar no sofá da sala, onde eu assisto as partículas de poeira em rotação nos eixos finos da luz da tarde.Minha cabeça estala com o chiado próximo, mas leva algum tempo para acreditar que ele é real. Como ele poderia ter chegado até aqui? Eu observo as marcas de garras de algum animal selvagem, a parte traseira da pata ele mantém ligeiramente acima do solo, os ossos proeminentes em seu rosto. Ele veio a pé, então, todo o caminho do Distrito 13. Talvez eles o expulsaram ou talvez ele simplesmente não poderia estar lá sem ela, então ele veio procurar.— Foi um desperdício de viagem. Ela não está aqui — digo a ele.Buttercup chia novamente.— Ela não está aqui. Você pode chiar o quanto quiser. Você não vai encontrar Prim.Em seu nome, ele se recobra. Levanta as orelhas achatadas. Começa a miar, esperançoso.— Saia! — Ele se esquiva do travesseiro que eu jogo nele. — Vá embora! Não há nada para você aqui!Eu começo a tremer, furiosa com ele.— Ela não vai voltar! Ela nunca, jamais voltará aqui de novo!Pego outro travesseiro e fico de pé para melhorar o meu objetivo. Do nada, as lágrimas começam a escorrer pelo meu rosto.— Ela está morta.Aperto minha cintura para aliviar a dor. Afundo-me em meus calcanhares, balanço o travesseiro, chorando.— Ela está morta, gato idiota. Ela está morta.Um novo som, parte chorando, parte cantando, sai do meu corpo, dando voz ao meu desespero. Buttercup começa a chorar também. Não importa o que eu faço, ele não vai. Ele me rodeia, tão fora de alcance, enquanto onda após onda de soluços tortura meu corpo, até que finalmente eu caio inconsciente. Mas ele precisa entender. Ele deve saber que o impensável aconteceu e para sobreviver será necessário atos anteriormente impensáveis. Porque horas depois, quando acordo, ele está lá no luar. Agachado ao meu lado, olhos amarelos alertas, protegendo-me da noite.De manhã, ele se senta estoicamente enquanto eu limpo os cortes, mas escavar o espinho de sua pata traz uma rodada de miados de gatinho. Nós dois acabamos chorando novamente, só que desta vez confortamos um ao outro. Com a força disso, eu abro a carta de minha mãe que Haymitch me deu, disco o número de telefone, e choro com ela também.Peeta, carregando um naco de pão quente, aparece com Greasy Sae. Ela nos faz café da manhã e eu alimento Buttercup com todo o meu bacon.Lentamente, com muitos dias perdidos, eu volto à vida. Tento seguir o conselho do Dr. Aurelius, apenas fingindo, surpresa quando um ato finalmente tem significado. Digo-lhe a minha ideia sobre o livro, e uma grande caixa de folhas de pergaminho chega no próximo trem vindo da Capital.Eu tive a ideia por causa do livro da nossa família de plantas. O lugar onde nós gravamos essas coisas que você não pode confiar para guardar na memória. A página começa com a imagem da pessoa. Uma foto, se pudermos encontrá-la. Se não, um desenho ou pintura por Peeta. Então, em minha caligrafia mais cuidadosa, vem todos os detalhes que seria um crime esquecer.Lady lambendo a bochecha de Prim. A risada do meu pai. O pai de Peeta com os biscoitos. A cor dos olhos de Finnick. O que Cinna poderia fazer com um pedaço de seda. Boggs reprogramando o Holo. Rue suspensa na ponta dos pés, braços levemente estendidos, como um pássaro prestes a levantar voo.Assim por diante. Nós selamos as páginas com água salgada e prometemos viver bem para fazer terem valido a pena. Haymitch finalmente se junta a nós, contribuindo com 23 anos de tributos que ele foi forçado a ser mentor. Adições tornam-se menores. Uma memória antiga que vêm à tona. Uma última primrose preservada entre as páginas. Pedaços estranhos de felicidade, como a foto do filho recém-nascido de Finnick e Annie.Nós aprendemos a nos manter ocupados de novo. Peeta assa. Eu caço. Haymitch bebe até o licor se esgotar, e depois cria gansos até o próximo trem chegar. Felizmente, os gansos podem cuidar muito bem de si mesmos.Nós não estamos sozinhos. As poucas centenas dos outros retornaram porque, apesar do que aconteceu, esta é a nossa casa. Com as minas fechadas, eles aram as cinzas na terra e plantam alimentos. Máquinas da Capital quebram o chão para uma nova fábrica onde faremos medicamentos. Embora ninguém semeie, a Campina fica verde novamente.Peeta e eu voltamos nos aproximar. Ainda há momentos em que ele agarra as costas de uma cadeira e se segura até que os flashbacks acabem. Eu acordo gritando com pesadelos de mutações e crianças perdidas. Mas os seus braços estão lá para me confortar. E, finalmente, seus lábios.Na noite em que eu sinto aquela coisa de novo, a fome que me dominou na praia, sei que isso teria acontecido de qualquer maneira. Que o que eu preciso para sobreviver não é fogo de Gale, aceso com raiva e ódio. Eu tenho fogo suficiente sozinha. O que eu preciso é o dente-de-leão na primavera. O amarelo brilhante que significa o renascimento, em vez de destruição. A promessa de que a vida pode continuar, não importa quão ruim foram as nossas perdas. Isso pode ser bom novamente. E só Peeta pode me dar isso.Então, depois, quando ele sussurra:— Você me ama. Real ou não real?Respondo-lhe:— Real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário