quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A esperança - capitulo 4




Cheiro de corpos sujos, urina velha e infecção combatida através de muito antisséptico. As três figuras estão apenas reconhecíveis pela escolha do estilo mais chamativo: tatuagens faciais douradas de Venia. Cachos cor de laranja de Flavius. A pele verde clara de Octavia, que agora até muito desbotada, como se seu corpo fosse um balão esvaziando lentamente.
Ao me ver, Flavius e Octavia recuam contra as paredes de azulejos como se estivessem antecipando um ataque, apesar de eu nunca tê-los machucado. Pensamentos insensíveis eram minhas piores ofensas contra eles, e os mantive para mim, então por que eles recuaram?
O guarda me manda para fora, mas pelo embaralhamento que se segue, sei que Gale, de alguma forma o deteve. Para obter respostas, eu atravesso até Venia, que foi sempre a mais forte. Eu abaixo e tiro suas mãos geladas, que prende as minhas com teimosia.
— O que aconteceu, Venia? — pergunto. — O que você está fazendo aqui?
— Pegaram-nos. Da Capital — ela diz com a voz rouca.
Plutarco entra atrás de mim.
— Que diabos está acontecendo?
— Quem te trouxe? — Eu a pressiono.
— Pessoas — diz ela vagamente. — Na noite em que você saiu.
— Achamos que poderia ser reconfortante para você ter sua equipe regular — Plutarco explica atrás de mim. — Cinna solicitou.
— Isso foi solicitado por Cinna? — rosno para ele.
Porque se há uma coisa que eu sei, é que Cinna nunca teria aprovado o abuso desses três, que ele conseguiu com mansidão e paciência.
— Por que eles estão sendo tratados como criminosos?
— Eu honestamente não sei.
Há algo em sua voz que me faz acreditar nele, e a palidez do rosto de Fulvia confirma isso. Plutarco se vira para o guarda, que só apareceu na porta com Gale bem atrás dele.
— Eu apenas disse que eles fossem confinados. Por que eles estão sendo punidos?
— Por roubar comida. Tivemos que contê-los após uma discussão sobre um pouco de pão — o guarda responde.
As sobrancelhas de Venia se juntam, como se ela ainda estivesse tentando deduzir o sentido disso.
— Ninguém nos disse nada. Nós estávamos tão famintos. Foi apenas uma fatia que ela pegou.
Otávia começa a soluçar, abafando o som em sua túnica esfarrapada. Lembro da primeira vez que sobrevivi a arena, quando Octavia furtivamente me passou um pão por baixo da mesa, porque ela não podia tolerar a minha fome. Eu me movo para seu feitio trêmulo.
— Octavia? — Eu a toco e ela recua. — Octavia? Vai dar tudo certo. Eu vou te tirar daqui, ok?
— Isto parece extremo — diz Plutarco.
— É porque eles pegaram uma fatia de pão? — Gale pergunta.
— Houve repetidas infrações que levaram a isso. Eles foram avisados. Ainda assim, pegaram mais pão. — O guarda para um momento, como se intrigado com a nossa reação. — Você não pode roubar o pão.
Eu não consigo que Octavia descubra seu rosto, mas ela levanta um pouco. As algemas em seus pulsos deslocam-se para baixo poucos centímetros, revelando feridas inflamadas abaixo delas.
— Vou levá-la até minha mãe — dirijo-me ao guarda. — Liberte-os.
O guarda abana a cabeça.
— Não é autorizado.
— Liberte-os! Agora! — Eu grito.
Isso quebra sua compostura. Os cidadãos comuns não se dirigem a ele dessa maneira.
— Não tenho ordens de liberação. E você não tem autoridade para...
— Faça-o em minha autoridade — diz Plutarco. — Viemos para pegar esses três mesmo. Eles são necessários para a Defesa Especial. Eu vou assumir a responsabilidade total.
O guarda sai para fazer uma chamada. Ele volta com um conjunto de chaves.
Os três foram forçados a posições apertadas por muito tempo, uma vez que, mesmo quando as algemas são removidas, minha equipe de preparação tem dificuldade para andar. Gale, Plutarco e eu temos que ajudá-los. Flavius prende o pé sobre uma grade de metal através de uma abertura circular no chão, e meu estômago se contrai quando penso no porquê de uma sala precisar de um dreno. As manchas de miséria humana que devem ter sido esguichadas fora destes azulejos brancos...
No hospital, eu encontro minha mãe, a única em que confio para cuidar deles. Leva um minuto para examinar os três, dada as suas condições atuais, mas ela tem o olhar consternado. E sei que não é resultado de ver corpos de vítimas de abusos, porque eles eram seus pratos diários no Distrito 12, mas a percepção de que esse tipo de coisa acontecesse no 13 também.
Minha mãe está vem para o hospital, mas ela é vista mais como uma enfermeira que uma médica, apesar de seu tempo curando. Ainda assim, ninguém interfere quando ela orienta o trio para uma sala de exames para avaliar suas lesões.
Eu planto-me em um banco na sala de fora da entrada do hospital, à espera de ouvir o seu veredicto. Ela vai ser capaz de ler em seus corpos a dor infligida sobre eles.
Gale se senta ao meu lado e coloca um braço sobre meu ombro.
— Ela vai curá-los.
Dou um aceno de cabeça, imaginando se ele está pensando sobre sua própria flagelação brutal no 12.
Plutarco e Fulvia colocam bancos ao nosso lado, mas não oferecem quaisquer comentários sobre o estado da minha equipe de preparação. Se eles não tinham conhecimento dos maus-tratos, então o que eles farão dessa ação por parte da Presidente Coin? Decidi ajudá-los.
— Eu acho que todos nós fomos colocados em advertência — digo.
— O quê? Não. O que você quer dizer? — Pergunta Fulvia.
— Punir a minha equipe de preparação é um aviso. Não apenas para mim. Mas para você, também. Sobre quem está realmente no controle e o que acontece se ela não é obedecida. Se você tem qualquer ilusão sobre ter poder, deixe-a agora. Aparentemente, a raça da Capital não tem proteção aqui. Talvez seja mesmo uma dívida.
— Não há comparação entre Plutarco, que planejou a fuga dos rebeldes, e esses três esteticistas — Fúlvia diz friamente.
Dou de ombros.
— Se você diz, Fúlvia. Mas o que aconteceria se você recebesse o lado ruim de Coin? A minha equipe de preparação foi sequestrada. Eles podem, pelo menos espero, um dia voltar para a Capital. Gale e eu podemos viver na floresta. Mas e você? Aonde vocês dois iriam?
— Talvez sejamos um pouco mais necessários para o esforço de guerra do que você nos dá crédito — Plutarco responde, despreocupado.
— É claro que são. Os tributos eram necessários para os Jogos, também. Até que eles não fossem mais. E então ficamos muito descartáveis, certo, Plutarco?
Isso termina a conversa. Nós esperamos em silêncio até que minha mãe nos encontra.
— Eles vão ficar bem — ela relata. — Nenhuma lesão física permanente.
— Bom. Magnífico — diz Plutarco. — Em quanto tempo eles podem ser colocados para trabalhar?
— Provavelmente amanhã. Vão ter que esperar alguma instabilidade emocional, após o que passaram. Eles foram particularmente mal preparados, por causa de suas vidas na Capital.
— Todos nós éramos? — Plutarco pergunta.
Porque a equipe de preparação está incapacitada ou porque sou muito ríspida, Plutarco me libera dos deveres de Mockingjay pelo resto do dia. Gale e eu vamos para baixo para o almoço, onde nos servimos de feijão cozido e cebola, uma fatia grossa de pão e um copo de água. Depois da história de Venia, o pão gruda na minha garganta, então deslizo o resto para a bandeja de Gale. Nenhum de nós fala muito durante o almoço, mas quando as nossas tigelas ficam limpas, Gale puxa sua manga, revelando o seu cronograma.
— Eu tenho treinamento em seguida.
Brigo com minha manga e seguro meu braço ao lado do dele.
— Eu também.
Lembro-me que treinamento é igual a caçar agora.
Minha vontade de fugir para a floresta, mesmo que apenas por duas horas, substitui as minhas preocupações atuais. Uma imersão na vegetação e luz solar, certamente me ajudaria a resolver os meus pensamentos. Uma vez fora dos corredores principais, Gale e eu corremos como escolares para o arsenal, e no momento em que chegamos estou sem fôlego e tonta. Um lembrete de que eu não estou totalmente recuperada.
Os guardas fornecem nossas armas antigas, bem como facas e um saco de estopa que é meio que uma bolsa de caça. Eu tolero ter o rastreador preso ao meu tornozelo, tento parecer como se estivesse ouvindo quando eles explicam como usar o comunicador portátil. A única coisa que fica na minha cabeça é que tem um relógio, e devemos estar de volta ao 13 na hora designada ou os privilégios de caçar serão revogados. Esta é uma regra que acho que vou fazer um esforço para cumprir.
Nós saímos para a grande área cercada de treinamento ao lado da floresta. Guardas abrem as portas bem oleadas sem comentários. Gostaríamos de termos sido duramente pressionados para superar esta cerca sozinhos – trinta metros de altura e sempre zumbindo com energia elétrica, coberta com ondulações afiadas de aço.
Nós nos movemos através do mato até o muro ter desaparecido. Em uma pequena clareira, fazemos uma pausa e jogamos a cabeça para trás para aquecer na luz do sol. Dirijo-me em um círculo, os braços estendidos ao meu lado, girando lentamente, para não deixar o mundo girar.
A falta de chuvas que eu percebi no 12 danificaram as plantas aqui também, deixando algumas com folhas frágeis, e construindo um tapete estaladiço sob os nossos pés. Tiramos nossos sapatos. Os meus não se encaixam direito de qualquer maneira, desde que o espírito de sem-desperdício-sem-escassez é costume no 13, me foi emitido um par de alguém maior. Aparentemente, alguém anda engraçado, porque eles estão arruinados de forma imprópria.
Nós caçamos, como nos velhos tempos. Silenciosos, não necessitando de palavras para se comunicar, porque aqui na floresta nos movemos como duas partes de um ser. Antecipando os movimentos um do outro, observando as costas um do outro. Quanto tempo foi? Oito meses? Nove? Desde que tivemos essa liberdade? Não é exatamente o mesmo, dado tudo o que aconteceu e os rastreadores em nossos tornozelos e ao fato que eu tenho que descansar com frequência. Mas é quase tão perto da felicidade quanto acho que atualmente posso chegar.
Aqui os animais não são tão suspeitos o suficiente. Esse momento extra é necessário para fazer o nosso cheiro não familiar significar sua morte. Em uma hora e meia, temos uma dúzia de animais mistos – coelhos, esquilos e perus – e decidimos matar o tempo restante em uma lagoa que deve ser alimentada por uma nascente subterrânea, uma vez que a água é fresca e doce.
Quando Gale se oferece para limpar a caça, eu não me oponho. Mantenho algumas folhas de menta na língua, fecho meus olhos e me inclino para trás contra uma rocha, absorvendo os sons, deixando o sol da tarde escaldante queimar minha pele, quase em paz até que a voz de Gale me interrompe.
— Katniss, por que você se importa tanto com sua equipe de preparação?
Eu abro meus olhos para ver se ele está brincando, mas ele está franzindo a testa para baixo, esfolando o coelho.
— Por que eu não deveria?
— Hm. Vamos ver. Por que eles passaram o último ano embelezando-a para o abate? — sugere.
— É mais complicado do que isso. Eu os conheço. Eles não são maus ou cruéis. Eles não são mesmo inteligentes. Feri-los é como ferir as crianças. Eles não veem... Quero dizer, não sabem... — fico amarrada em minhas palavras.
— Eles não sabem o quê, Katniss? — Diz ele. — Que os tributos, que são as crianças reais envolvidas aqui, não o seu trio de malucos, são forçados a lutar até a morte? Que você estava indo para a arena para a diversão das pessoas? Isso foi um grande segredo na Capital?
— Não. Mas eles não veem da forma como vemos. Eles cresceram com isso e...
— Está realmente defendendo-os?
Ele desliza a pele do coelho em uma jogada rápida.
Que ferroada, porque, na verdade, eu estou, e isso é ridículo. Eu me esforço para encontrar uma posição lógica.
— Acho que estou defendendo qualquer pessoa que seja tratada daquela forma por pegar uma fatia de pão. Talvez isso me lembre muito do que aconteceu com você por causa de um peru!
Ainda assim, ele está certo. Parece estranho, meu nível de preocupação com a equipe de preparação. Eu deveria odiá-los e querer vê-los amarrados. Mas eles são tão sem noção, e pertenciam a Cinna, e ele estava do meu lado, certo?
— Eu não estou procurando briga — Gale diz. — Mas não acho que Coin estava enviando-lhe alguma grande mensagem ao puni-los por quebrar as regras aqui. Ela provavelmente pensou que veria isso como um favor. — Ele enfia o coelho no saco e se levanta. — É melhor ir andando, se queremos estar de volta na hora.
Ignoro a sua mão oferecida para me levantar e começo a ficar de pé sem firmeza.
— Excelente.
Nenhum de nós fala sobre isso no caminho de volta, mas uma vez que estamos dentro do portão, eu penso em outra coisa.
— Durante o Massacre Quaternário, Octavia e Flavius tiveram que parar porque não conseguiam parar de chorar em cima de mim e Venia mal pôde dizer adeus.
— Vou tentar manter isso em mente enquanto você... for produzida — diz Gale.
— Tente.
Entregamos a carne para Greasy Sae na cozinha. Ela gosta muito do Distrito 13, mesmo que ache que os cozinheiros são um pouco sem imaginação. Mas uma mulher que veio com um cão selvagem e um saboroso ensopado de ruibarbo é obrigada a sentir como se suas mãos estivessem atadas aqui.
Exausta da caça e da minha falta de sono, volto para o meu compartimento para encontrá-lo vazio, só para lembrar que fui movida por causa de Buttercup. Faço meu caminho até o andar superior e encontro o Compartimento E. É exatamente como o compartimento 307, exceto pela janela – dois metros de largura, oito centímetros de altura – centrada na parte superior da parede exterior. Há uma placa de metal presa sobre ela, mas agora está aberta, e um certo gato está longe de ser visto.
Me estico na minha cama e um raio do sol da tarde cai no meu rosto. A próxima coisa que lembro é minha irmã acordando-me para 18:00 - Reflexão.
Prim me diz que a assembleia foi anunciada desde o almoço. A população inteira, exceto os necessários para os trabalhos essenciais, é obrigada a comparecer. Nós seguimos as indicações para a Área Coletiva, uma sala enorme que suporta facilmente os milhares que aparecem. Você pode dizer que foi construída para um encontro maior, e talvez feita antes da epidemia de varíola.
Prim calmamente aponta as cicatrizes de varíola que se estendem de forma generalizada no corpo das pessoas, desfigurando um pouco as crianças.
— Eles já sofreram muito aqui — diz ela.
Depois desta manhã, eu não estou com vontade de sentir pena do 13.
— Não mais do que no Doze — eu digo.
Vejo minha mãe levar um grupo de pacientes móveis, ainda de camisola de hospital e vestes. Finnick está entre eles, olhando confuso, mas lindo. Em suas mãos ele segura um pedaço de corda fina, menos de trinta centímetros de comprimento, muito curta, mesmo para ele usar como uma forca. Seus dedos movem-se rapidamente, automaticamente amarram e desatam os nós. Provavelmente, parte de sua terapia. Eu cruzo com ele e digo:
— Ei, Finnick. — Ele não parece notar, assim eu o acotovelo para chamar sua atenção. — Finnick! Como você está indo?
— Katniss — ele fala, segurando minha mão. Aliviado por ver um rosto conhecido, eu acho. — Por que estamos aqui reunidos?
— Eu disse a Coin que vou ser seu Mockingjay. Mas a fiz prometer dar imunidade aos outros tributos, se os rebeldes venceram. Em público, então há muitas testemunhas.
— Oh. Bom. Porque eu me preocupo com isso, com Annie. Que ela vai dizer algo que possa ser interpretado como traidora, sem sabê-lo — Finnick fala.
Annie. Uh-oh. Esqueci completamente dela.
— Não se preocupe, eu cuidarei dela.
Dou a mão para Finnick apertar e vou direto para o pódio, na frente da sala. Coin, que está olhando por cima do seu depoimento, levanta as sobrancelhas para mim.
— Eu preciso que você adicione Annie Cresta à lista de imunidade — lhe digo.
A presidente faz uma ligeira carranca.
— Quem é essa?
— Ela é...
O que? Eu realmente não sei como chamá-la.
— Ela é amiga de Finnick. Do Distrito Quatro. Outra vencedora. Ela foi presa e levada para a Capital quando a arena explodiu.
— Ah, a moça louca. Isso não é realmente necessário. Nós não temos o hábito de punir quem quer que seja frágil.
Penso na cena que vi nesta manhã. Octavia encolhida contra a parede. Como Coin e eu devemos ter definições muito diferentes de fragilidade. Mas eu só digo:
— Não? Então não deve ser um problema adicionar Annie.
— Tudo bem — a presidente concorda, escrevendo em nome de Annie. — Você quer estar aqui comigo para o anúncio?
Eu balanço minha cabeça.
— Eu não pondero por isso. Melhor me apressar e me perder na multidão. Está prestes a começar.
Faço o meu caminho de volta para Finnick.
As palavras são outra coisa que não são desperdiçadas no 13. Coin chama a atenção do público e diz-lhes que consenti em ser o Mockingjay, desde que aos outros vitoriosos – Peeta, Johanna, Enobaria e Annie – seja concedido o perdão total por qualquer dano que fizerem para a causa rebelde.
No rumor da multidão, eu ouço a discordância. Suponho que ninguém duvidava que eu fosse querer ser o Mockingjay. Mesmo nomeando um preço – um que poupa possíveis inimigos – que os irrita. Fico indiferente aos olhares hostis jogados na minha direção.
A presidente permite alguns momentos de instabilidade, e em seguida, continua em sua forma viva. Só que agora as palavras que saem de sua boca são novidade para mim.
— Mas no retorno para este pedido sem precedentes, Soldado Everdeen prometeu dedicar-se à nossa causa. Isso resulta que qualquer desvio de sua missão, em qualquer motivo ou ação, será visto como uma quebra do presente acordo. A imunidade deve ser encerrada e o destino dos quatro vencedores determinado pela lei do Distrito Treze. Como ela própria será. Obrigado.
Em outras palavras, eu piso fora da linha e nós estamos todos mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário