quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A esperança - capitulo 5





Outra força para enfrentar. Outro jogador poderoso que decidiu me usar como uma peça em seus jogos, posto que as coisas não parecem ir de acordo com o plano. Primeiro houve os Gamemakers, fazendo-me sua estrela e, em seguida lutando para se recuperar de um punhado de bagas venenosas. Depois, o Presidente Snow, tentando me usar para apagar as chamas da revolta, só para ter todos os meus movimentos se tornando incitantes. E então, os rebeldes apanharam-me na garra de metal que me tirou da arena, designando-me para ser seu Mockingjay, e depois ter que recuperar do choque por eu não querer as asas. E agora Coin, com seu punhado de armas nucleares e seu precioso distrito, achando ainda mais difícil enfeitar um Mockingjay do que pegar um. Mas ela foi mais rápida em determinar que tenho uma agenda própria e não estou, portanto, sendo confiável. Ela foi a primeira a marcar-me publicamente como uma ameaça.
Corro meus dedos através da espessa camada de bolhas na minha banheira. Banho é apenas um passo preliminar para determinar o meu novo visual. Com meu cabelo danificado com ácido, pele queimada pelo sol e horríveis cicatrizes, a equipe de preparação tem que me deixar bonita e depois me danificar, me queimando e fazendo cicatrizes de uma forma mais atraente.
— Refaçam como uma Beleza Base Zero — essa foi a primeira coisa que Fulvia ordenou esta manhã. — Vamos trabalhar a partir daí.
Beleza Base Zero acaba por ser o que uma pessoa seria se ela saísse da cama, parecendo impecável, mas natural. Isso significa que as minhas unhas estão perfeitamente em forma, mas não polidas. Meu cabelo não está macio e brilhante, mas com estilo. Minha pele está uniforme e clara, mas não pintada. Depilam com cera os pelos do meu corpo e apagam as olheiras, mas não fazem quaisquer melhorias visíveis. Suponho que Cinna deu as mesmas instruções no primeiro dia que cheguei como um tributo na Capital. Só que foi diferente, desde que eu era uma concorrente. Como uma rebelde, pensei que eu ia começar a parecer mais como eu. Mas parece que até uma rebelde televisionada tem seus próprios padrões para viver.
Depois que eu lavo a espuma do meu corpo, me viro para encontrar Octavia esperando com uma toalha. Ela está tão diferente da mulher que conheci na Capital, despojada de suas roupas espalhafatosas, da maquiagem pesada, das tintas, das joias e bugigangas que adornavam seus cabelos. Lembro-me de como um dia ela apareceu com mechas cor de rosa brilhantes cravejadas com luzes coloridas piscando em forma de ratos. Ela me disse que tinha vários ratos em casa como animais de estimação. O pensamento me repugnou no momento, já que consideramos ratos uma praga, a não ser cozidos. Mas talvez Octavia gostasse deles, porque eles eram pequenos, suaves e sibilantes. Como ela.
Enquanto ela me seca, tento conhecer a Octávia do Distrito 13. Seu cabelo real acaba por ser de um agradável acaju. Seu rosto é comum, mas tem uma doçura inegável. Ela é mais jovem do que eu pensava. Talvez vinte anos. Desprovida das unhas de sete centímetros de decoração, os dedos parecem quase atarracados, e eles não conseguem parar de tremer.
Quero dizer a ela que está tudo bem, que Coin nunca mais vai feri-la novamente. Mas as contusões multicoloridas que se afloram em sua pele verde só me lembram de quão impotente sou.
Flávius também aparece lavado sem o seu batom roxo e roupa brilhante. Ele conseguiu deixar seus cachos laranja em algum tipo de ordem, no entanto. Foi Venia quem menos mudou. Seu cabelo azul está abaixado em vez de espinhoso e você pode ver as raízes crescendo em cinza. No entanto, as tatuagens sempre foram sua característica mais marcante, e estão mais douradas e chocantes do que nunca. Ela vem e leva a toalha das mãos de Octavia.
— Katniss não vai nos ferir — diz ela calmamente, mas com firmeza, para Octavia. — Katniss nem sabia que estávamos aqui. As coisas vão ficar melhor agora.
Octavia dá um ligeiro aceno, mas não se atreve a me olhar nos olhos.
Não é tarefa simples conseguir-me de volta a Beleza Base Zero, mesmo com o arsenal de produtos elaborados, ferramentas e acessórios que Plutarco teve a prevenção de trazer da Capital. Minha preparação para beleza vai muito bem até que tentam abordar o ponto no meu braço, onde Johanna tirou o rastreador. Nenhuma equipe médica estava se concentrando no aspecto enquanto eles arrumavam o buraco. Agora eu tenho uma cicatriz irregular com ondulações ao longo de um espaço do tamanho de uma maçã. Normalmente, minha manga cobre, mas a forma como o traje de Mockingjay de Cinna é projetado, as mangas param um pouco acima do cotovelo.
É com essa preocupação que Fulvia e Plutarco são chamados para discutir o assunto. Juro, a visão da cicatriz faz com que Fulvia tenha um reflexo de vômito. Para alguém que trabalhava como uma Gamemaker, ela é muito sensível. Mas acho que ela está acostumada a ver somente coisas desagradáveis em uma tela.
— Todo mundo sabe que eu tenho uma cicatriz aqui — digo mal-humorada.
— Saber e ver são duas coisas diferentes — afirma Fúlvia. — É completamente repugnante. Plutarco e eu vamos pensar em alguma coisa durante o almoço.
— Vai ficar tudo bem — diz Plutarco com um gesto de sua mão. — Talvez uma braçadeira ou algo assim.
Desgostosa, eu me visto para que possa ir ao salão de jantar. A minha equipe de preparação se reúne em um pequeno grupo perto da porta.
— Estão trazendo sua comida aqui? — Pergunto.
— Não — Venia responde. — Temos de ir ao salão de jantar.
Suspiro internamente quando me imagino entrando na sala de jantar, seguida por estes três. Mas as pessoas sempre olham para mim de qualquer maneira. Isso será o mesmo.
— Eu vou te mostrar onde está — digo. — Vamos.
As olhadelas e murmúrios silenciosos que eu costumo evocar não são nada comparados com a reação provocada pela visão da minha equipe de preparação de aparência bizarra. As bocas abertas, os dedos apontando, as exclamações.
— Basta ignorá-los — digo para minha equipe de preparação.
De olhos baixos, com movimentos mecânicos, eles me seguem por meio da linha, aceitando tigelas de peixe acinzentado, guisado de quiabo e copos de água.
Tomamos lugares na minha mesa, ao lado de um grupo da Costura. Eles mostram um pouco mais de retenção do que as pessoas do 13, embora possa ser apenas por constrangimento. Leevy, que era meu vizinho no 12, dá um cauteloso olá para minha equipe, e a mãe de Gale, Hazelle, que deve saber sobre as suas prisões, segura uma colher de sopa.
— Não se preocupem — ela diz. — O sabor é melhor do que parece.
Mas é Posy, irmã de cinco anos de idade de Gale, que ajuda mais. Ela corre ao longo do banco de Octavia e toca sua pele com um dedo hesitante.
— Você está verde. Está doente?
— É uma coisa de moda, Posy. Como batom — eu digo.
— Era para ser bonito — sussurra Octavia, e eu posso ver as lágrimas ameaçando derramar sobre seus cílios.
Posy considera esta questão e diz sem rodeios:
— Eu acho que você ficaria bonita em qualquer cor.
O menor dos sorrisos se forma nos lábios de Octavia.
— Obrigada.
— Se você realmente quiser impressionar Posy, terá que tingir-se de rosa brilhante — Gale fala, colocando sua bandeja ao meu lado. — Essa é a sua cor preferida.
Posy dá risadinhas e escorrega de volta para sua mãe. Gale acena para a tigela de Flavius.
— Eu não deixaria que esfriasse. Não melhora a consistência.
Todos começam a comer. O cozido não tem gosto ruim, mas há uma certa viscosidade que é difícil de contornar. Desde que você tem que engolir cada bocado três vezes antes que ele realmente vá para baixo.
Gale, que geralmente não é muito de conversa durante as refeições, faz um esforço para manter a conversa, perguntando sobre a renovação. Eu sei que é sua tentativa de suavizar as coisas. Discutimos na noite passada depois que ele sugeriu que eu não tinha deixado nenhuma escolha a Coin além de contrariar a minha demanda pela segurança dos vencedores com uma de suas próprias.
— Katniss, ela está liderando este distrito. Ela não pode fazer isso parecer como se estivesse cedendo à sua vontade.
— Quer dizer que ela não suporta nenhuma oposição, mesmo que seja justa — rebato.
— Quer dizer que você a colocou em uma posição ruim. Tornando Peeta e os outros tributos imunes quando nem sequer sabe que tipo de danos podem causar — Gale tinha dito.
— Então eu deveria ter continuado com o programa e deixar os outros tributos presos às suas possibilidades? Não que isso importe, porque isso é tudo que estamos fazendo de qualquer jeito!
Foi quando eu bati a porta na cara dele. Eu não tinha sentado com ele no café da manhã, e quando Plutarco o enviou para baixo para treinar esta manhã, deixei-o ir sem dizer uma palavra. Sei que ele só falou por estar preocupado comigo, mas eu realmente preciso que ele esteja ao meu lado, não ao lado de Coin. Como ele pode não saber disso?
Após o almoço, Gale e eu estamos programados para ir até a Defesa Especial para encontrar Beetee. Quando entramos no elevador, Gale finalmente diz:
— Você ainda está zangada.
— E você ainda não está arrependido — respondo.
— Eu ainda fico com o que eu disse. Você quer que eu minta sobre isso?
— Não, eu quero que você repense e chegue a uma opinião correta — digo a ele.
Mas isso só o faz rir. Eu tenho que deixá-lo pensar do jeito que quer. Não há nenhum motivo para tentar me impor sobre o que Gale pensa. Honestamente, é uma razão pela qual confio nele.
O nível de Defesa Especial situa-se quase tão distante quanto os calabouços onde encontramos a equipe de preparação. É uma colmeia de salas cheias de computadores, laboratórios, equipamentos de investigação, e campos de ensaio.
Quando perguntamos por Beetee, somos dirigidos pelo labirinto até chegar a uma janela de vidro enorme. Dentro está a coisa mais linda que já vi no Distrito 13: uma réplica de um prado, cheio de árvores reais, plantas e flores, e com beija-flores vivos. Beetee fica imóvel em uma cadeira de rodas no centro do prado, assistindo a um pássaro verde saltitante suspenso no ar enquanto toma goles do néctar de uma flor de laranja. Seus olhos seguem o pássaro como dardos para longe, e ele vê um de nós. Ele dá um aceno amigável para nos juntarmos a ele.
O ar é fresco e respirável, não úmido e abafado, como eu esperava. De todos os lados vem o zumbido de pequenas asas, que eu me habituei a confundir com o som dos insetos de nossas florestas em casa. Eu tenho que saber que tipo de casualidade permitiu um lugar tão agradável ser construído aqui.
Beetee ainda tem a palidez de alguém em doente, mas por trás daqueles óculos mal ajustados, seus olhos estão acesos de excitação.
— Não são magníficos? O treze tem estudado a sua aerodinâmica aqui há anos. Voam para frente e para trás e tem velocidade de até noventa quilômetros por hora. Se eu pudesse construir suas asas como essas, Katniss!
— Duvido que eu pudesse controlá-las, Beetee.
Dou risada.
— Aqui um segundo, é o seguinte. Pode derrubar um beija-flor com uma flecha? — pergunta ele.
— Eu nunca tentei. Não há muita carne neles — respondo.
— Não. E você não mata por esporte. Aposto que seria difícil de acertar, embora.
— Você poderia pegá-los numa armadilha, talvez — Gale intercede.
Seu rosto assume um olhar distante que usa quando trabalha em alguma coisa.
— Tome uma rede com uma malha muito fina. Delimite uma área e deixe a embocadura em um par de metros quadrados. Coloque iscas no interior com néctar de flores. Enquanto eles estão se alimentando, feche a boca. Eles voam longe do barulho, mas só encontrarão o outro lado da rede.
— Será que isso funciona? — Beetee indaga.
— Eu não sei. Apenas uma ideia — Gale fala. — Eles poderiam ser mais espertos que isso.
— Eles poderiam. Mas você está jogando em seus instintos naturais de fugir do perigo. Pensando como a sua presa... que é onde você encontra as suas vulnerabilidades — diz Beetee.
Lembro-me de algo que eu não gosto de pensar. Na preparação para o Massacre, vi uma fita onde Beetee, que era ainda um menino, liga dois fios que eletrocutam um bando de crianças que estavam à caça dele. Os corpos em convulsão, as expressões grotescas. Beetee, nos momentos que levaram à sua vitória há muito tempo nos Jogos Vorazes, assistiu os demais morrerem. Não era culpa dele. Só autodefesa. Estávamos todos agindo apenas em autodefesa...
De repente, eu quero sair da sala dos beija-flores antes que alguém comece a criar uma armadilha.
— Beetee, Plutarco disse que tinha algo para mim.
— Certo. Eu tenho. Seu novo arco.
Ele aperta um controle de mão no braço da cadeira e roda para fora da sala. Enquanto nós o seguimos através de voltas e reviravoltas na Defesa Especial, ele explica sobre a cadeira.
— Eu posso andar um pouco agora. É só que me canso tão rapidamente. É mais fácil para mim dar a volta desta forma. Como Finnick está indo?
— Ele está... ele está tendo problemas de concentração — respondo.
Eu não quero dizer que ele teve um colapso mental completo.
— Problemas de concentração, hein? — Beetee sorri severamente. — Se você soubesse pelo que Finnick passou através dos últimos anos, saberia como é notável que ele ainda esteja conosco o tempo todo. Entretanto, diga a ele que estive trabalhando em um tridente novo para ele, sim? Algo para distraí-lo um pouco.
Distração parece ser a última coisa que Finnick necessita, mas prometo passar a mensagem.
Quatro soldados guardam a entrada do salão marcado Armamento Especial. Verificar o calendário impresso em nossos braços é apenas uma etapa preliminar. Temos também que escanear as impressões digitais, fazer exames de retina e DNA, e passar por detectores de metais especiais. Beetee tem que sair da sua cadeira de rodas, embora ele tenha prevenido que logo terminaria. Acho a coisa toda bizarra, porque não posso imaginar alguém se revoltar no Distrito 13 se tornando uma ameaça, o governo teria como se proteger disso. Teriam essas precauções sido postas em prática por causa do recente afluxo de imigrantes?
Na porta do arsenal, encontramos uma segunda rodada de controles de identidade – como se meu DNA pudesse ter mudado no tempo que levou para andar vinte metros pelo o corredor – e, finalmente, somos autorizados a entrar na coleção de armas.
Tenho que admitir que o arsenal tira o meu fôlego. Filas e filas de armas de fogo, lançadores, explosivos, veículos blindados.
— Naturalmente, a Divisão Aérea é alojada separadamente — Beetee nos diz.
— Naturalmente — concordo, como se isso fosse evidente.
Eu não sei onde um simples arco e flecha poderia encontrar lugar entre todos esses equipamentos de alta tecnologia, mas depois nos deparamos com um muro de armas de arco mortais. Eu atirei com um monte de armas da Capital no treinamento, mas nenhum projetado para o combate militar. Concentro minha atenção em um arco aparentemente letal tão carregado de escopos e engenhocas, que estou certa de que não poderia sequer levantar, muito menos atirar com ele.
— Gale, talvez você gostasse de experimentar alguns desses — diz Beetee.
— Sério? — Gale pergunta.
— Eventualmente, lhe vai ser emitida uma arma para a batalha, é claro. Mas se você aparecer como parte da equipe Katniss no Propos, um desses ficaria um pouco mais ostensivo. Pensei que você gostaria de encontrar um que lhe conviesse — Beetee explica.
— Sim, eu o farei.
As mãos de Gale se fecham em torno do arco que me chamou muito a atenção um momento atrás, e ele avalia o peso em seu ombro. Ele o aponta ao redor da sala, olhando através do espaço.
— Isso não me parece muito justo para o cervo — digo.
— Não seria para utilizá-lo em cervos, não é? — Ele retruca.
— Eu já volto — Beetee diz.
Ele aperta um código em um painel e uma pequena porta abre. Eu o observo até que ele desaparece e a porta se fecha.
— Assim, seria mais fácil para você? Usar isso nas pessoas? — pergunto.
— Eu não disse isso — Gale derruba o arco ao seu lado. — Mas se eu tivesse uma arma que pudesse ter parado o que vi acontecer no doze... se eu tivesse uma arma que poderia ter tirado você da arena... eu a teria usado.
— Eu também — admito.
Mas não sei o que dizer a ele sobre as consequências de matar uma pessoa. Sobre a forma como elas parecem nunca te deixar.
Beetee volta com uma grande caixa preta e retangular desajeitadamente posicionada entre o seu apoio para os pés e ombros. Ele vem, para e se inclina em minha direção.
— Para você.
Eu coloco a caixa no chão e desfaço as travas de um lado. A tampa abre em dobradiças silenciosas. Dentro da caixa, numa cama de veludo, encontra-se um arco impressionante e preto.
— Oh — sussurro em admiração.
Eu levanto-o com cuidado para admirar o equilíbrio requintado, o design elegante e a curva das beiras que de alguma forma sugerem as asas de um pássaro em voo prolongado. Há algo mais. Eu tenho que segurar muito ainda para garantir que eu não estou imaginando. Não, o arco está vivo nas minhas mãos. Eu pressiono-o contra meu rosto e sinto um leve zumbido viajar através dos meus ossos.
— O que eles está fazendo? — pergunto.
— Dizendo olá — explica Beetee com um sorriso. — Ele ouviu a sua voz.
— Ele reconhece minha voz? — pergunto.
— Apenas a sua voz — diz ele. — Veja, eles queriam que eu projetasse um arco baseado puramente na aparência. Como parte de sua fantasia, sabe? Mas eu fiquei pensando: Que desperdício. Eu quero dizer, e se você precisar dele algum dia? Como mais que um acessório de moda? Então deixei a aparência simples, e o interior para minha imaginação. Melhor explicar na prática, no entanto. Quer experimentá-lo?
É o que fazemos. O alvo de tiro já foi preparado para nós. As setas que Beetee projetou não são menos notáveis do que o arco. Com os dois, posso atirar com precisão há mais de cem metros. A variedade de flechas – navalha afiada, incendiárias, explosivas – transformam o arco em uma arma multiuso. Cada uma é reconhecida por uma distinta haste colorida. Eu tenho a opção de dominá-lo com a voz a qualquer momento, mas não tenho ideia de por que eu usaria isso. Para desativar as propriedades especiais do arco, basta dizer “Boa noite”. Então ele vai dormir até que o som da minha voz o acorde novamente.
Estou de bom humor no momento em que eu volto para a equipe de preparação, deixando Beetee e Gale para trás. Sento pacientemente enquanto me maquiam e visto a minha fantasia, que agora inclui um curativo sangrento sobre a cicatriz no meu braço para indicar que estive em combate recentemente. Venia fixa meu broche mockingjay sobre o meu coração. Pego meu arco e a bainha de flechas normais que Beetee fez, sabendo que nunca iriam me deixar andar por aí com ele carregado. Então, nós estamos fora do palco, onde pareço estar por horas enquanto eles ajustam a composição e os níveis de iluminação e fumaça.
Eventualmente, os comandos que vem através do intercomunicador das pessoas invisíveis no misterioso estande envidraçado diminuem cada vez mais. Fulvia e Plutarco gastam mais tempo me estudando e menos tempo me ajustando. Finalmente, há calma no set. Por um total de cinco minutos, eu sou simplesmente considerada. Em seguida, Plutarco diz:
— Eu acho que é isso.
Estou acenando para um monitor. Eles reproduzem os últimos minutos de gravação e vejo a mulher na tela. Seu corpo parece ser de estatura maior, mais imponente que o meu. Seu rosto é borrado, mas sexy. Suas sobrancelhas negras e desenhadas em um ângulo de desafio. Nuvens de fumaça – sugerindo que ela acabou de extingui-las, ou está prestes a explodir em chamas – sobem de sua roupa. Eu não sei quem esta pessoa é.
Finnick, que está vagando ao redor do set por algumas horas, chega por trás de mim e diz com sua velha pitada de humor:
— Eles vão querer matá-la, beijá-la ou ser você.
Todo mundo está tão animado, tão satisfeito com seu trabalho. É quase hora do intervalo para o jantar, mas eles insistem em continuar. Amanhã vamos nos concentrar em discursos e entrevistas e ter-me fingindo ser uma rebelde em batalhas. Hoje eles querem apenas um slogan, apenas uma linha em que possam trabalhar em um Propos curto para mostrar a Coin.
“Pessoas de Panem, nós brigamos, nós ousamos, nós terminamos a nossa fome de justiça!” Essa é a linha. Eu posso dizer pelo jeito que eles apresentam que eles passaram meses, talvez anos, trabalhando nisso e estão muito orgulhosos disso.
Parece um bocado para mim, embora. E tenso. Não consigo me imaginar realmente dizendo isso na vida real, a menos que eu estivesse usando um sotaque da Capital e tirando sarro dela. Como quando Gale e eu costumávamos imitar Effie Trinket “E que a sorte esteja sempre a seu favor!” Mas Fulvia está diretamente na minha frente, descrevendo uma batalha que participei, e como os meus camaradas de armas estão todos mortos em volta de mim, e como, para reunir os vivos, devo virar para a câmera e gritar a fala!
Eu sou empurrada de volta ao meu lugar, e a máquina de fumaça é ligada. Alguém pede silêncio, as câmeras começam a rolar, e eu ouço “Ação!”
Então eu mantenho o meu arco sobre a minha cabeça e grito com toda a raiva que eu posso juntar.
— Povo de Panem, nós brigamos, nós ousamos, nós terminamos a nossa fome de justiça!
Há um silêncio de morte sobre o set. Ele continua. E continua.
Finalmente, o intercomunicador crepita e riso áspero de Haymitch enche o estúdio. Ele contém-se apenas o suficiente para dizer:
— E assim, meus amigos, é como uma revolução morre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário