terça-feira, 24 de setembro de 2013

Em chamas - capitulo 12






Ficar quieta na cama é mais difícil depois disso. Eu queria estar fazendo algo, descobrindo mais sobre o Distrito 13 e ajudando na causa para derrubar a Capital. Ao invés disso, fico sentada me empanturrando com queijo e assistindo a esquete de Peeta. Haymitch passa por aqui ocasionalmente para trazer notícias da cidade, que são sempre ruins. Mais pessoas sendo punidas ou morrendo de fome.O inverno começou a ir embora no momento em que meu pé pôde ser considerado utilizável. Minha mãe me manda fazer exercício e me deixa andar sozinha um pouco. Eu tenho que dormir uma noite, determinada a ir à cidade na manhã seguinte, mas acordo para ver Venia, Octavia, e Flavius sorrindo para mim.— Surpresa! — eles gritam. — Nós chegamos mais cedo!
Depois que eu levei aquela chicotada no rosto, Haymitch adiou a visita deles por vários meses para que eu pudesse sarar. Eu não estava os esperando para as próximas três semanas. Mas eu tento parecer encantada, pois minha seção de fotos nupcial havia finalmente chegado. Minha mãe pendurou todos os vestidos, então eles estão prontos, mas para ser sincera, eu não experimentei nenhum.Após a histeria usual sobre o estado deteriorado da minha beleza, eles vão ao que interessa. Eles só se interessam em meu rosto, apesar de eu achar que minha mãe fez um ótimo trabalho curando-o. Há apenas uma pálida linha rosa na minha bochecha. As chicotadas não são de conhecimento comum, então eu lhes digo que escorreguei no gelo e cortei. E então percebo que é minha mesma desculpa por ter machucado meu pé, o que vai fazer andar de salto alto um problema. Mas Flávio, Octavia e Venia não são os tipos suspeitos, por isso estou segura.Já que eu só tenho que parecer sem pelo por algumas horas e não por semanas, eu posso ser raspada ao invés de depilada. Eu ainda tenho que mergulhar em uma banheira de algo, mas não é odioso, e nós estamos fazendo meu cabelo e maquiagem antes que eu perceba.A equipe, como de costume, está cheia de novidades, as quais eu me esforço para ficar informada. Mas então Octavia faz um comentário que me chama a atenção. É uma observação de passagem, realmente, sobre como ela não consegue arranjar camarão para uma festa, mas me chama a atenção.— Por que você não consegue arranjar camarão? É fora de época? — pergunto.
— Oh, Katniss, não temos sido capazes de obter qualquer fruto do mar durante semanas! — Diz Octavia. — Você sabe, porque o tempo está tão ruim no Distrito Quatro.
Minha cabeça começa a zumbir. Sem frutos do mar. Durante semanas. No Distrito 4. A raiva mal escondida no meio da multidão durante a Tour da Vitória. E de repente eu tenho certeza absoluta de que o Distrito 4 se revoltou.Eu começo a questioná-los, casualmente, sobre que outras dificuldades este inverno tem trazido. Eles não estão acostumados a desejar, portanto, qualquer pequena interrupção no fornecimento tem um grande impacto sobre eles. Até o momento em que eu estou pronta para ser vestida, as suas queixas sobre a dificuldade de obtenção de diferentes produtos – de carne de caranguejo passando por chips de música até fitas – me deu uma sensação de que poderia realmente ser distritos rebelando.Frutos do Mar do Distrito 4. Os dispositivos eletrônicos do Distrito 3. E, claro, as telas do Distrito 8. O pensamento de revolta generalizada me faz tremer de medo e excitação.Quero pergunta-lhes mais, mas Cinna aparece para dar-me um abraço e verificar minha maquiagem. Sua atenção vai direto para a cicatriz no meu rosto. De alguma forma, não acho que ele acredita na história do escorregão no gelo, mas ele não a questiona. Simplesmente ajusta o pó no meu rosto, e o pouco que se pode ver da marca desaparece.No térreo, a sala foi limpa e iluminada para a sessão de fotos. Effie está se divertindo muito ordenando a todos ao redor, mantendo-nos todos no horário. É provavelmente uma boa coisa, porque há seis vestidos e cada um requer seu próprio chapéu, sapatos, joias, cabelo, maquiagem, cenário e iluminação. Cremosos laços rosa e rosas e anéis. Marfim acetinado e tatuagens de ouro e verde. Uma bainha de diamantes e véu com joias e luar. Seda pesada branca e mangas que caem do meu pulso para o chão, e pérolas.No momento em que uma foto é aprovada, nós nos movemos para a direita em preparação para a próxima. Eu me sinto como massa de pão, sendo moldada e refeita várias vezes.Minha mãe consegue alimentar-me com pedaços de comida e goles de chá, enquanto eles trabalham em mim, mas como a sessão é longa, estou com fome e cansada. Estou esperando para passar algum tempo com Cinna agora, mas Effie nos manda todos para fora da porta e eu tenho que me contentar com a promessa de um telefonema.A noite cai e meu pé dói por causa de todos os sapatos loucos, então eu abandono qualquer pensamento de ir para a cidade. Em vez disso eu subo e lavo as camadas de maquiagem, condicionadores e tinturas e então desço para secar meu cabelo perto do fogo.Prim, que veio da escola para casa a tempo de ver os últimos dois vestidos, tagarela sobre eles com a minha mãe. Ambas parecem muito felizes com a sessão de fotos. Quando eu caio na cama, percebo que é porque eles acham que isso significa que eu estou segura. Que a Capital ignorou a minha interferência com as chicotadas, e ninguém se daria a tanto trabalho e despesas por alguém que planeja matar, de qualquer forma. Certo.No meu pesadelo, estou vestida com um vestido de noiva, mas está rasgado e enlameado. As mangas compridas ficam presas em espinhos e ramos. O grupo de tributos mutantes me atrai para cada vez mais perto até que ele me domina com ar quente e caninos pingando e eu grito, acordando.É muito perto do amanhecer para me incomodar tentando voltar a dormir. Além disso, hoje eu realmente tenho que sair e falar com alguém. Gale será inalcançável nas minas. Mas eu preciso de Haymitch ou Peeta ou alguém para compartilhar a carga de tudo o que aconteceu comigo desde que fui para o lago. Fugindo de bandidos, cercas eletrificadas, um Distrito 13 independente, a escassez na Capital. Tudo.Eu tomo café com minha mãe e Prim e saio em busca de um confidente. O ar está quente e cheio com esperanças da primavera. Primavera seria um bom momento para uma revolta, eu acho. Todos se sentem menos vulneráveis quando passa o inverno.Peeta não está em casa. Eu acho que ele já tinha ido para a cidade. Mas estou surpresa em ver que Haymitch mudou sua cozinha. Entro em sua casa sem bater. Posso ouvir Hazelle em cima, varrendo o chão da casa, agora impecável. Haymitch não está caindo de bêbado, mas ele não parece muito firme, também. Acho que os rumores sobre Ripper estar de volta no negócio são verdadeiros. Estou pensando que talvez seja melhor eu deixá-lo ir para a cama, quando ele sugere um passeio à cidade.Haymitch e eu podemos conversar em uma espécie de taquigrafia agora. Em poucos minutos eu o atualizo e ele me conta sobre os rumores de revoltas nos Distritos 7 e 11 também. Se meus palpites estiverem certos, isso significaria que quase metade dos distritos pelo menos tentaram se rebelar.— Você ainda acha que não vai funcionar aqui? — Eu pergunto.
— Ainda não. Os outros distritos são muito maiores. Mesmo que metade das pessoas se acovardem em suas casas, os rebeldes tem uma chance. Aqui no Doze, tem que ser todos nós ou nada.
Eu não tinha pensado nisso. Como não temos a força dos números.— Mas talvez em algum ponto? — insisto.
— É, mas nós somos pequenos, fracos e não desenvolvemos armas nucleares — Haymitch fala com um tom de sarcasmo.
Ele não ficou muito animado com minha história do Distrito 13.— O que você acha que eles vão fazer, Haymitch? Com os distritos que estão se rebelando? — pergunto.
— Bem, você ouviu o que eles fizeram no Oito. Você viu o que eles fizeram aqui, e que foi sem provocação. Se as coisas realmente ficarem fora do controle, eu acho que eles não se importam em matar outro distrito, o mesmo que fizeram no Treze. Fazer um exemplo, sabe?
— Então você acha que o Treze foi realmente destruído? Quero dizer, Bonnie e Twill estavam certas sobre a filmagem do mockingjay — digo.
— Ok, mas o que isso prova? Nada. Existem muitas razões pelas quais eles poderiam estar usando imagens antigas. Provavelmente são mais impressionantes. E é muito mais simples, não é? Apenas pressionar alguns botões na sala de edição do que voar até lá, e filmá-lo? — diz ele. — A ideia de que o Treze de alguma forma se recuperou e a Capital ignora-o? Isso soa como o tipo de boato no qual pessoas desesperadas tem que se agarrar.
— Eu sei. Eu só estava com esperanças.
— Exatamente. Porque você está desesperada — diz Haymitch.
Eu não discuto porque, naturalmente, ele está certo.Prim chega da escola borbulhando com entusiasmo. Os professores anunciaram esta noite houve a programação obrigatória.— Eu acho que vai ser sua foto!
— Não pode ser, Prim. Eles tiraram as fotos ontem — eu lhe digo.
— Bem, isso é o que alguém me disse — diz ela.
Eu estou esperando que ela esteja errada. Não tenho tido tempo para preparar Gale para nada disso. Desde o açoite, eu só o vejo quando ele chega à casa de minha mãe para verificar como ele está se curando. Muitas vezes ele está ocupado sete dias por semana na mina. Nos poucos minutos de privacidade que tivemos, com eu andando de volta para a cidade, entendo que os rumores de uma revolta em 12 tenha sido subjugada pela repressão de Thread. Ele sabe que eu não vou fugir. Mas também deve saber que, se nós não nos revoltarmos no Distrito 12, estou destinado a ser noiva de Peeta. Vendo-me descansar em torno de vestidos lindos em sua televisão... O que ele pode fazer com isso?Quando nos reunimos em torno da televisão às sete e meia, eu descubro que Prim está certa. Claro o suficiente, há Caesar Flickerman, falando diante de uma multidão em frente ao Centro de Treinamento, falando a uma multidão apreciativa sobre o meu casamento próximo. Ele introduz Cinna, que se tornou uma estrela da noite com suas roupas para mim nos Jogos, e após um minuto de conversa bem-humorada, somos direcionados para voltar nossa atenção para uma tela gigante.Agora eu vejo como eles poderiam fotografar-me ontem e apresentar esta noite especial. Inicialmente, Cinna desenhou duas dezenas de vestidos de noiva. Desde então, houve o processo de estreitamento dos projetos, criando os vestidos e escolhendo os acessórios. Aparentemente, na Capital, houve a oportunidade de votar em seus favoritos em cada etapa. Isso tudo culmina em fotos minhas nos últimos seis vestidos, o que eu tenho certeza que não demorou para inserir no espetáculo. Cada foto é recebida com uma grande reação da multidão. As pessoas gritando e torcendo por seus favoritos, vaiando os que não gostam. Tendo votado e, provavelmente, apostado no vencedor, as pessoas estão investindo muito em meu vestido de casamento. É bizarro ver quando penso como eu nunca sequer me preocupei em experimentar um antes das câmeras chegarem. Caesar anuncia que os interessados devem dar seu voto final ao meio-dia no dia seguinte.— Vamos fazer com que Katniss Everdeen se case em grande estilo! — Ele grita para a multidão.
Estou prestes a desligar a televisão, mas, em seguida, Caesar está nos dizendo que devemos ficar atentos para o outro evento grande da noite.— É isso mesmo, este ano será o septuagésimo quinto aniversário dos Jogos Vorazes, o que significa que é hora de nosso terceiro Massacre Quaternário!
— O que eles farão? — Pergunta Prim. — Não é época ainda.
Voltamo-nos para a nossa mãe, cuja expressão é solene e distante, como se ela estivesse lembrando-se de algo.— Deve ser a leitura do cartão.
O hino toca, e minha garganta aperta com repulsa quando Presidente Snow sobe ao palco. Ele é seguido por um menino vestido com um terno branco, segurando uma simples caixa de madeira. O hino termina, e o Presidente Snow começa a falar, para nos lembrar dos Dias Negros de que os Jogos Vorazes nasceram. Quando as leis para os Jogos foram estabelecidas, elas ditaram que a cada 25 anos o aniversário será marcado por um Massacre Quaternário. Isso exigiria uma versão glorificada dos Jogos para fazer memória aos mortos nas rebeliões dos distritos.Estas palavras não poderiam ser mais contundentes, pois suspeito que vários distritos estão se rebelando agora.Presidente Snow continua a nos dizer o que aconteceu nos Massacres Quaternários anteriores.— No vigésimo quinto aniversário, como um lembrete para os rebeldes que seus filhos estavam morrendo por causa de sua escolha para dar início à violência, cada distrito teve de realizar uma eleição e votar nos tributos que iria representá-los.
Eu me pergunto como será a sensação. Escolher as crianças que tinham que ir. É pior, penso eu, ser entregue por seu próprios vizinhos do que ter seu nome retirado de um globo de vidro.— Por ocasião do cinquentenário — o presidente continua — como um lembrete de que dois rebeldes morreram para cada cidadão da Capital, cada distrito foi obrigado a enviar duas vezes mais tributos.
Imagino-me diante de um campo de quarenta e sete em vez de 23. Piores probabilidades, menos esperança, e mais crianças mortas. Esse foi o ano em que Haymitch ganhou...— Eu tinha um amiga que se foi nesse ano — diz a minha mãe em silêncio. — Maysilee Donner. Seus pais eram donos da confeitaria. Eles me deram o seu pássaro depois. Um canário.
Prim e eu trocamos um olhar. É a primeira vez que eu já ouvi falar de Maysilee Donner. Talvez porque a minha mãe sabia que eu iria querer saber como ela morreu.— E agora estamos honrando nosso terceiro Massacre Quaternário — anuncia o presidente.
O menino de branco dá passos para a frente, segurando a caixa com qual ele abre a tampa. Podemos ver as linhas amarelas arrumadas, na vertical, nos envelopes amarelados. Quem inventou o sistema de Massacre Quaternário tinha se preparado para séculos de Jogos Vorazes. O presidente retira um envelope claramente marcado com um 75. Ele passa o dedo sob a aba e retira um pequeno quadrado de papel. Sem hesitar, ele lê:— No aniversário septuagésimo quinto, como um lembrete para os rebeldes, que mesmo o mais forte entre eles não pode vencer o poder da Capital, os tributos masculinos e femininos serão colhidos a partir de seus vencedores existentes.
Minha mãe dá um grito fraco e Prim enterra o rosto em suas mãos, mas sinto-me mais como as pessoas que vejo no meio da multidão na televisão. Um pouco desconcertada.O que significa isso? Vencedores existentes?Então entendi o que significa. Pelo menos para mim.Distrito 12 tem apenas três vencedores existentes para escolher. 
Dois homens. Uma mulher...Vou voltar para a arena.



Nenhum comentário:

Postar um comentário