terça-feira, 24 de setembro de 2013

Em chamas - capitulo 13






Meu corpo reagiu antes da minha mente, e quando percebo, estou correndo porta afora, pelos gramados da Vila dos Vitoriosos, além da escuridão. Umidade do chão encharcado molha as minhas meias e eu estou atenta à mordida afiada do vento, mas eu não paro.Onde? Para onde ir? A floresta, é claro. Eu estou em cima do muro antes do zumbido me fazer lembrar como eu fui pega na armadilha. Eu volto, arfando, viro o calcanhar e corro novamente.A próxima coisa que eu sei é que estou com minhas mãos e joelhos no porão de uma das casas vazias na Vila dos Vitoriosos. Fracos feixes de luar entram pela janela nos espaços acima da minha cabeça. Estou com frio, molhada e sem fôlego, mas a minha tentativa de fuga não fez nada para dominar a histeria crescente dentro de mim. Ela vai me afogar a menos que seja libertada. Eu fiz uma bola com a frente da minha camisa, coloquei na minha boca e comecei a gritar. Quanto tempo isto durou, não sei. Mas quando parei, já estava quase sem voz.Eu me encolho e encaro os remendos de luar no chão de cimento. De volta à arena. Voltando ao lugar de pesadelos. É onde eu estou indo. Tenho que admitir que eu não o vi chegando. Eu vi uma infinidade de outras coisas. Ser publicamente humilhada, torturada e executada.Fugindo pelo deserto, perseguidos por Pacificadores e pelo aerobarco. Casamento com Peeta com nossas crianças forçadas à arena. Mas nunca que eu mesma teria de ser uma jogadora nos Jogos novamente. Por quê? Porque não há nenhum precedente para isto. Vencedores estão fora da ceifa para vida. Essa é a transação se você ganhar. Até agora.Há algum tipo de cobertura, o tipo que colocam no chão quando pintam. Puxo para cima de mim como um cobertor. Ao longe, alguém está chamando meu nome. Mas por um momento, deixo de pensar até mesmo sobre naqueles que eu mais amo. E penso somente em mim. E no que esta adiante.A cobertura é dura, mas mantém o calor. Meus músculos relaxam, a minha frequência cardíaca diminui. Eu vejo a caixa de madeira nas mãos do menino, o Presidente Snow tirando o envelope amarelado. É possível que este seja realmente o Massacre Quaternário escrito 75 anos atrás? Parece improvável. É simplesmente uma resposta perfeita demais para os problemas que enfrentam hoje na Capital. Livrar-se de mim e subjugar os distritos tudo de uma vez.Ouço a voz do Presidente Snow na minha cabeça. “No septuagésimo quinto aniversário, como um lembrete para os rebeldes, que mesmo o mais forte entre eles não pode vencer o poder da Capital, os tributos homem e mulher serão colhidos a partir de seus vencedores existentes.”Sim, os vencedores são os nossos mais fortes. Eles são os únicos que sobreviveram à arena e saíram da armadilha da pobreza que estrangula o resto de nós. Eles, ou se eu deveria dizer nós, somos a própria personificação da esperança onde não há nenhuma esperança. E agora eles assassinarão vinte e três de nós para mostrar como até mesmo aquela esperança era uma ilusão.Estou contente, venci no ano passado. Senão, eu deveria conhecer todos os vencedores de outros, não apenas porque eu os vejo na televisão, mas porque eles são convidados em todos os Jogos. Mesmo se eles não estão orientando como Haymitch sempre orientou, a maioria retorna à Capital a cada ano para o evento. Eu acho que muitos deles são amigos. Considerando que o único amigo que eu vou ter que me preocupar sobre a matança vai ser Peeta ou Haymitch. Peeta ou Haymitch!Sento-me, jogando fora a cobertura. O que acabou de passar por minha mente? Não há nenhuma situação em que eu iria matar Peeta ou Haymitch. Mas um deles irá na arena comigo, e isso é um fato. Eles podem até mesmo ter decidido entre eles quem vai ser. Quem for escolhido em primeiro lugar, os outros terão a opção de voluntariado para tomar seu lugar. Eu já sei o que vai acontecer. Peeta pedirá a Haymitch deixá-lo ir para a arena comigo, não importa o quê. Por minha causa. Para me proteger.Eu tropeço em todo o porão, à procura de uma saída. Como eu entrei neste lugar mesmo? Eu sigo o meu caminho até a cozinha e vejo que a janela de vidro na porta foi quebrada. Deve ser por isso que minha mão parece estar sangrando. Adentro a noite novamente e vou direto para a casa de Haymitch. Ele está sentado sozinho na mesa da cozinha, uma meia garrafa vazia de licor branco em um punho, a faca na outra. Bêbado como um gambá.— Ah, lá está ela. Toda perdida. Finalmente fez a matemática, fez, querida? Percebeu que você não vai ir sozinha? E agora você está aqui para me perguntar... o quê? — ele diz.
Eu não respondo. A janela se abriu e o vento bateu em mim como se eu estivesse do lado de fora.— Eu admito, foi mais fácil para o menino. Ele estava aqui antes que eu pudesse tirar a tampa de uma garrafa. Implorando-me por outra chance para entrar. Mas o que você pode dizer? — Ele imita minha voz. — Tome o lugar dele, Haymitch, porque assim tudo fica quite, eu preferiria que Peeta ficasse louco o resto da vida dele que você?
Eu mordo meu lábio porque uma vez ele disse, temo que seja isso que eu quero. Que Peeta viva, até mesmo que isso signifique a morte de Haymitch. Não, eu não posso pensar assim. Ele é terrível, claro que é, mas Haymitch é agora minha família. Para o que eu vim? Eu penso. O que possivelmente eu poderia querer aqui?— Eu vim para tomar uma bebida — digo.
Haymitch cai na gargalhada e bate com a garrafa na mesa diante de mim. Eu corro minha manga na parte superior e tomo uns goles antes que eu engasgue. Demora alguns minutos para me recompor, e mesmo assim os meus olhos e o nariz ainda estão escorrendo. Mas dentro de mim, a bebida parece fogo e eu gosto.— Talvez devesse ser você — eu falo no assunto com naturalidade, enquanto puxo uma cadeira. — Você odeia a vida, de qualquer maneira.
— É verdade — Haymitch concorda. — E desde que na última vez eu tentei mantervocê viva... Parece que eu sou obrigado a salvar o menino neste momento.
— Esse é outro argumento bom.
Limpo meu nariz e derrubo a garrafa novamente.— O argumento de Peeta é que desde que eu escolhi você, agora eu devo a ele. Qualquer coisa que ele quiser — diz Haymitch.
Eu sabia disso. Desta forma, Peeta não é difícil de prever. Enquanto eu vagava pelo chão da adega, pensando apenas em mim, ele estava aqui, pensando apenas em mim. Vergonha não é uma palavra forte o suficiente para o que eu sinto.— Você pode viver cem vidas e não vai merecer um cara como ele, você sabe — diz Haymitch.
— Sim, sim — respondo bruscamente. — Sem dúvida, ele é o superior neste trio. Então, o que você vai fazer?
— Eu não sei — Haymitch suspira. — Volto com você, talvez, se eu puder. Se o meu nome sair na colheita, não importa. Ele vai se voluntariar para tomar o meu lugar.
Nós nos sentamos para um tempo em silêncio.— Seria ruim para você na arena, não seria? Sabendo de todos os outros? — pergunto.
— Ah, eu acho que podemos contar com ela começar a ser insuportável. — Ele acena com a garrafa. — Posso ter de volta agora?
— Não — respondo, passando os braços em torno dela.
Haymitch puxa outra garrafa de debaixo da mesa e dá uma mexida no conteúdo. Mas eu percebo que não estou aqui apenas para uma bebida. Há outra coisa que quero de Haymitch.— Ok, eu descobri o que eu estou pedindo. Se é Peeta e eu nos jogos, desta vez nós tentamos mantê-lo vivo.
Algo cintila em seus olhos vermelhos. Dor.— Como você disse, isso vai ser ruim, não importa como você o faria. E tudo que Peeta quer é sua vez de ser salvo. Nós dois devemos isso a ele — minha voz assume um tom de súplica. — Além disso, a Capital me odeia tanto, que seria melhor eu estar morta. Ele ainda poderia ter uma chance. Por favor, Haymitch. Diga que você me ajuda.
Ele franze as sobrancelhas à sua garrafa, pesando as minhas palavras.— Tudo bem — diz ele, finalmente.
— Obrigada — eu digo.
Devo ir ver Peeta agora, mas eu não quero. Minha cabeça está girando da bebida, e estou tão de saco cheio, quem sabe o que ele poderia me fazer concordar também? Não, agora eu tenho que ir para casa e enfrentar a minha mãe e Prim.Enquanto eu cambaleava os passos para a minha casa, a porta da frente abre e Gale me puxa em seus braços.— Eu estava errado. Deveríamos ter ido embora quando você disse — ele sussurra.
— Não — respondo.
Estou tendo dificuldade para me concentrar e o licor continua derramando da minha garrafa nas costas da jaqueta de Gale, mas ele não parece se importar.— Não é tarde demais.
Sobre seus ombros, eu vejo a minha mãe e Prim se agarrando na soleira da porta. Nós fugimos. Eles morrem. E agora eu tenho que proteger Peeta. Fim da discussão.— Sim, é.
Meus joelhos cedem, de modo que ele está me sustentando. Como o álcool sujeita minha mente, eu ouço a garrafa de vidro quebrar no chão. Isto parece adequado, uma vez que obviamente perdi meu controle sobre tudo.Quando eu acordo, mal posso ir ao banheiro antes que o licor branco faça a sua reaparição. Isso queima tanto subindo como o fez ao descer e o gosto é duas vezes pior. Estou tremendo e suando, quando termino de vomitar, mas pelo menos a maioria das coisas está fora do meu sistema. Já fez o bastante na minha corrente sanguínea, no entanto, e resultou em uma dor de cabeça pulsante, boca seca e o estômago em ebulição.Eu ligo o chuveiro e fico debaixo da água quente por um minuto antes de perceber que ainda estou com minhas roupas de baixo. Minha mãe deve ter tirado apenas minhas roupas imundas e me enfiou na cama. Jogo a roupa molhada na pia e despejo xampu na minha cabeça. Minhas mãos doem, e é aí que percebo os pontos, mesmo pequenos, através de palma e até o lado da mão. Lembro-me vagamente de quebrar a janela de vidro na noite passada. Eu me esfrego dos pés à cabeça, parando apenas para vomitar de novo debaixo do chuveiro. É na maior parte apenas bílis e vai pelo ralo com as bolhas de cheiro doce.Finalmente limpa, puxo meu roupão e volto para cama, ignorando o meu cabelo molhado. Subo debaixo dos cobertores, e tenho certeza de que isso o que deve sentir uma pessoa quando envenenada.Os passos na escada renovam o meu pânico de ontem à noite. Eu não estou pronta para ver minha mãe e Prim. Eu tenho que me recompor para ter calma e tranquilidade, do jeito que eu era quando nós dissemos o nosso adeus no dia da colheita passada. Eu tenho que ser forte. Me esforço para ficar em posição vertical, empurro o meu cabelo molhado fora minhas têmporas latejantes e me fortaleço para esta reunião. Elas aparecem na porta, segurando chá e torradas, com os rostos cheios de preocupação. Eu abro a minha boca, planejando começar com algum tipo de piada, e começo a chorar.Tanta coisa para ser forte.Minha mãe fica do lado da cama e Prim rasteja até perto de mim e me abraça, fazendo sons suaves, até que estou chorando loucamente. Então Prim fica com uma toalha e seca o meu cabelo, desembaraçando as mechas, enquanto minha mãe me convence ficar com o chá e a torrada. Elas me vestem no pijama quente e no colocam sob camadas e camadas de cobertores, e caio no sono novamente.Eu posso dizer pela luz que é fim de tarde quando eu acordo novamente. Há um copo de água na minha mesa de cabeceira e eu bebo com sede. Meu estômago e minha cabeça parecem ser feitas de pedra, mas estão muito melhor que antes. Eu me levanto para me vestir, e tem uma trança atrás no meu cabelo.Antes de eu descer, faço uma pausa no topo das escadas, sentindo-me um pouco embaraçada pela maneira como me comportei com as notícias do Massacre Quaternário. Minha fuga, ter bebido com Haymitch, ter chorado. Dadas as circunstâncias, acho que mereço um dia de indulgência. Estou contente pelas câmeras não estarem aqui para isso, porém.No andar de baixo, minha mãe e Prim me abraçam de novo, mas elas não estão muito emocionais. Eu sei que elas estão segurando as coisas para tornar mais fácil para mim. Olhando para o rosto de Prim, é difícil imaginar que ela é a mesma menina frágil que deixei para trás no dia da colheita nove meses atrás. A combinação dessa provação e de tudo o que se seguiu – a crueldade do distrito, o desfile de doentes e feridos que ela frequentemente trata sozinha agora que as mãos da minha mãe estão cheias – essas coisas a envelheceram anos. Ela cresceu um pouco, também, estamos praticamente da mesma altura agora, mas não é isso que a faz parecer muito mais velha.Minha mãe pega com a concha uma caneca de caldo de carne para mim, e eu peço uma segunda caneca para levar para Haymitch. Então atravesso o gramado para sua casa.Ele acordou há pouco e aceita a caneca sem comentários. Sentamos ali, quase pacificamente, tomando nosso caldo e assistindo o pôr do sol através de sua janela da sala. Ouço alguém andando no andar de cima e eu suponho que seja Hazelle, mas poucos minutos depois Peeta desce e joga uma caixa de papelão de garrafas de bebidas vazias sobre a mesa com determinação.— Veja, já terminei — diz ele.
Tomava tudo de Haymitch focar seus olhos nas garrafas, então eu falei:— O que você terminou?
— Eu já derramei o licor pelo ralo — diz Peeta.
Isto pareceu sacudir Haymitch do seu adormecimento, e ele bate através da caixa em descrença.— Você o quê?
— Atirei o lote — Peeta responde.
— Ele vai comprar mais — eu digo.
— Não, ele não vai — Peeta rebate. — Eu fui atrás de Ripper esta manhã e disse a ela que eu ia entregá-la num estante se ela vendesse a qualquer um de vocês. Paguei a ela, também, apenas para prevenir, mas não acho que ela esteja ansiosa por voltar à custódia dos Pacificadores.
Haymitch atira a faca, mas Peeta desvia tão facilmente que é patético.A raiva sobe em mim.— E é problema seu o que ele faz?
— É completamente problema meu. Seja como acabar, dois de nós vamos estar na arena de novo com o outro como mentor. Não podemos permitir qualquer bêbado nesta equipe. Especialmente você, Katniss — diz Peeta para mim.
— O quê? — explodi indignada.
Seria mais convincente se não tivesse ainda tão de ressaca.— A noite passada foi a única vez que eu sequer bebi.
— Sim, e olha para a forma que você está — diz Peeta.
Eu não sei o que eu esperava do meu primeiro encontro com Peeta após o anúncio. Alguns abraços e beijos. Um pouco de conforto, talvez. Não isso. Viro-me para Haymitch.— Não se preocupe, eu vou te dar mais bebida.
— Então vou entregar vocês dois. Deixá-los sóbrios na cadeia — diz Peeta.
— Qual é o sentido disso? — Pergunta Haymitch.
— O ponto é que nós dois estamos indo para casa da Capital. Um mentor e um vencedor — diz Peeta. — Effie está me enviando as gravações de todos os vencedores vivos. Vamos ver os seus jogos e aprender tudo o que pudermos sobre como eles lutam. Estamos indo para ganhar peso e ficar mais forte. Nós vamos começar a agir como Carreiristas. E um de nós vai ser vencedor novamente, vocês dois gostem ou não!
Ele vai para fora da sala, batendo a porta da frente.Haymitch e eu nos encolhemos com o barulho.— Eu não gosto de gente hipócrita — digo.
— Não gosta do quê? — diz Haymitch, que começa a sugar os resíduos fora das garrafas vazias.
— Você e eu. Isso é que ele tem planos de voltar para casa.
— Bem, então a graça é sobre ele — diz Haymitch.
Mas depois de alguns dias, estamos de acordo em agir como Carreiristas, porque esta é a melhor maneira de deixar Peeta pronto também. Toda noite, assistimos as repescagens dos Jogos antigos dos restantes que conseguiram vencer. Eu percebo que nunca conheci nenhum deles no Tour da Vitória, o que parece estranho. Quando eu falei isso em voz alta, Haymitch disse que a última coisa que o Presidente Snow quis era mostrar Peeta e eu, especialmente eu – o vínculo com vencedores de outros distritos potencialmente rebeldes.Os vencedores têm um status especial e se eles parecessem estar apoiando meu desafio à Capital, teria sido politicamente perigoso. Ajustando por idade, percebo que alguns de nossos oponentes podem ser mais velhos. Peeta faz anotações, Haymitch oferece informações sobre as personalidades dos vencedores, e aos poucos começamos a conhecer nossos oponentes.Todas as manhãs, fazemos exercícios para fortalecer os nossos corpos. Nós corremos e levantamos coisas e esticamos os músculos. Todas as tardes, trabalhamos com habilidades de combate, facas, lutando lado a lado, eu mesmo os ensinei a subir em árvores. Oficialmente, os tributos não são supostamente para treinar, mas ninguém tentou nos parar. Mesmo em anos normais, os tributos dos distritos 1, 2 e 4 mostram-se capazes de empunhar lanças e espadas. Isso não é nada em comparação.Depois de todos os anos de abuso, o corpo de Haymitch não é mais tão resistente. Ele ainda é extremamente forte, mas as corridas curtas o deixam cansado. E você acha que um cara que dorme todas as noites com uma faca pode realmente ser capaz de acertar o outro lado de uma casa com uma, mas suas mãos tremem tanto que levaram semanas para ele conseguir mesmo isso.Peeta e eu nos superamos no âmbito do novo regime, no entanto. Isso me dá algo para fazer. Dá a nós todos algo a fazer além de aceitar a derrota. Minha mãe nos colocou em uma dieta especial para ganhar peso. Prim trata nossos músculos doloridos. Madge rouba para nós jornais da Capital de seu pai. As previsões sobre quem será o vencedor dos vencedores nos colocam entre os favoritos. Até Gale aparece nos domingos, embora ele não caia de amores por Peeta e Haymitch, e nos ensina tudo que sabe sobre armadilhas. É estranho para mim, estar em conversas com Peeta e Gale, mas eles parecem ter colocado de lado qualquer questão que eles têm sobre mim.Uma noite, enquanto eu estou andando com Gale de volta à cidade, ele mesmo admite:— Seria melhor se ele fosse mais fácil de odiar.
— Não me diga. Se eu pudesse tê-lo odiado na arena, todos nós não estaríamos nessa confusão agora. Ele estaria morto, e eu seria uma feliz vencedora sozinha.
— E onde estaríamos, Katniss? — Pergunta Gale.
Faço uma pausa, não sabendo o que dizer. Onde eu estaria com meu falso primo que não seria o meu primo se não fosse por causa de Peeta? Ele ainda teria me beijado e eu teria o beijado de volta, se eu fosse livre para fazê-lo? Eu me deixaria abrir para ele, embalada pela segurança do dinheiro, comida e pela ilusão de segurança que uma vitória poderia trazer sob circunstâncias diferentes? Mas, ainda haveria sempre a colheita que iria pairar sobre nós, sobre nossos filhos. Não importa o que eu quisesse...— Caça. Como todos os domingos — respondo.
Eu sei que ele não quis dizer literalmente isso, mas isso é tudo que posso honestamente dar. Gale sabe que eu o escolhi acima de Peeta quando eu não tinha de voltar a essa situação. Para mim, não há sentido em falar de coisas que poderiam ter acontecido. Mesmo que eu tivesse matado Peeta na arena, ainda não iria me casar com ninguém. Eu só tenho me empenhado em salvar a vida das pessoas, e saiu completamente pela culatra.Temo, de qualquer maneira, que qualquer tipo de cena emocional com Gale pode levá-lo a fazer algo drástico. Como começar a revolta nas minas. E como diz Haymitch, o Distrito 12 não está pronto para isso. De fato, eles estão menos preparados agora do que antes do anúncio Massacre Quaternário, porque na manhã que se seguiu, outra centena de Pacificadores chegou de trem.Desde que eu não tenho a intenção voltar viva pela segunda vez, quanto mais cedo Gale me deixar ir, melhor. Eu faço planos de dizer uma ou duas coisas para ele após a colheita, quando estamos autorizados à uma hora para despedidas. Para deixar Gale saber como ele tem sido essencial para mim todos esses anos. Quanto melhor a minha vida tem sido por conhecê-lo. Para amá-lo, mesmo que seja apenas na forma limitada que eu possa controlar.Mas eu nunca tive a chance.O dia da colheita está quente e abafado. A população do Distrito 12 aguarda, suando e silenciosa, na praça, com metralhadoras apontadas para eles. Eu estou sozinha em uma pequena área cercada com Peeta e Haymitch num cercado parecido à minha direita.A colheita leva apenas um minuto. Effie, brilhando com uma peruca de ouro metálico, não tem seu entusiasmo de sempre. Ela tem que se esforçar para tirar da esfera das meninas o único pedaço de papel que todo mundo já sabe tem meu nome. Então ela pega o nome de Haymitch. Ele mal tem tempo para atirar para mim um olhar infeliz antes de Peeta se oferecer para tomar seu lugar.Nós marchamos imediatamente para o Edifício da Justiça para encontrar o Pacificador Chefe que espera por nós.— Procedimento novo — ele diz com um sorriso.
Nós somos conduzidos para fora pela porta traseira, postos em um carro e levados para a estação de trem. Não há câmeras na plataforma, nem multidões para nos enviar ao nosso caminho. Haymitch e Effie aparecem, escoltado por guardas. Os Pacificadores nos apressam para entrar no trem e batem a porta. As rodas começam a girar.
E eu fico olhando pela janela, observando o Distrito 12 desaparecer, com todas as minhas despedidas ainda pairando em meus lábios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário