terça-feira, 24 de setembro de 2013

Em chamas - capitulo 14




Eu permaneço na janela um bom tempo depois que a floresta engole o último vislumbre da minha casa. Dessa vez eu não tenho nem a menor esperança de retornar. Antes dos meus primeiros Jogos, prometi a Prim que faria qualquer coisa para vencer, e agora jurei para mim mesma que faria qualquer coisa para manter Peeta vivo. Eu nunca vou voltar novamente.Eu já tinha imaginado, na verdade, quais as palavras eu queria que fossem as minhas últimas para meus amados. O melhor para fechar e trancar as portas e deixá-los tristes, mas seguros atrás delas. E agora a Capital roubou isso também.— Vamos escrever cartas, Katniss — diz Peeta detrás de mim. — Será melhor, de qualquer forma. Dar a eles um pedaço de nós. Haymitch vai entregar a eles se... elas precisarem ser entregues.Assinto e vou direto para meu quarto. Sento-me na minha cama, sabendo que nunca vou escrever essas cartas. Elas serão como o discurso que tentei escrever para honrar Rue e Thresh no Distrito 11. As coisas pareciam claras na minha cabeça e mesmo quando eu falei ante a multidão, mas as palavras nunca saíram no papel. Além disso, elas deveriam ir com abraços e beijos e um afago no cabelo de Prim, uma carícia no rosto de Gale, um aperto na mão de Madge. Elas não podem ser entregues numa caixa de madeira contendo meu corpo frio e rígido.Muito deprimida para chorar, tudo que quero é me enrolar na cama e dormir até chegarmos à Capital amanhã de manhã. Mas eu tenho uma missão. Não, é mais que uma missão. É meu último desejo. Manter Peeta vivo. E por mais que pareça improvável que eu consiga fazer isso em face da fúria da Capital, é importante que eu esteja no topo do meu jogo. Isso não vai acontecer se eu estiver lamentando por cada um que eu amo.Deixe-os ir, digo para mim mesma. Diga adeus e os esqueça.Eu tento meu melhor, pensando neles um por um, libertando-os como pássaros da cela protetora dentro de mim, trancando as portas para eles não retornarem.Quando Effie bate na minha porta para me chama para o jantar, eu estou vazia. Mas a leveza não é inteiramente ruim.A comida é moderada. Tão moderada, na verdade, que há longos períodos de silêncio aliviados apenas pela remoção dos pratos anteriores pelos novos. Uma sopa fria de legumes amassados. Bolinhos de peixe com pasta cremosa de limão. Aqueles passarinhos cheios de molho de laranja, com arroz e agrião. Chocolate com cerejas.Peeta e Effie fazem ocasionais tentativas de iniciar uma conversa, que morrem rapidamente.— Eu adoro seu novo cabelo, Effie — Peeta comenta.— Obrigada. Eu o fiz especialmente para combinar com o broche de Katniss. Estava pensando que poderíamos conseguir para você uma tornozeleira dourada e talvez um bracelete de ouro para Haymitch, ou qualquer coisa para que pudéssemos parecer um time — Effie explica.Evidentemente, Effie não sabe que meu broche de mockingjay é agora um símbolo usado pelos rebeldes. Pelo menos no Distrito 8. Na Capital, o mockingjay ainda é um lembrete divertido de uma edição de Jogos Vorazes especialmente excitante. O que mais poderia ser? Rebeldes de verdade não colocam um símbolo secreto em algo tão durável como uma joia. Eles o colocam num pão, que pode ser comido a qualquer segundo, se necessário.— Acho que é uma ótima ideia — Peeta responde. — Que acha, Haymitch?— Sim, qualquer coisa — Haymitch responde.Ele não está bebendo, mas posso dizer que ele gostaria. Effie fez com que levassem o vinho dela para longe quando viu o esforço que ele estava fazendo, mas ele está num estado miserável. Se ele fosse um tributo, não deveria nada a Peeta e poderia estar tão bêbado quanto quisesse. Agora vai tomar tudo dele para manter Peeta vivo numa arena cheia com seus velhos amigos, e ele provavelmente vai falhar.— Talvez possamos conseguir para você uma peruca, também — digo num ataque.Ele me lança um olhar que diz para deixá-lo sozinho, e todos nós comemos nosso pudim de ovos em silêncio.— Vamos assistir a recapitulação das colheitas? — diz Effie, tocando os cantos da boca com um guardanapo de linho branco.Peeta sai para reaver sua agenda para anotar sobre o restante dos vencedores vivos, e nos reunimos na cabine com televisão para ver quem será nossa competição na arena.Estamos todos juntos quando o hino começa a tocar e a recapitulação das cerimônias de colheita nos doze distritos começa.Na história dos Jogos, houve setenta e cinco vencedores. Cinquenta e nove ainda estão vivos. Reconheço muitos rostos, por tê-los vistos como tributos ou mentores nos Jogos anteriores, ou pelas gravações dos vitoriosos. Alguns são tão velhos ou fracos por causa de doenças, drogas, ou bebidas que eu não posso imaginá-los lá. Como esperado, os maiores agrupamentos de tributos Carreiristas são dos Distritos 1, 2 e 4. Mas todos os distritos conseguiram ter pelo menos um vencedor homem e uma mulher.As colheitas foram rápidas. Peeta coloca estrelas nos nomes dos tributos escolhidos na sua agenda. Hatmitch assiste, seu rosto desprovido de emoção, enquanto amigos subiam no palco. Effie faz comentários aflitos e abafados como “Ah, não Cecelia” ou “Bem, Chaff nunca pôde ficar fora de uma luta”, e suspirava frequentemente.Da minha parte, tento fazer algumas anotações mentais dos outros tributos, mas como o ano passado, apenas alguns poucos ficam fixos na minha cabeça. Há os classicamente belos irmão e irmã do Distrito 1, que foram vencedores em anos consecutivos quando eu era pequena. Brutus, um voluntário do Distrito 2, que deve ter no mínimo quarenta anos e aparentemente não pode esperar para voltar a arena. Finnick, o cara atraente de cabelos cor de bronze do Distrito 4 que foi coroado dez anos atrás aos quatorze anos. Uma jovem histérica com longos cabelos castanhos também é chamada no 4, mas ela é rapidamente substituída por uma voluntária, uma mulher de oitenta anos que precisa de uma bengala para caminhar até o palco.Então há Johanna Mason, a única vencedora feminina do 7, que ganhou há alguns anos fingindo que era uma fraca. A mulher do 8, a quem Effie chama de Cecelia, que parece ter cerca de trinta anos, tem de se desprender de três crianças que correm para segurá-la. Chaff, um homem do 11 que eu conheço por ser um dos melhores amigos de Haymitch, também está dentro.Sou chamada. E depois Haymitch. E Peeta se torna voluntário.Um dos anunciantes chega às lágrimas, porque parece que as chances nunca estarão ao nosso favor, somos os namorados do Distrito 12. Então ela se controla e aposta que “esses serão os melhores Jogos!”Haymitch deixa a cabine sem uma palavra, e Effie, depois de fazer alguns comentários desconexos sobre um tributo e outro, nos dá boa noite. Eu fico sentada enquanto Peeta rasga as páginas dos vencedores que não foram escolhidos.— Por que você não vai dormir um pouco? — ele sugere.Por que eu não consigo lidar com os pesadelos. Não sem você, eu penso. Eles certamente serão terríveis hoje à noite. Mas não posso pedir para Peeta vir dormir comigo. Nós quase não nos tocamos desde a noite em que Gale foi chicoteado.— O que você vai fazer? — pergunto.— Só revisar minhas notas por enquanto. Imaginar o que vamos enfrentar. Mas eu vou com você de manhã. Vá para cama, Katniss.Então eu vou para cama e, como previ, dentro de poucas horas acordo de um pesadelo no qual uma velha do Distrito 4 se transforma num grande roedor e rói meu rosto. Eu sei que estou gritando, mas ninguém aparece. Nem Peeta, nem mesmo um dos criadores da Capital.Ponho um robe para tentar acalmar o arrepio que se arrasta pelo meu corpo. Ficar na minha cabine é impossível, então decido ir encontrar alguém para me fazer um chá ou um chocolate quente, ou qualquer coisa. Talvez Haymitch ainda esteja em pé. Claro que ele não está dormindo.Eu peço leite quente, a coisa mais calmante que posso pensar, para um criado. Ouço vozes da sala com televisão, entro e encontro Peeta. Ao seu lado no sofá está a caixa que Effie entregou com os antigos Jogos Vorazes. Reconheço o episódio em que Brutus se torna o vencedor.Peeta se levanta e desliga o vídeo quando me vê.— Não conseguiu dormir?— Não por muito tempo — respondo.Puxo o robe com mais força ao meu redor enquanto me lembro da velha se transformando num roedor.— Quer falar sobre isso? — ele pergunta.Às vezes isso pode ajudar, mas eu só balanço minha cabeça, sentindo-me fraca por pessoas que ainda nem lutei já estarem me assombrando.Quando Peeta estende seus braços, eu vou direto para eles. É a primeira vez desde que anunciaram o Massacre Quaternário que ele me oferece algum tipo de afeto. Ele tem sido mais como um treinador exigente, sempre pressionando, sempre insistindo que Haymitch e eu corramos mais rápido, comamos mais, conheçamos melhor nosso inimigo. Amante? Esqueça isso. Ele abandonou qualquer encenação de ser meu amigo, até.Eu passo meus braços ao redor do seu pescoço e aperto com força, antes que ele me mande fazer flexões ou coisas assim. Em vez disso, ele me puxa para mais perto e enterra seu rosto no meu cabelo. Calor irradia do ponto onde seus lábios tocam meu pescoço, lentamente se espalhando pelo resto do meu corpo. É tão bom, tão impossivelmente bom, que sei que não serei a primeira a me afastar.E por que eu deveria? Eu disse adeus a Gale. Eu nunca irei vê-lo novamente, isso é certeza. Nada que eu faça pode machucá-lo. Ele não vai ver ou vai pensar que estou atuando para as câmeras. Isso, pelo menos, é um peso tirado dos meus ombros.A chegada do criado da Capital com o leite quente é o que nos separa. Ele coloca uma bandeja com uma jarra de cerâmica e duas canecas na mesa.— Eu trouxe uma caneca extra — avisa.— Obrigada.— E acrescentei um pouco de mel ao leite. Para adoçar. E uma pitada de tempero —acrescenta.Ele olha para nós como se quisesse dizer mais, então balança sua cabeça levemente e sai da sala.— O que há com ele? — pergunto.— Acho que ele se sente mal por nós — diz Peeta.— Certo — digo, servindo o leite.— É sério. Não acho que as pessoas na Capital estão todas felizes com a nossa participação — Peeta comenta — ou dos outros vencedores. Eles são afeiçoados aos seus campeões.— Acho que eles vão superar quando o sangue começar a fluir — respondo sem rodeios.Realmente, se há uma coisa para a qual não tenho tempo, é me preocupar com como o Massacre Quaternário vai afetar o humor na Capital.— Então, você está assistindo aos vídeos de novo?— Não realmente. Só dando uma olhada nas diferentes técnicas de luta do pessoal.— Quem é o próximo? — pergunto.— Você que escolhe — Peeta fala, estendendo a caixa.Os vídeos estão marcados com o ano dos Jogos e o nome do vencedor. Eu remexo um pouco e de repente encontro um na minha mão que nós não assistimos. O ano dos Jogos é cinquenta. Seria o segundo Massacre Quaternário. E o nome do vencedor é Haymitch Abernathy.— Nunca assistimos esse — comento.Peeta balança a cabeça.— Não. Sabia que Haymitch não queria. Do mesmo modo que não queremos reviver nossos próprios Jogos. E visto que somos um time, não acho que importa muito.— A pessoa que ganhou no vinte e cinco está aqui? — pergunto.— Acho que não. Quem quer que fosse deve estar morto agora, e Effie só me entregou os vencedores que poderíamos ter de encarar — Peeta pesa o vídeo de Haytmich na sua mão. — Por quê? Você acha que devemos assistir?— É o único Massacre Quaternário que temos. Podíamos pegar algo de valor sobre como eles trabalham — digo.Mas me sinto estranha. Parece como fosse uma invasão maior na privacidade de Haytmich. Não sei por que deveria, visto que toda coisa era pública. Mas é. Tenho de admitir que também me sinto extremamente curiosa.— Não temos de contar ao Haymitch que vimos.— Ok — Peeta concorda.Ele coloca o vídeo e eu me enrolo ao seu lado no sofá com meu leite, que está realmente delicioso com o mel e o tempero, e me perco no Quinquagésimo Jogos Vorazes.Depois do hino, eles mostram o Presidente Snow abrindo o envelope com o segundo Massacre Quaternário. Ele parece mais jovem, mas tão repelente quanto hoje. Ele lê o papel com a mesma voz opressiva que ele usou para o nosso, informando a Panem que em honra do Massacre Quaternário, haverá o dobro de números de tributos. Os editores cortaram logo para as colheitas, onde nome após nome é chamado.Quando chegamos ao Distrito 12, estou completamente estupefata pelo número de crianças que certamente vão morrer. Há uma mulher, não Effie, chamando os nomes no 12, mas ela ainda começa com “Damas primeiro!” Ela chama o nome de uma garota da Costura, como você pode dizer pela aparência dela, e então ouço o nome:— Maysilee Donner.— Ah! — digo. — Ela era amiga da minha mãe.A câmera a encontra na multidão, abraçando outras duas crianças. Todas loiras. Todas definitivamente filhas de comerciantes.— Acho que aquela é sua mãe a abraçando — Peeta comenta quietamente.E ele está certo. Quando Maysilee Donner bravamente se solta e vai para o palco, eu pego um vislumbre da minha mãe na minha idade, e ninguém exagerou a sua beleza. Segurando sua mão e chorando está outra garota que parece com Maysilee. Mas muito como alguém que eu conheço, também.— Madge — digo.— Aquela é a mãe dela. Ela e Maysilee eram gêmeas ou algo assim — Peeta explica. —Meu pai mencionou uma vez.Penso na mãe de Madge. Esposa do Prefeito Undersee. Que passa metade de sua vida na cama imobilizada com uma dor terrível, fechada para o mundo. Penso em como eu nunca percebi que ela e minha mãe dividiam essa conexão. De Madge aparecendo na tempestade de neve, trazendo os analgésicos para Gale. Do meu broche de mockingjay e como significa algo completamente diferente agora que sei que seu dono original era a tia de Madge, Maysille Donner, um tributo que foi assassinado na arena.O nome de Haymitch é chamado finalmente. É mais um choque vê-lo que ver minha mãe. Ele é jovem. Forte. É difícil admitir, mas ele era bonito. Seu cabelo escuro e enrolado, aqueles olhos cinzentos de Costura brilhantes e, mesmo então, perigosos.— Ah. Peeta, você não acha que ele matou Maysilee, acha? — deixo escapar.Não sei por que, mas não posso suportar a ideia.— Com quarenta e oito jogadores? Eu diria que é muito difícil — Peeta responde.O passeio nas carruagens – na qual as crianças do Distrito 12 estão vestidas em horríveis vestes de mineiros – e as entrevistas passam rapidamente. Há pouco tempo para se focar em alguém. Mas visto que Haymitch vai ser o vencedor, temos de dar uma boa olhada na entrevista entre ele e Caesar Flickerman, que parece exatamente como sempre em seu brilhante terno azul meia-noite. Apenas seus cabelos verdes escuros, pálpebras e lábios estão diferentes.— Então, Haymitch, o que você acha dos Jogos terem cem por cento mais competidores que o normal? — pergunta Caesar.Haymitch encolhe os ombros.— Não vejo em que isso faça a diferença. Ainda vai ter cem por cento de estupidez como o normal, então imagino que as chances serão as mesmas.A audiência explode em risadas e Haymitch dá a eles apenas um meio sorriso. Irritável. Arrogante. Indiferente.— Ele não teve de ir longe para isso, teve? — digo.Agora é a manhã em que os Jogos começam. Assistimos do ponto de vista de um dos tributos quando ele se levanta através do tubo da área de preparação e entra na arena. Não posso evitar dar um leve suspiro. Descrença é refletida nos rostos dos jogadores. Até as sobrancelhas de Haymitch se levantam em prazer, embora elas quase imediatamente voltem a se tornar uma carranca.É o lugar mais deslumbrante imaginável. A Cornucópia dourada está no meio de uma campina com grupos de flores gloriosas. O céu é um azul celeste com nuvens brancas. O canto dos pássaros é perceptível. Pelo modo como alguns dos tributos estão fungando, deve ter um cheiro fantástico. Uma imagem aérea mostra que a campina se estende por quilômetros. À distância, em uma direção, há o que parece ser uma floresta, e na outra, uma montanha coberta de neve.A beleza desorienta muitos dos jogadores, porque quando há o som do gongo, a maioria deles parece estar tentando acordar de um sonho. Não Haymitch, entretanto. Ele está na Cornucópia, armando-se e juntando alguns suprimentos. Ele caminha em direção à floresta antes que a maioria dos outros tenham saídos das placas.Dezoito tributos são mortos no banho de sangue do primeiro dia. Outros começam a morrer e se torna claro que quase tudo nesse lindo lugar – as frutas sedutoras presas nos arbustos, a água nos lagos cristalinos, até o cheiro das flores quando inaladas muito de perto – está mortalmente envenenado. Apenas a água da chuva e a comida vinda da Cornucópia são seguras para consumo. Há um grande grupo bem abastecido de Carreiristas com dez tributos limpando a área da montanha, fazendo vítimas.Haymitch tem seus próprios problemas na floresta, onde os esquilos fofos e dourados são carnívoros e atacam em bandos, as picadas das borboletas trazem agonia, senão morte. Mas ele persiste em ir adiante, sempre mantendo distância entre a montanha atrás dele.Maysilee acaba se virando bem, para uma garota que deixou a Cornucópia com apenas uma pequena mochila. Dentro ela encontra uma garrafa, alguma carne seca e uma zarabatana com duas dúzias de dardos. Fazendo uso dos venenos prontamente disponíveis, ela logo transforma a zarabatana numa arma mortal apenas mergulhando os dardos nas substâncias letais e as direcionando para a carne dos seus oponentes.Em quatro dias, a montanha pitoresca vira um vulcão que apaga outra dúzia de jogadores, incluindo quase todos os Carreiristas, sobram só cinco. Com a montanha expelindo fogo líquido, e a campina não oferecendo meios de se ocultar, os treze tributos restantes – incluindo Haymitch e Maysilee – não têm escolha além de se confinarem na floresta. Haymitch parece continuar na mesma direção, para longe da agora montanha vulcânica, mas uma sebe de labirintos o força a rodear para o centro da floresta, onde ele encontra três dos Carreiristas e puxa sua faca. Eles podem ser maiores e mais fortes, mas Haymitch tem uma velocidade extraordinária e mata dois quando o terceiro o desarma. Aquele Carreirista está quase cortando seu pescoço quando um dardo o derruba no chão.Maysilee Donner sai da floresta.— Viveríamos mais com dois de nós.— Acho que você acabou de provar isso — Haymitch responde, esfregando seu pescoço. — Aliados?Maysilee assente.E ali estão eles, instantaneamente presos numa das alianças que você tem de quebrar se quiser ir para casa e encarar seu distrito.Como Peeta e eu, eles ficam melhores juntos. Descansam mais, desenvolvem um sistema para guardar mais água da chuva, lutam como um time e dividem a comida das mochilas dos tributos mortos. Mas Haytmich ainda está determinado a continuar se movendo.— Por quê? — Maysille continua perguntando, e ele a ignora até que ela se recusa a se mover sem uma resposta.— Porque isso tem de terminar em algum lugar, certo? — diz Haymitch. — A arena não pode continuar para sempre.— O que você espera encontrar? — Maysille pergunta.— Eu não sei. Mas talvez haja algo que possamos usar.Quando eles finalmente atravessam aquela impossível sebe, usando um maçarico de uma das bolsas dos Carreiristas mortos, eles se encontram numa terra lisa e seca que leva a um penhasco. Longe abaixo, você pode ver rochas salientes.— Isso é tudo que há, Haymitch. Vamos voltar — diz Maysilee.— Não, vou ficar aqui.— Certo. Há apenas cinco de nós. Podemos dizer adeus agora, de qualquer forma. Eu não quero que sobre para mim e para você.— Ok — ele concorda.Isso é tudo. Ele não oferece um aperto de mão ou mesmo olha para ela. E ela se afasta.Haymitch rodeia o limite do penhasco como se tentasse descobrir algo. Seus pés deslocam um seixo e ele cai no abismo, aparentemente perdido para sempre. Mas um minuto depois, quando ele se senta para descansar, o seixo é atirado de volta para o seu lado. Haymitch o encara, surpreso, e então seu rosto toma uma estranha intensidade. Ele atira uma rocha do tamanho do seu punho em direção ao penhasco e espera. Quando ela voa de volta para sua mão, ele começa a rir.É quando ouvimos Maysilee começar a gritar. A aliança acabou e ela saiu, então ninguém poderia culpá-lo por ignorá-la. Mas Haymitch corre para ela, mesmo assim. Ele chega apenas a tempo de ver o último de um bando de pássaros rosados, equipados com bicos longos e finos, a perfurar através do pescoço. Ele segura sua mão enquanto ela morre, e tudo em que posso pensar é Rue e em como eu cheguei muito tarde para salvá-la, também.Mais tarde naquele dia, outro tributo é morto em combate e um terceiro é comido por um bando daqueles esquilos fofos, deixando Haymitch e uma garota do Distrito 1 para competir para a multidão.Ela é maior que ele e tão rápida quanto, e quando a luta inevitável começa, é sangrenta, horrível e ambos recebem o que podem ser feridas fatais, quando Haymitch finalmente é desarmado. Ele tropeça dentro da floresta, segurando seus intestinos, enquanto ela corre atrás dele, carregando um machado que deve matá-lo. Haymitch vai até o penhasco em linha direta e atinge a limite quando ela atira o machado. Ele pula para o chão e o machado voa até o abismo. Agora também desarmada, a garota só fica ali, tentando parar o fluxo de sangue que sai de sua órbita vazia. Ela está pensando que talvez possa perdurar mais que Haymitch, que está começando a se convulsionar no chão. Mas o que ela não sabe, e o que ele sabe, é que o machado vai retornar. E quando ele volta sobre a borda, ele se enterra na sua cabeça. O canhão soa, seu corpo é removido e as trombetas explodem para anunciar a vitória de Haymitch.Peeta desliga o vídeo e nos sentamos ali em silêncio por um momento.Finalmente, Peeta diz:— Aquele campo de força no fundo do penhasco era como o do terraço do Centro de Treinamento. O que atira você de volta se você tentar pular ou cometer suicídio. Haymitch encontrou um modo de transformá-lo numa arma.— Não apenas contra os outros tributos, mas contra a Capital, também — digo. —Você sabe que eles não esperavam que isso acontecesse. Não era para ser parte da arena. Eles nunca planejaram que alguém o usasse como arma. Fez com que eles parecessem estúpidos e ele viu isso. Aposto que eles tomaram um bom tempo tentando adiar isso. Aposto que é por isso que eu não me lembro de vê-lo na televisão. Foi quase tão ruim quanto nós e as frutas!Não posso evitar rir, realmente rir, pela primeira vez em meses. Peeta apenas balança sua cabeça como se eu tivesse perdido a cabeça – e talvez eu perdi, um pouco.— Quase, mas não exatamente — Haymitch fala detrás de nós.Eu me viro, com medo de que ele fosse ficar com raiva por nós termos assistido sua gravação, mas ele apenas sorri e toma um gole comprido de uma garrafa de vinho. Demais para ficar sóbrio. Acho que deveria ficar preocupada por ele estar bebendo de novo, mas estou preocupada com outro sentimento.Eu passei todas essas três semanas conhecendo quem meus competidores são, sem nem pensar sobre quem meus companheiros de time são. Agora, um novo tipo de confidência está se iluminando dentro de mim, porque eu acho que finalmente sei quem Haymitch é. E estou começando a saber quem eu sou. E claramente, duas pessoas que deram tanto trabalho à Capital podem pensar num modo de levar Peeta vivo para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário