terça-feira, 24 de setembro de 2013

Em chamas - capitulo 24




Onde ela está? O que estão fazendo com ela?— Prim! — Eu grito. — Prim!
Apenas um outro grito agonizante me responde. Como ela chegou aqui? Por que ela é parte dos Jogos?
— Prim!
Videiras cortam meu rosto e meus braços, trepadeiras pegam meus pés. Mas eu estou ficando mais perto dela. Perto. Muito perto agora. O suor escorre pela minha face, ardendo a cura das feridas do ácido. Eu arquejo, tentando obter algum uso do ar quente e úmido que parece vazio de oxigênio. Prim faz um som – como uma perda, irremediável som – que eu não posso sequer imaginar o que eles fizeram para despertar isso.— Prim!
Eu rasgo através de uma parede verde em uma pequena clareira e o som se repete diretamente a cima de mim. Acima de mim? Minha cabeça se move em volta. Têm-na nas árvores? Eu procuro desesperadamente nos ramos, mas não vejo nada.— Prim? — Chamo suplicante.
Eu a ouço, mas não posso vê-la. Seu próximo lamento soa fora, claro como um sino, e não há dúvidas sobre a fonte. Está vindo da boca de uma pequena ave de crista negra empoleirada sobre um galho cerca de dez metros acima da minha cabeça. E então eu entendo.É um jabberjay.Eu nunca vi um antes – pensei que eles já não existiam – e por um momento, quando eu me inclino contra o tronco da árvore, segurando um pouquinho no meu lado, eu o examino. A mutação, o precursor, o pai. Eu puxo uma imagem mental de um rouxinol, fundo-a com o jabberjay, e sim, posso ver como eles se acoplaram para fazer o meu mockingjay. Não há nada sobre o pássaro que sugere que é uma mutação. Nada, exceto os horrivelmente realistas sons de voz da Prim fluindo de sua boca. Eu o silencio com uma flecha na sua garganta. O pássaro cai no chão. Eu removo minha flecha e torço o pescoço para ter certeza. Então arremesso a coisa revoltante para a selva. Nenhum grau de fome me fará tentar comê-lo.Não era real, eu digo a mim mesmo. Da mesma forma que as mutações de lobo do ano passado não eram realmente os tributos mortos. É apenas um truque sádico dos Gamemakers.
Finnick aterrissa na clareira para me encontrar limpando minha flecha com um pouco de musgo.— Katniss?
— Está tudo bem. Eu estou bem — digo, embora eu não me sinta totalmente bem. —Eu pensei que eu ouvi minha irmã, mas...
Um penetrante grito me corta. É outra voz, não Prim, talvez uma mulher jovem. Eu não a reconheço. Mas o efeito sobre Finnick é instantâneo. A cor desaparece de seu rosto e eu posso realmente ver as suas pupilas dilatarem com medo.— Finnick espere! — grito, estendendo a mão para tranquilizá-lo, mas ele fugiu para longe.
Indo em perseguição da vítima, como quando eu estupidamente insisti em Prim.— Finnick! — chamo, mas eu sei que ele não vai voltar e esperar por mim para dar uma explicação racional.
Então tudo que posso fazer é segui-lo.Não é nenhum esforço encontrá-lo, mesmo que ele esteja se movendo tão rápido, já que ele deixa um caminho claro em seu rastro. Mas o pássaro está, no mínimo, a duzentos metros de distância, a maior parte uma subida, e quando chego até ele, estou sem fôlego. Ele está ao redor de uma árvore gigante. O tronco deve ter quatro metros de diâmetro e os galhos nem sequer começam até os vinte metros de altura. Os gritos da mulher emanam de algum lugar na folhagem, mas o jabberjay está oculto. Finnick grita assim, mais e mais.— Annie! Annie!
Ele está em estado de pânico e completamente inacessível, então eu faço o que eu faria de qualquer maneira. Eu escalo uma árvore ao lado, localizo o jabberjay, e o alcanço com uma flecha. Ele cai em linha reta para baixo, caindo exatamente aos pés de Finnick. Ele o pega e lentamente faz a conexão, mas quando eu deslizo para me juntar a ele, ele parece mais desesperado do que nunca.— Está tudo bem, Finnick. É apenas um jabberjay. Eles estão jogando um truque sobre nós — eu digo. — Não é real. Não é sua... Annie.
— Não, não é Annie. Mas a voz era dela. Jabberjays imitam o que ouvem. Quando começaram os gritos, Katniss? — diz ele.
Eu posso sentir meu próprio rosto empalidecer quando eu entendo o seu significado.— Oh, Finnick, você não acha que eles...
— Sim. Eu acho. Isso é exatamente o que eu penso.
Eu tenho uma imagem de Prim em um quarto branco, amarrada a uma mesa, enquanto os mascarados, figuras vestidas evocam aqueles sons dela. Em algum lugar eles estão torturando-a, ou a torturam, para ter esses sons. Meus joelhos se transformam em água e eu me afundo no chão. Finnick está tentando me dizer algo, mas eu não posso ouvi-lo. O que eu faço finalmente é ouvir outro pássaro de algum lugar lá fora, à minha esquerda. E desta vez, a voz é de Gale.Finnick pega meu braço antes que eu possa correr.— Não. Não é ele.
Ele começa a puxar-me para baixo, em direção à praia.— Vamos sair daqui!
Mas a voz de Gale está tão cheia de dor que não posso deixar de lutar para alcançá-la.— Não é ele, Katniss! É uma mutação! — Finnick grita para mim. — Vamos!
Ele me move junto, meio arrastando, meio me levando, até que eu possa processar o que ele disse. Ele está certo, é só outro jabberjay. Eu não posso ajudar Gale perseguindo-o. Mas isso não muda o fato de que é a voz de Gale, e em algum lugar, algum dia, alguém o fez soar como isso.Eu paro de lutar com Finnick, no entanto, e como na noite na neblina, fujo do que eu não posso lutar. O que só pode me fazer mais dano. Só que desta vez é meu coração e não meu corpo que está se desintegrando. Isso deve ser mais uma arma do relógio. Quatro horas, eu acho. Quando os ponteiros fazem tique-taque para as quatro, os macacos vão para casa e os jabberjays saem para brincar.Finnick está certo, sair daqui é a única coisa a fazer. Embora não haja nada que Haymitch possa enviar em um paraquedas que ajude Finnick ou eu a se recuperar das feridas que as aves infligiram.Avisto Peeta e Johanna em pé na linha de árvores e eu sou preenchida com uma mistura de alívio e raiva. Por que Peeta não veio me ajudar? Por que ninguém veio atrás de nós? Mesmo agora ele hesita, com as mãos levantadas, palmas para nós, os lábios se movendo, mas não há palavras que nos chegam. Por quê?O muro é tão transparente, Finnick e eu corremos de cara nele e caimos de volta para o chão da floresta. Estou com sorte. O pior impacto foi no meu ombro, enquanto Finnick bateu de cara e agora o seu nariz está jorrando sangue. É por isso que Peeta, Johanna e até Beetee, que eu vejo infeliz balançando a cabeça para trás, não vieram em nosso auxílio. Uma barreira invisível bloqueia a área a nossa frente.Não é um campo de força. Você pode tocar a superfície dura e lisa tudo quanto você quiser. Mas a faca de Peeta e o machado de Joana não podem fazer nenhum vestígio nela. Eu sei, sem verificar mais alguns metros para o lado, que abrange toda a cunha de quatro a cinco horas. Que estaremos presos como ratos até a hora passar.Peeta prensa a mão contra a superfície e eu coloco a minha até encontrá-lo, como se eu pudesse senti-la através da parede. Eu vejo seus lábios se movendo, mas não posso ouvi-lo, não posso ouvir nada fora da nossa cunha. Eu tento fazer o que ele está dizendo, mas não consigo me concentrar, então basta olhar no seu rosto, fazendo o meu melhor para enforcar a minha sanidade.Então, as aves começam a chegar. Uma por uma. Empoleiram-se nos ramos adjacentes. E com um cuidado orquestrado, um coro de horror começa a sair de suas bocas. Finnick desiste de uma vez, e encurva para o chão, apertando as mãos nos ouvidos como se ele estivesse tentando esmagar seu crânio. Eu tento lutar por um tempo. Esvaziando a minha aljava de flechas nas aves odiosas. Mas cada vez que uma cai morta, outra rapidamente toma seu lugar. E finalmente eu desisto e me enrolo ao lado de Finnick, tentando bloquear os sons atormentantes de Prim, Gale, minha mãe, Madge, Rory, Vick, mesmo Posy, a pequena Posy desamparada...Eu sei que está acabado quando sinto as mãos de Peeta sobre mim, sinto-me levantada da terra e tirada da selva. Mas eu continuo com os olhos bem fechados, mãos nos ouvidos, os músculos muito rígidos para soltar. Peeta me segura em seu colo, falando palavras reconfortantes, embalando-me gentilmente. É preciso um longo tempo antes que eu comece a relaxar o punho de ferro do meu corpo. E quando o faço, o tremor começa.— Está tudo bem, Katniss — ele sussurra.
— Você não os ouviu — eu respondo.
— Eu ouvi Prim. Logo no início. Mas não era ela — diz ele. — Foi um jabberjay.
— Foi ela. Em algum lugar. O jabberjay acabou de gravá-la — eu digo.
— Não. Isso é o que eles querem que você pense. Da mesma forma que eu me perguntava se os olhos de Glimmer estavam na mutação no ano passado. Mas aqueles não eram os olhos da Glimmer. E isso não era a voz de Prim. Ou se era, eles tomaram de uma entrevista ou algo assim e distorceram o som. Fazendo isso parecer o que ela estava dizendo.
— Não, eles estavam torturando-a — eu respondo. — Ela provavelmente está morta.
— Katniss, Prim não está morta. Como eles poderiam matar Prim? Estamos quase no final, oito de nós. E o que acontece então?
— Mais sete de nós morrem — eu digo desesperadamente.
— Não, em casa. O que acontece quando chegam ao final oito tributos nos Jogos?
Ele levanta meu queixo então eu tenho que olhar para ele. Obrigando-me a fazer contato visual.— O que acontece? Nos oito finais?
Eu sei que ele está tentando me ajudar, então me coloco a pensar.— Nos oito finais? — repito. — Eles entrevistam a sua família e os amigos em casa.
— Isso mesmo — diz Peeta. — Eles entrevistam sua família e amigos. E eles podem fazer isso se eles já mataram todos eles?
— Não? — Pergunto, ainda incerta.
— Não. É assim que sabemos que Prim está viva. Ela vai ser a primeira que eles entrevistarão, não vai?
Eu quero acreditar nele. Urgentemente. É só... aquelas vozes...— Primeiro Prim. Então, sua mãe. Seu primo, Gale. Madge — continua ele. — Foi um truque, Katniss. Um horrível. Mas nós somos os únicos que podemos ser feridos por ele. Somos os únicos nos Jogos. Não eles.
— Você realmente acredita nisso?
— Realmente — Peeta concorda.
Eu vacilo, pensando em como Peeta pode fazer alguém acreditar em qualquer coisa. Olho para Finnick para uma confirmação, vejo que ele está fixado em Peeta, nas suas palavras.— Você acredita nisso, Finnick? — pergunto.
— Isso poderia ser verdade. Eu não sei — diz ele. — Eles poderiam fazer isso, Beetee? Pegar a voz normal de alguém e torná-la...
— Oh, sim. Não é mesmo tão difícil, Finnick. Nossas crianças aprendem uma técnica semelhante na escola — Beetee confirma.
— É claro que Peeta está certo. O país inteiro adora a irmãzinha de Katniss. Se eles realmente a matassem assim, eles provavelmente teriam uma revolta em suas mãos —Johanna diz categoricamente. — Não queremos isso, não é? — Ela atira a cabeça para trás e grita: — Todo o país em rebelião? Não queremos nada disso!
Minha boca aberta cai em estado de choque. Ninguém, nunca, diz qualquer coisa como esta nos Jogos. Com certeza, eles cortaram Johanna, estão a editando. Mas eu a ouvi e nunca pensarei nela novamente da mesma forma. Ela nunca vai ganhar nenhum prêmio de bondade, mas certamente ela é corajosa. Ou louca. Ela pega algumas cascas e vai em direção à floresta.— Estou pegando água — diz ela.
Não posso deixar de pegar a mão dela enquanto ela passa por mim.— Não vá lá. Os pássaros...
Eu me lembro de que as aves devem ter ido embora, mas ainda não quero ninguém lá dentro. Nem mesmo ela.— Eles não podem me machucar. Eu não sou como o resto de vocês. Não há mais ninguém que eu amo — diz Johanna, e libera a mão com uma agitação impaciente.
Quando ela me traz de volta um reservatório de água, eu faço um gesto silencioso de obrigado, sabendo o quanto ela iria desprezar a pena na minha voz.Enquanto Johanna coleta água e minhas flechas, Beetee mexe com seu fio, e Finnick toma a água. Eu preciso me limpar, também, mas fico com as armas de Peeta, ainda muito abalada para me mover.— Quem é que eles usaram contra Finnick? — pergunta ele.
— Alguém chamada Annie — eu digo.
— Deve ser Annie Cresta.
— Quem?
— Annie Cresta. Ela era a garota que Mags se voluntariou para ir em seu lugar. Ela ganhou cerca de cinco anos atrás — Peeta explica.
Isso teria sido o verão depois que meu pai morreu, quando comecei a alimentar a minha família, quando meu ser inteiro foi ocupado com o combate à fome.— Eu não me lembro de muito desses Jogos. Foi o ano do terremoto?
— Sim. Annie é a única que ficou louca quando seu parceiro distrito foi decapitado. Correu por conta própria e se escondeu. Mas um terremoto rompeu uma represa e muito da arena ficou inundada. Ganhou porque era a melhor nadadora — diz Peeta.
— Ela ficou melhor depois? — pergunto. — Quero dizer, sua mente?
— Eu não sei. Não me lembro de ter visto ela nos Jogos novamente. Mas ela não parecia muito estável durante a colheita deste ano.
Então é ela que Finnick ama, eu penso. Não sua fileira de amantes imaginárias na Capital. Mas uma pobre louca menina em sua casa.Uma explosão de canhão traz-nos todos juntos na praia. Um aerobarco aparece no que estimamos ser a zona de seis para sete horas. Observamos como a garra mergulha para baixo cinco vezes para recuperar os pedaços de um corpo, dilacerado. É impossível dizer quem era. Aconteça o que acontecer em seis horas, eu nunca mais quero saber.Peeta desenha um novo mapa em uma folha, adiciona um JJ de jabberjays na zona de quatro a cinco horas e simplesmente escreve fera onde vimos o tributo recolhido em pedaços. Temos agora uma boa ideia do que sete horas trará. E se há algum ponto positivo para o ataque dos jabberjay, é que estamos sabendo novamente onde estamos na face do relógio.Finnick tece ainda outra cesta de água e uma rede para a pesca. Eu dou um mergulho rápido e coloco mais pomada na minha pele. Então me sento à beira da água, limpando os peixes capturados por Finnick e assistindo o pôr do sol no horizonte. A lua brilhante já está em ascensão, enchendo a arena com aquele estranho crepúsculo. Estamos prestes a sossegar com a nossa refeição de peixe cru quando o hino começa. E então os rostos...Cashmere. Gloss. Wiress. Mags. A mulher do Distrito 5. A usuária de morfina que deu sua vida para Peeta. Blight. O homem do 10.Oito mortos. Mais oito da primeira noite. Dois terços de nós se foram em um dia e meio. Isso deve ser alguma espécie de recorde.— Eles estão realmente ansiosos atrás de nós — diz Johanna.
— Quem falta? Além de nós cinco e Distrito Dois? — pergunta Finnick.
— Chaff — diz Peeta, sem precisar pensar nisso.
Talvez ele esteja de olho nele por causa de Haymitch.Um paraquedas desce com um bocado de rolos em forma de quadrado.— Estes são do seu distrito, certo, Beetee? — Peeta pergunta.
— Sim, do distrito de Três. Quantos são?
Finnick os conta, virando cada um em suas mãos antes de colocar em um local limpo. Eu não sei o que há com Finnick e o pão, mas ele parece obcecado com esse tratamento.— Vinte e quatro — diz ele.
— Duas dúzias iguais, então? — Diz Beetee.
— Vinte e quatro exatamente — diz Finnick. — Como devemos dividi-los?
— Vamos dar três para cada, e quem ainda estiver vivo no café da manhã pode ter uma votação sobre o resto — diz Johanna.
Eu não sei por que isso me faz rir um pouco. Acho que é porque é verdade. Quando eu rio, Johanna me dá uma olhada de quase aprovação. Não, não aprovação. Mas talvez um pouco satisfeita.Vamos esperar até que a onda gigante inunde a seção de dez a onze horas, esperar para que a água retroceda, e depois vamos para a praia para montar acampamento. Teoricamente, deveríamos ter um total de 12 horas de segurança na selva. Há um coro desagradável de estalidos, provavelmente de algum tipo de insetos maus, provenientes da cunha de onze para doze horas. Mas o que está fazendo o som permanece dentro dos confins da selva e continuamos fora na parte da praia, no caso de eles estarem apenas esperando por um passo descuidado para colocar para fora o enxame.Eu não sei como Johanna ainda está de pé. Ela teve apenas cerca de uma hora de sono desde que os Jogos começaram. Peeta e eu nos oferecemos para a primeira vigília, porque estamos mais descansados, e porque queremos algum tempo sozinhos. Os outros dormem imediatamente, embora o sono de Finnick seja agitado. De vez em quando eu o ouço murmurando o nome de Annie.Peeta e eu nos sentamos na areia úmida, cobrindo a direção oposta um do outro, meu ombro direito e quadril encostados nele. Eu vejo a água quando ele vê a floresta, o que é melhor para mim. Eu ainda estou assombrada pelas vozes dos jabberjays que, infelizmente, os insetos não podem afogar. Depois de um tempo eu descanso minha cabeça contra seu ombro. Sinto sua mão acariciar meu cabelo.— Katniss — ele sussurra — não adianta fingir que não sabemos o que o outro está tentando fazer.
Não, eu acho que não adianta, mas não é divertido discutir o assunto, tampouco. Bem, não para nós, de qualquer maneira. Os telespectadores da Capital estarão colados nos Jogos para não perderem nenhuma palavra infeliz.— Eu não sei que tipo de acordo você fez com Haymitch, mas você deve saber que ele me fez prometer também.
Claro, eu sei isso também. Ele disse que Peeta podia me manter viva para que ele não suspeitasse.— Então eu acho que podemos assumir que ele estava mentindo para um de nós.
Isso ganha a minha atenção. Um acordo duplo. Uma promessa dupla. Com apenas Haymitch sabendo qual é a real.Eu ergo minha cabeça, encontro os olhos de Peeta.— Por que você está dizendo isso agora?
— Porque eu não quero que você esqueça o quão diferentes são as nossas circunstâncias. Se você morrer, e eu viver, não há vida para mim na volta para o Distrito Doze. Você é a minha vida inteira — diz ele. — Eu nunca seria feliz novamente.
Eu começo a objetar, mas ele coloca o dedo nos meus lábios.— É diferente para você. Eu não estou dizendo que não seria difícil. Mas existem outras pessoas que fariam sua vida valer a pena.
Peeta puxa a corrente com o disco de ouro no pescoço. Ele mantém na luz da lua para que eu possa ver claramente o mockingjay. Em seguida, seu polegar desliza ao longo de um fecho, eu não tinha observado antes que o disco se abria. Não é sólido, como eu tinha pensado, mas um medalhão. E dentro do medalhão estão fotos. No lado direito, a minha mãe e Prim, rindo. E no esquerdo, Gale. Realmente, sorrindo.Não há nada no mundo que poderia me quebrar mais rápido nesse momento que estes três rostos. Depois do que ouvi esta tarde... é a arma perfeita.— Sua família precisa de você, Katniss — Peeta diz.
Minha família. Minha mãe. Minha irmã. E meu falso primo Gale. Mas a intenção de Peeta é clara. Esse Gale é realmente a minha família, ou será um dia, se eu viver. Que eu vou casar com ele. Então Peeta está me dando a sua vida e Gale ao mesmo tempo. Para me deixar saber que eu não deveria nunca ter dúvidas sobre isso.Tudo. Isso é o que Peeta quer, me levar com ele.Eu espero que ele mencione o bebê, para jogar para as câmeras, mas ele não menciona. E é assim que eu sei que nada disso faz parte dos Jogos. Que ele está me dizendo a verdade sobre o que ele sente.— Ninguém precisa de mim — ele fala, e não há auto-piedade em sua voz.
É verdade que sua família não precisa dele. Eles vão pranteá-lo, assim como um punhado de amigos. Mas eles vão chegar lá. Mesmo Haymitch, com a ajuda de um lote de licor branco, vai chegar lá. Eu percebo que apenas uma pessoa será danificada além do reparo se Peeta morrer. Eu.— Eu. Eu preciso de você.
Ele parece triste, toma uma respiração profunda, como se para iniciar uma longa discussão, e isso não é bom, nada bom, porque ele vai começar a falar de Prim e de minha mãe e tudo o que vai bastar para eu ficar confusa. Então, antes que ele possa falar, eu paro seus lábios com um beijo.Eu sinto essa coisa de novo. A coisa que só senti uma vez antes. Na caverna no ano passado, quando eu estava tentando fazer Haymitch nos enviar alimentos. Eu beijei Peeta cerca de mil vezes durante os Jogos e depois. Mas houve apenas um beijo que fez com que eu sentisse algo mexer dentro de mim. Apenas um que me fez querer mais. Mas minha cabeça ferida começou a sangrar e ele me fez deitar.Desta vez, não há nada além de nós para interromper-nos. E depois de algumas tentativas, Peeta desiste de falar. A sensação quente dentro de mim cresce e se espalha para fora do meu peito, descendo pelo meu corpo, para fora ao longo dos meus braços e pernas, para as pontas do meu ser. Em vez de satisfazer-me, os beijos têm o efeito oposto, fazendo a minha necessidade ficar maior. Eu pensei que era uma perita em fome, mas este é um tipo de forma inteiramente nova.É o primeiro estrondo da tempestade de relâmpagos – o disparo acertando uma árvore à meia-noite – que nos traz aos nossos sentidos. Ela desperta Finnick também. Ele senta-se com um grito agudo. Vejo seus dedos escavando a areia, quando ele se reafirma que, independentemente do pesadelo que ele habitava não era real.— Eu não posso mais dormir — diz ele. — Um de vocês deve descansar.
Só então é que ele parece perceber nossas expressões, a maneira que nós estamos envolvidos em torno de nós mesmos.— Ou os dois. Eu posso vigiar sozinho.
Peeta não vai deixá-lo, no entanto.— É muito perigoso. Eu não estou cansado. Você deita, Katniss.
Eu não objeto, porque preciso dormir se eu quiser ser de alguma utilidade para mantê-lo vivo. Eu o deixo me levar para onde estão os outros. Ele coloca a corrente com o medalhão envolta do meu pescoço, em seguida, descansa a mão sobre o local onde o nosso bebê estaria.— Você vai ser uma grande mãe, você sabe — diz ele.
Ele me beija uma última vez e volta para Finnick.Sua referência aos sinais do bebê e ao nosso tempo fora dos Jogos é superior. Isso ele sabe que o público deve estar se perguntando por que ele não usou o argumento mais convincente do seu arsenal. De forma a manipular os patrocinadores. Mas quando eu me estico na areia, eu pergunto, poderia ser mais? Como um lembrete para mim que eu poderia ainda um dia ter filhos com Gale? Bem, se era isso, foi um erro. Porque é uma coisa que nunca foi parte dos meus planos.E por outro lado, se apenas um de nós pode ser um pai, qualquer um pode ver que deve ser Peeta.Quando estou quase dormindo, tento imaginar um mundo, em algum lugar no futuro, sem Jogos, sem Capital. Um lugar como o prado da canção que eu cantei para Rue quando ela morreu. Onde a criança de Peeta poderia estar segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário