terça-feira, 24 de setembro de 2013

Em chamas - capitulo 25




Quando eu acordo, tenho um sentimento, breve e delicioso de felicidade que é, de alguma forma, relacionado com Peeta. Felicidade, é claro, é um completo absurdo, neste ponto, uma vez que da forma como as coisas estão indo, eu vou estar morta em um dia. E esse é o melhor cenário possível, se eu for capaz de eliminar o resto dos competidores, inclusive eu, e fazer Peeta ser coroado como o vencedor do Massacre Quaternário. Ainda assim, a sensação é tão inesperada e doce que eu me apego a ela, mesmo que apenas por alguns momentos. Antes da areia granulada, o sol quente, e minha coceira na pele exigirem meu regresso à realidade.Todo mundo já está levantado e vemos a descida de um paraquedas para a praia. Uno-me a eles para outra distribuição de pão. É idêntica ao que nós recebemos na noite anterior. Vinte e quatro rolos do Distrito 3. Isso nos dá trinta e três ao todo. Cada um de nós toma cinco, deixando oito na reserva. Ninguém diz isso, mas os oito restantes se dividirão perfeitamente, após a próxima morte. De alguma forma, à luz do dia, brincar sobre quem estará aqui para comer os rolos perdeu a graça.Por quanto tempo poderemos manter essa aliança? Eu não acho que ninguém esperava que o número de tributos caísse tão rapidamente. E se eu estiver errada sobre os outros protegerem Peeta? Se as coisas forem simples coincidência, ou tudo foi uma estratégia para ganhar a nossa confiança para nos tornar uma presa fácil, ou eu não entendo o que está realmente acontecendo? Espere, não há “e se” sobre isso. Eu não entendo o que está acontecendo. E se eu não sei isso, é hora de Peeta e eu sairmos daqui.Eu sento ao lado de Peeta na areia para comer meu rolo. Por alguma razão, é difícil olhar para ele. Talvez por todos os beijos da noite passada, embora entre nós dois beijos não sejam nada de novo. Eles podem até não ter nenhum sentido diferente para ele. Talvez por conhecer a breve quantidade de tempo que nos resta. E como estamos trabalhando nesses propósitos cruzados quando se trata de quem deve sobreviver a estes Jogos.Depois de comer, pego sua mão e puxe-o para a água.— Venha. Vou ensiná-lo a nadar.
Eu preciso levá-lo para longe dos outros, onde possamos discutir o rompimento. Vai ser complicado, porque quando eles perceberem que estamos rompendo a aliança, vamos ser alvos imediatos.Se eu fosse realmente ensiná-lo a nadar, eu iria fazê-lo tirar o cinto, uma vez que o mantém à tona, mas será que isso importa agora? Então, eu só mostro-lhe o curso básico e pratico indo e voltando com a água à altura da cintura. No início, percebo Johanna manter um olhar atento sobre nós, mas eventualmente ela perde o interesse e vai tirar uma soneca. Finnick tece uma nova rede das trepadeiras e Beetee brinca com o fio. Eu sei que chegou o momento.Enquanto Peeta está nadando, eu descubro uma coisa. Minhas crostas remanescentes estão começando a descascar. Esfregando um punhado de areia para cima e para baixo no meu braço, limpo o resto das crostas, revelando uma pele nova por baixo.Eu paro a prática de Peeta, sobre o pretexto de mostrar-lhe como se livrar das crostas com coceira e quando nós nos esfregamos, eu falo da nossa fuga.— Olhe, o jogo está para oito. Eu acho que é hora de nos separar — sussurro, embora eu duvide que qualquer um dos tributos possa me ouvir.
Peeta acena, e eu posso vê-lo, considerando a minha proposta. Pesando se as probabilidades estarão ao nosso favor.— Deixe-me falar uma coisa — diz ele. — Vamos persistir juntos até que Brutus e Enobaria estejam mortos. Eu acho que Beetee está tentando montar algum tipo de armadilha para eles agora. Então, eu prometo, vamos ir.
Eu não estou totalmente convencida. Mas, se sairmos agora, teremos dois grupos de adversários atrás de nós. Talvez três, porque quem sabe o que Chaff anda fazendo? Além disso, temos o relógio para enfrentar. E depois há Beetee para pensar. Johanna só o trouxe para mim, e se o deixarmos ela com certeza irá matá-lo. Então eu me lembro. Eu não posso proteger Beetee também. Só pode haver um vencedor e tem que ser Peeta. Devo aceitar isso. Devo fazer decisões com base em sua sobrevivência apenas.— Está certo. Nós vamos ficar até os Carreiristas estarem mortos. Mas esse é o fim disso. — Eu me viro e aceno para Finnick. — Hey, Finnick, venha aqui! Descobrimos como deixá-lo bonito novamente!
Nos três vasculhamos todas as cicatrizes do nosso corpo, ajudando com as costas uns dos outros, e ficamos da mesma cor rosa do céu. Aplicamos mais uma rodada de remédio, porque a pele parece demasiado delicada para a luz solar, mas ele não parece tão ruim sobre a pele lisa e será uma boa camuflagem na selva.Beetee nos chama, e descobrimos que durante todas aquelas horas de brincar com o fio, ele de fato veio com um plano.— Penso que todos concordamos que nossa próxima tarefa é matar Brutus e Enobaria— diz ele suavemente.
— Duvido que eles nos ataquem abertamente de novo, agora que estão tão ultrapassados. Nós poderíamos encontrá-los, eu suponho, mas é perigoso, cansativo, trabalhoso.
— Você acha que eles descobriram sobre o relógio? — pergunto.
— Se não, eles vão descobrir isso em breve. Talvez não tão especificamente como nós descobrimos. Mas eles devem saber que pelo menos algumas das zonas estão ligadas a ataques e que elas estão recorrentes em uma forma circular. Além disso, o fato da nossa última briga ter sido interrompida pela intervenção dos Gamemakers não foi despercebida por eles. Sabemos que foi uma tentativa de nos desorientar, mas eles devem estar se perguntando por que isso foi feito, e isto também pode levá-los a perceber que a arena é um relógio — Beetee conta. — Então acho que nossa melhor aposta será definirmos as nossas próprias armadilhas.
— Espere, deixe-me ir até Johanna — diz Finnick. — Ela ficará raivosa, se achar que perdeu alguma coisa importante.
— Ou não — murmuro, uma vez que ela está sempre muito raivosa, mas não o impeço, porque eu estaria raivosa se eu fosse excluída de um plano neste momento.
Quando ela se junta a nós, Beetee espanta todos nós um pouco para trás para que ele pudesse ter espaço para trabalhar na areia. Ele rapidamente desenha um círculo e divide-o em doze fatias. É a arena, não reproduzida nos traços precisos do Peeta, mas nas linhas ásperas de um homem cuja mente é ocupada por outros assuntos, agora as coisas mais complexas.— Se vocês fossem Brutus e Enobaria, sabendo o que você sabe agora sobre a selva, onde você se sentiria mais seguro? — Beetee pergunta.
Não há nada condescendente em sua voz, e ainda assim não posso deixar de pensar que ele lembra um professor com naturalidade aplicando uma lição às crianças. Talvez seja a diferença de idade, ou simplesmente que Beetee é provavelmente cerca de um milhão de vezes mais inteligente do que o resto de nós.— Onde estamos agora. Na praia — responde Peeta. — Esse é o lugar mais seguro.
— Então porque eles não estão na praia? — Beetee rebate.
— Porque estamos aqui — Johanna fala impaciente.
— Exatamente. Nós estamos aqui, reivindicando a praia. Agora, aonde você iria?
Penso na selva mortal, a praia ocupada.— Eu iria me ocultar apenas na borda da floresta. Então, eu poderia escapar se o ataque vier. E para que eu pudesse nos espiar.
— Além disso, para comer — Finnick completa. — A selva é cheia de estranhas criaturas e plantas. Mas nos vigiando, eu sei que o marisco é seguro.
Beetee sorri para nós como se nós tivéssemos excedido suas expectativas.— Sim, que bom. Vocês conseguem ver. Ora aqui está o que proponho: um golpe nas doze horas. O que acontece exatamente ao meio-dia e à meia-noite?
— O raio atinge a árvore — respondo.
— Sim. Então o que eu estou sugerindo é que, após a pancada do raio ao meio-dia, mas antes de chegar à meia-noite, corremos meu fio por todo o caminho daquela árvore até a água salgada, que é, evidentemente, altamente condutora. Quando o raio atingir a árvore, a eletricidade vai viajar para baixo do fio e não somente na água, mas também em torno da praia, que ainda estará úmida da onda das dez horas. Qualquer pessoa em contato com as superfícies nesse momento vai ser eletrocutada — Beetee explica.
Há uma longa pausa enquanto todos nós digerimos o plano de Beetee. Parece um pouco fantasioso para mim, impossível, até. Mas por quê? Eu configurei milhares de armadilhas. Não é exatamente um laço maior com um componente mais científico? Poderia funcionar? Como podemos sequer questioná-lo, nós tributos treinados para recolher os peixes, madeira e carvão? O que sabemos sobre o aproveitamento de energia do céu?Peeta o questiona.— Seria o fio realmente capaz de realizar tanto poder, Beetee? Parece tão frágil, como se apenas fosse se desfazer.
— Oh, ele vai. Mas não até que a corrente passe por ele. Funcionará como um fusível, de fato. Exceto que a eletricidade vai viajar ao longo dele.
— Como você sabe? — pergunta Johanna, claramente, não convencida.
— Porque eu inventei isso — Beetee fala, como se estivesse um pouco surpreso. — Isso não é fio de verdade, no sentido comum. Também não são relâmpagos naturais, nem a árvore é uma árvore real. Você conhece árvores melhor do que qualquer um de nós, Johanna. Estaria destruída até agora, não estaria?
— Sim — ela fala com tristeza.
— Não se preocupe com o fio, ele vai fazer exatamente o que eu digo — Beetee nos assegura.
— E onde estaremos quando isso acontecer? — Finnick pergunta.
— Longe o suficiente na selva para estarmos seguros — Beetee responde.
— Os Carreiristas estarão seguros, também, então, a menos que estejam nas proximidades da água — aponto.
— Está certo — Beetee concorda.
— Mas todos os frutos do mar serão cozidos — diz Peeta.
— Provavelmente mais que cozidos. Nós provavelmente eliminaremos isso como uma fonte de alimento, para nosso bem. Mas você encontrou outras coisas comestíveis na selva, certo, Katniss?
— Sim, nozes e ratos — respondo. — E temos patrocinadores.
— Bom, então. Eu não vejo isso como um problema — Beetee continua. — Mas como somos aliados e isso vai exigir todos os nossos esforços, a decisão de tentar ou não fazê-lo é com vocês quatro.
Nós somos como alunos. Completamente incapazes de contestar a sua teoria com qualquer coisa, a não ser a maioria das preocupações elementares. A maioria não tem mesmo nada a ver com o plano real. Eu olho para o rosto dos outros desconcertada.— Porque não? — digo. — Se falhar, não haverá nenhum dano. Se funcionar, há uma boa chance que nós vamos matá-los. E mesmo se nós não o matarmos e apenas matarmos os mariscos, Brutus e Enobaria o perderão como fonte de alimento, também.
— Eu digo que precisamos experimentar — diz Peeta. — Katniss está certa.
Finnick olha Johanna e levanta as sobrancelhas. Ele não vai para frente sem ela.— Está certo — diz ela finalmente. — Isso é melhor do que caçá-los na selva, de qualquer maneira. E eu duvido que eles imaginem o nosso plano, já que nós mesmos mal podemos entendê-lo.
Beetee quer inspecionar a árvore do relâmpago antes de fraudá-la. A julgar pelo sol, é cerca de nove da manhã. Temos que deixar a nossa praia mais cedo, de qualquer maneira. Assim, nós levantamos o acampamento, andamos para a fronteira da seção do relâmpago e vamos para a selva.Beetee ainda está fraco demais para caminhar até a encosta sozinho, assim Finnick e Peeta se revezam carregando-o. Eu deixo Johanna guiar porque é um considerável caminho para a árvore, e eu acho que ela não pode nos levar a se perder. Além disso, eu posso fazer muito mais dano com uma bainha de flechas que ela com dois machados, então eu sou a melhor para ficar na retaguarda.O ar denso e úmido pesa sobre mim. Não houve nenhuma interrupção nele desde que os Jogos começaram. Desejo que Haymitch pare de nos enviar o pão do Distrito 3 e mande um pouco mais de coisas do Distrito 4, porque eu suei baldes nos últimos dois dias, e mesmo que eu tenha o peixe, desejo o sal. Um pedaço de gelo seria outra boa ideia. Ou uma bebida de água fria. Eu sou grata pelo fluido das árvores, mas é a mesma temperatura da água do mar e do ar, dos outros tributos e eu. Somos todos apenas um guisado, grandioso.Quando estamos perto da árvore, Finnick sugere que eu tome a iniciativa.— Katniss pode ouvir o campo de força — ele explica a Beetee e Johanna.
— Ouvi-lo? — Beetee pergunta.
— Somente com o ouvido que a Capital reconstruiu — digo.
Adivinha com quem eu não estou brincando com essa história? Beetee. Porque ele certamente se lembra de que me mostrou como identificar um campo de força, e provavelmente é impossível ouvir campos de força, de qualquer maneira. Mas, por alguma razão, ele não questiona o meu direito.— Então, de qualquer forma, Katniss vai primeiro — diz ele, pausando para limpar o vapor fora de seus óculos. — Com campos de força não devemos brincar.
A árvore dos relâmpagos é inconfundível como uma torre mais alta que as outras. Acho um monte de nozes e faço todo mundo esperar, enquanto eu me movo lentamente pela encosta acima, jogando as nozes à minha frente. Mas eu vejo o campo de força quase imediatamente, mesmo antes de uma noz atingi-lo, porque está a cerca de apenas quinze metros de distância. Meus olhos, que estão varrendo o verde à minha frente, avistam o ondulado quadrado no alto e à minha direita. Eu lanço uma noz à minha frente e ouço o burburinho de confirmação.— Fica justamente abaixo da árvore de raios — digo aos outros.
Nós dividimos funções. Finnick vigia Beetee enquanto ele examina a árvore, Johanna tira água, Peeta reúne nozes e eu caço nas proximidades.Os ratos da árvore parecem não ter nenhum medo de humanos, então eu derrubo três com facilidade. O som da onda das dez horas me lembra de que eu deveria voltar, e volto para os outros e limpo minha matança. Então desenho uma linha no chão a poucos metros do campo de força como um lembrete para manter a distância, e Peeta e eu nos instalamos com as castanhas assadas e os queimados cubos de rato.Beetee ainda está examinando ao redor da árvore, fazendo não sei o quê, talvez medições e tal. Em um ponto em que ele desprende um pedaço de casca, se junta a nós, e o joga contra o campo de força. Ele salta para trás e cai no chão, brilhando. Em alguns momentos, ele retorna à sua cor original.— Bem, isso explica um pouco — diz Beetee.
Eu olho para Peeta e não posso ajudar mordendo meu lábio para não rir, pois não explica absolutamente nada a ninguém, só a Beetee.No momento que ouvimos o som de cliques crescente do setor junto a nós. Isso significa que são onze horas. É muito mais alto na selva do que estava na praia na noite passada. Nós todos ouvimos atentamente.— Isso não é mecânica — Beetee diz decididamente.
— Eu acho que são insetos — digo. — Talvez besouros.
— Alguma coisa com pinças — Finnick acrescenta.
O som aumenta, como se alertado por nossas palavras tranquilas para a proximidade de carne viva. O que quer que esteja fazendo cliques, eu aposto que ele poderia tira-nos até os ossos em segundos.— Nós devemos sair daqui, de qualquer maneira — diz Johanna. — Há menos de uma hora antes dos relâmpagos começarem.
Nós não vamos tão longe, porém. Somente até a árvore idêntica na seção chuva de sangue. Fazemos uma espécie de piquenique, de cócoras no chão, comendo a comida da selva, à espera do raio que sinaliza o meio-dia.A pedido de Beetee, subo até a copa quando os cliques começam a desaparecer. Quando os relâmpagos caem, é deslumbrante, mesmo a partir daqui, mesmo nesta luz solar. Engloba completamente a árvore distante, tornando-se um brilho quente e azul-branco e fazendo com que o ar circundante crepite com eletricidade. Eu oscilo para baixo e relato minhas descobertas para Beetee, que parece estar satisfeito, mesmo que eu não seja terrivelmente científica.Tomamos um caminho tortuoso de volta para a praia de dez horas. A areia é lisa e úmida, varrida pela recente onda. Beetee essencialmente nos dá a tarde de folga, enquanto ele trabalha com o fio. Desde que é sua arma, e o resto de nós temos que adiar para o seu conhecimento ser completo, há a estranha sensação de deixar a escola mais cedo.No início, nos revezamos em cochilos na sombra da borda da sombra, mas pela tarde todos estão acordados e inquietos. Decidimos, pois esta pode ser a nossa última chance com frutos do mar, fazer uma espécie de festa com eles. Sob a orientação de Finnick nós mergulhamos e recolhemos mariscos, peixes e até mesmo ostras. Eu gosto desta última parte, o melhor, porque não tenho nenhum grande apetite por ostras. Eu já as provei somente uma vez, na Capital, e não pude gostar por causa da viscosidade. Mas é lindo, lá no fundo sob a água, é como estar em um mundo diferente. A água é muito clara, e cardumes de peixes brilhantes em tons de mar e estranhas flores decoram o chão de areia.Johanna vigia enquanto Finnick, Peeta e eu limpamos e colocamos para fora os frutos do mar. Peeta apenas abre uma ostra, quando eu ouço-o dar uma gargalhada.— Hey, olha para isto! — Ele tem uma pérola brilhante e perfeita do tamanho de uma ervilha. — Você sabe, se você colocar bastante pressão sobre o carvão, ele se transforma em pérolas — ele diz sinceramente para Finnick.
— Não, não é isso — Finnick fala com desdém.
Mas eu até me exalto, lembrando como uma estúpida Effie Trinket nos apresentou para o povo da Capital no ano passado, antes que alguém nos conhecesse. Como o carvão pressiona em pérolas a nossa existência pesada. Beleza que surgiu da dor.Peeta lava a pérola na água e a estende para mim.— Para você.
Eu prendo-a na palma da minha mão e examino sua superfície iridescente na luz do sol. Sim, vou mantê-la. Pelas poucas horas restantes da minha vida eu irei mantê-la por perto. Este último presente de Peeta. O único que eu realmente posso aceitar. Talvez ela vá me dar força nos momentos finais.— Obrigada — digo, fechando o meu punho em torno dela.
Eu olho friamente para os olhos azuis da pessoa que é agora o meu maior adversário, a pessoa que iria manter-me viva, a seu custo. E eu prometo a mim mesma que vou derrotar o seu plano.O riso escorre de seus olhos, e eles estão olhando tão intensamente nos meus, é como se pudessem ler os meus pensamentos.— O medalhão não funcionou, não é? — Peeta diz, apesar de Finnick estar ali. Mesmo que todos possam ouvi-lo. — Katniss?
— Isso funcionou — digo.
— Mas não do jeito que eu queria que funcionasse — diz ele, desviando o olhar.
Depois disso, ele não olha para nada, exceto as ostras.Assim, quando estamos prestes a comer, um paraquedas aparece tendo dois suplementos para a nossa refeição. Um pote pequeno de molho vermelho picante e mais uma rodada de rolos do Distrito 3. Finnick, é claro, imediatamente os conta.— Vinte e quatro de novo.
Trinta e dois rolos, então. Então cada um de nós toma cinco, deixando sete, que nunca se dividem de forma igual. É pão para apenas um.A carne de peixe salgada, o molusco suculento. Mesmo as ostras parecem saborosas, amplamente melhoradas pelo molho. Nós devoramos até que ninguém pode aguentar outra mordida, e mesmo assim há sobras. Eles não vão continuar sobrando, porém, assim jogamos todos os alimentos restantes de volta à água para que os Carreiristas não vão buscá-los quando sairmos. Ninguém se importa com as cascas. A onda deve limpá-las para longe.Não há nada a fazer senão esperar. Peeta e eu nos sentamos à beira da água, de mãos dadas, sem palavras. Ele fez seu discurso na noite passada, mas isso não muda minha mente, e nada que eu possa dizer vai mudar o sua. O tempo para presentes persuasivos acabou.Eu tenho a pérola, porém, garantida no paraquedas com a goteira e o remédio na minha cintura. Espero que eles a levem de volta para o Distrito 12. Certamente minha mãe e Prim saberão retorná-la ao Peeta antes de enterrar o meu corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário