domingo, 2 de março de 2014

Resenha - Divergente - Veronica Roth






Imformações do livro:

Editora: Rocco.
Páginas: 502.
Autor: Verônica Roth.
Título original: Divergent.
ISBN: 978-85-7980-131-0.


                                                 

"Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.

A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu 
coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive."

Eu li esse livro duas vezes. A primeira vez foi quando estava sem notebook, a segunda começou dia 31 e acabou hoje. E cheguei a conclusão que vou reler os livros que li naquela época para me lembrar mais do livro e fazer uma resenha melhor. Eu gostaria de ressaltar que eu ouvi musica enquanto lia, sim! E isso me ajudou muito, pois com a ajuda da musica eu li melhor e mais rápido! Eu gostaria de dizer muito obrigado ao Igor do O devorador de livros por dar boas dicas de musicas boas e calmas para ler!


Não tenho medo de morrer, mas quero morrer de outra maneira, de qualquer maneira, de qualquer outra maneira. 
                                                    
 - Beatrice.


A história se passa em uma Chicago futurística, que é divida em Facções, que são: Abnegação os altruístas, Audácia os corajosos, Erudição os sábios e inteligentes, amizade os amigos e franqueza os sinceros. Nesse lugar quando uma pessoa faz 16 anos ela tem que escolher em continuar em sua facção ou escolher outra facção. 

É nesse lugar que conhecemos Beatrice Prior, uma garota de 16 anos da Abnegação que esta preste a fazer seu teste de aptidão para saber em qual facção ela tem aptidão (como um teste profissionalizante). Quando chega a sala onde vai fazer o teste, Tori uma mulher da Audácia, injeta um soro que vai faze-la dormir e vivenciar alguns... "acontecimentos" que dependendo das escolhas de Beatrice, vai determinar para qual facção ela tem aptidão.
Porém algo da errado no teste de Beatrice, ela não tem aptidão para apenas uma facção, mas para três. Pessoas assim são chamadas de Divergentes, e são uma ameaça! Tori diz para ela para não contar para nenhuma pessoa, NUNCA! 

No dia de escolher sua facção ela acaba optando em sair de sua facção, pois ela nunca se sentiu muito altruísta, ela escolhe a facção que você vai ler no livro! 

Então o livro vai contando sua vida como iniciada em sua nova facção. Ela enfrenta muitos perigos lá, e faz tanto inimigos quanto amigos.

Vou encontrar novos hábitos, novos pensamentos, novas regras. Vou ser outra coisa.
                               - Beatrice.

Eu gostei muito da escrita da autora que é muito boa, especialmente de personagens. Eu acho que como no livro só teve aqueles momentos de super tenção e ação no final, ela concerteza poderia fazer melhor. Eu achei muito rápido o final e sem tanto movimento por partes dos personagens, é como se ela quisesse acabar o livro com suspense e ela até consegue mas poderia ter mais ação. 

Para quem tem muito apelo a personagens já aviso, a autora é uma serial killer.

A editora Rocco esta de parabéns. A capa é muito linda. A diagramação é boa e é muito difícil ver erros.

O filme vai estreiar em Abril aqui. Eu estou muito ansioso, porque pelo que eu vi até agora vai ser bem fiel ao livro.

"Os seres humanos, de uma maneira geral, não conseguem ser bons por muito tempo antes que o mal penetre novamente entre nós e nos envenene.''

Eu super recomendo esse livro!

Att: Natan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário